Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

5 fábricas de champagne para visitar em Champagne-Ardenne, na França

Quem escreveu

Giovanna Ferraz

Data

11 de September, 2017

Share

Paris, na França, é a segunda cidade mais visitada do mundo, perdendo apenas para Londres, na Inglaterra. Com certeza a capital tem muito o que oferecer como gastronomia, atrações e história, mas… Que tal sair do óbvio e conhecer duas cidades pertinho de Paris?

As cidades Reims e Épernay são as duas mais importantes da região de Champagne-Ardenne e são líderes em produção de champagne, além de possuírem uma história e cultura muito ricas. Vale dizer que qualquer espumante produzido fora da região não é um champagne legítimo. E isso em escala mundial! Portanto, se você comprar um espumante produzido nos Estados Unidos, Brasil ou Espanha, ele não é um champagne e sim um espumante.

Nesse post, vou apresentar um pouquinho de cada cidade e um mini guia com cinco fábricas de champagne que você tem que ir no seu bate e volta. Prepara a taça!

Reims

Catedral de Notre-Dame de Reims – Fonte: Pixabay

A 45 minutos de trem de Paris, Reims é uma cidade pequena, mas muito importante para a história do país. A Catedral de Notre-Dame, no centro da cidade, é patrimônio mundial da UNESCO e foi cenário das coroações da maioria dos reis da França. Outro monumento importante é a Porte Mars, o maior arco romano do mundo, datado no século 3 a.C. Em Reims, a gastronomia é super requintada e combina muito com as famosas borbulhas locais. É na cidade que as casas de champagne Mumm, Pommery, Veuve Cliquot, Ruinart e muitas outras se encontram.

Épernay

Avenue du Champagne- – Fonte: Wikipedia

Épernay fica a 30 minutos de carro de Reims e também gira em torno dos champagnes. A cidade possui a avenida mais cara do mundo, onde se localizam todas as maisons que fabricam champagne, como a Moët & Chandon , Mercier e Dom Pérignon. Além das grandes fábricas, Épernay possui uma série de produtores locais que vendem seus champagnes e oferecem visitas às suas fábricas, como a J. M. Gobillard & Fils. Fora às borbulhas, um passeio interessante é subir até o Hautvillers, uma vila ao alto do vale do Rio Marne, para ter uma vista linda da cidade. É lá também que pode-se visitar a abadia de Dom Pérignon, o monge que descobriu o champagne.

5 fábricas de champagne para visitar na região

Maison Veuve Clicquot, Reims

Maison Veuve Clicquot

A Veuve Clicquot é uma das casas mais tradicionais da França. A maison possui diversos tipos de tours. O “Nos passos de Clicquot Madame” começa com a apresentação da história da família fundadora, as diversas mudanças de rótulos das garrafas e as curiosidades gerais da marca. Depois do museu, os visitantes descem até as crayères, à 18 metros do solo. O local é escuro, úmido e possui quilômetros e quilômetros de extensão. Na visita é possível conhecer o processo de produção e ver as garrafas repousando para serem vendidas. No fim, há uma degustação. Para reservas e mais informações de tipos de tours e experiências, visite o site.

Moët & Chandon, Épernay

Moët & Chandon

Localizada na Avenue de Champagne, a Moët & Chandon é símbolo da tradição e elegância na região. Antes de conhecer a parte subterrânea, os visitantes aprendem sobre a história da empresa, seu relacionamento com Napoleão e como a marca conquistou o mundo. Uma curiosidade é que Madame Pompadour, amante de Luis XIII, foi a primeira embaixadora da Moët & Chandon. O próximo passo do tour é descer até as crayères e conhecer todas as etapas da produção da bebida. Ao final, os visitantes podem fazer uma degustação. Para reservas e mais informações de tipos de tours, visite o site.

Casa Mercier, Épernay

Casa Mercier

Em 1858, Eugéne Mercier teve a ideia de produzir uma champagne de alta qualidade para a população menos privilegiada. Assim, surgiu a Casa Mercier. No tour, os visitantes descem para as caves em um elevador panorâmico, conhecem as crayères de trem e veem todas as garrafas repousando antes de serem vendidas. Na entrada da maison, há um barril gigante de madeira, equivalente a 800 barris de champagne, que representa a história da Cava Mercier. No fim do tour, há uma degustação. Para reservas e mais informações de tipos de tours, visite o site.

Pommery, Reims

Pommery

Um castelo azul e vermelho com várias torres em um portão de ferro extenso. É assim o exterior da Pommery. Ao entrarmos, um barril de madeira chama a atenção: ele foi esculpido em 1903 por Emile Galé e é uma homenagem à fraternidade entre a América do Norte e a França. Há quatro tipos de tours no local. O de 30 minutos apresenta a história da maison e leva os visitantes às caves; o de 60 minutos faz um passeio completo nas caves, nos túneis, esculturas e fabricação do champagne; o de 90 minutos é uma visita às caves Pommery e da Villa Demoiselle, uma mansão de 1907 pertencente à empresa; o de 120 minutos que visita os vinhedos, parques, locais de fabricação do champagne e as caves. Para reservas e mais informações, visite o site.

Taittinger, Reims

Taittinger

Quem passa em frente à sede da Taittinger pensa que o local é bem simples: muros beges, letreiros pretos e nada de luxo. Ao conhecer dentro, é possível ver toda a sofisticação preservada desde o século IV. Os tours apresentam a história da marca, levam os visitantes às caves a 20 metros abaixo da terra, guiam até os túneis e, no fim, fazem uma degustação. Uma curiosidade é que na Idade Média, a Taittinger foi a abadia de Saint Nicaise e, naquela época, os monges criaram uma rede de adegas no subsolo para abrigar os vinhos e champagnes comercializados por eles. Para reservas e mais informações, visite o site.

*Foto destaque: FTLB-P.Willems

Quem escreveu

Giovanna Ferraz

Data

11 de September, 2017

Share

Giovanna Ferraz

Jornalista por formação e viajante de coração. Atualmente mora em Montreal, mas o Zip Code vive em constante mudança ao lado do marido francês. Toda a vez que viaja, a mala vai grande e volta com peso extra. Coleciona copos de shot e ama vinhos locais. Sabe que cada destino marca a gente de alguma maneira e que ostentação de verdade é ter o passaporte todo carimbado.

Ver todos os posts

Comentários

  • Não é um comentário, mas sim uma pergunta.
    Alguma sugestão de marcar visitas nestas vinícolas e compra-se ingresso na hora?
    Nossa viagem será nos primeiros dias de fevereiro!

    - Ane Simões Pires
    • Oi Ane, tudo bem? Não temos essa info, mas elas são facilmente checadas nos sites das vinícolas. Vc chegou a ver?

      - Lalai Persson

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.