Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

12 horas em Medellín

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

06 de November, 2017

Share

Confessa: você só ouviu falar de Medellín por causa de Narcos, não? A verdade é que figuras como Pablo Escobar fizeram com que a cidade virasse referência mundial – infelizmente, não pelos seus lindos parques. Entre as décadas de 1980 e 1990, Medellín encabeçou a lista de cidades mais perigosas do mundo. O tráfico de drogas, principalmente de cocaína, fazia parte do dia a dia na cidade, que exportava seu produto interno bruto para meio mundo.

Medellin. Foto: Medellin.travel | El Bureau de Medellín.

Mas se a reputação continua, a cidade é outra. Trinta anos depois, os esforços do governo para mudar a realidade da cidade, investindo no desenvolvimento urbano e social, se pagaram. O resultado não poderia ser melhor: em 2013 Medellín foi reconhecida, pelo Wall Street Journal e o Urban Land Institute, como a cidade mais inovadora do mundo. A realidade do passado, quando imperava o Cartel de Medellín, perdeu espaço para uma cidade revitalizada, com um transporte público invejável, onde é primavera o ano todo.

Se você está por lá, o que fazer durante 12 horas? Vamos às dicas!

Manhã

Medellin. Foto: Medellin.travel | El Bureau de Medellín.

Começar o dia com uma feirinha e aproveitar o melhor da agricultura local é uma excelente ideia aos domingos, quando o Mercados Campesinos abre pelas manhãs. É possível comprar alimentos frescos, orgânicos, e ainda repor as energias com lanches prontos, cafés e sucos naturais.(Mercado Campesinos, Parque La Presidente, El Poblado. Domingos, 8h às 14h)

Medellin. Foto: Medellin.travel | El Bureau de Medellín.

É hora do rolê oficial para sentir o espírito da cidade. Nossa regra número 1 no blog é se perder pela cidade logo quando se chega. Mas se o tempo for curto, um dos tours ajuda a ter um bom panorama do que é hoje Medellín. Um dos melhores passeios é o da  Real City Tours. Por três a quatro horas, você circula pelo o Centro Histórico, o Botero Plaza, a Catedral e o Parque de las Luces. (Real City Tours, Cra. 51 #41-76, Medellín, Antioquia, Colômbia, Telefone +57 318 6939877. Gratuito, funciona com base em gorjetas).

Agora fãs do vilão dos anos 80 mais querido dos maratonistas de sofá podem escolher o tour do Pablo Escobar da  Medellín City Tours.  O primeiro ponto é o cemitério onde ele está enterrado: moradores locais que o consideram um herói ainda deixam flores em homenagem a Pablo. Você também vai passar no fatídico telhado onde ele foi baleado em 93, e no cofre privativo, do tamanho de um closet.

Almoço

Bandeja Paisa. Foto Divulgação

Pronto para se jogar no prato tradicional mais famoso da cidade de Medellín? A bandeja paisa não é para qualquer um: um prato de arroz, ovos, feijão, uma linguiça, uma espécie de bacon e abacate. Haja estômago! No centro você pode apostar no restaurante Hacienda Junin. A decoração é bem tradicional – se você pretende conseguir caminhar depois do almoço, é aconselhável dividir o prato com um amigo. (Hacienda Junin, Carrera 49 # 52-98  localizado a poucos quarteirões do Plaza Botero)

Tarde

Metrocable e Biblioteca Espana. Foto: Medellin.Travel e El Bureau de Medellin

Hora de se misturar aos locais no transporte público – além do metrô, existe o Metrocable (um cable car que é atração na cidade). Com 2000 pesos colombianos é possível transferir do metrô para o Metrocable e pairar sobre as pequenas casinhas da região. Para quem quiser ir além, é possível pagar mais 4600 pesos por 15 minutos de passeio, terminando no Parque Arví. Ele é lindíssimo e você vê a mistura da região urbana com o rural – com seus homens montados a cavalos ou levando gado.

Na volta, você passa pela favela colorida Santo Domingo Savio, um case internacional de urbanização de uma favela. Se você curte um livro, vale parar na Biblioteca España, composta por três monólitos de ardósia negra gigantes, desenhados pelo arquiteto de Bogotá Giancarlo Mazzanti. O acesso à biblioteca é gratuito.

Um lugar que vale um pulinho é o Parque Explora: um museu de ciências interativo, inspirado na exploração do San Francisco’s Exploratorium. São quatro salas interativas que incluem jogos mentais, mídia digital, física ao vivo, sala para crianças, café e restaurante no próprio local.

Estando na Colômbia, é hora de parar para tomar um legítimo café de lá. Um dos mais moderninhos é o Cariñito para se jogar no sofá e descansar as perninhas (Cariñito Mio Café, Carrera 44 N 20-55, Centro Empresarial Ciudad Del Rio. Domingos, 8h às 2h).

Comuna 13. Foto: GraffitiTour

Para quem curte arte de rua, o recém-lançado Graffitour passeia pela história da região da Comuna 13, contada através das imagens espalhadas pelas paredes e muros. O processo de urbanização do local teve início no século XX e hoje é um marco no desenvolvimento social de Medellín. A duração é de aproximadamente três horas. (Café Toucan, Calle 10 e Carrera 41A, Telefone +57 4 5869215, Passeio das 8h às 20h).

Jantar

Panorama Rooftop Bar Medellin Foto: Divulgaçao

Para drinks e jantar, uma boa opção é o Panorama Rooftop Beer Garden, que combina cerveja com alguns pratos de lá. Também é cheio de locais, para sentar no balcão e fazer amigos. (Panorama Rooftop Beer Garden, Calle 8 # 34 – 33 )

Noite

Calle 9+1 Medellin. Foto Divulgação

Sobrou energia? A noite de Medellín é um antro de salsa e merengue – esses você encontra a cada esquina. Agora se você não é lá muito fã, como eu, o lugar mais alternativex que você vai encontrar é o Calle 9+1, numa ruinha escondida. Lá os frozen mojitos combinam com os DJs, que misturam house, techno e ritmos mais groovados. (Calle 9+1,  Carrera 40 #10-25, Poblado, Telefone 313-753-8392).

Outras dicas

  • Para  utilizar o metrô, é preciso fazer um cartão, de forma gratuita e na hora, que é uma mão na roda para chegar em quase todos os lugares, é só checar no site oficial .
  • Tente ficar em Poblado ou Laureles – Poblado é mais chiquetoso.
  • Do Aeroporto Internacional José María Córdova, Medellín fica meio afastada, portanto rola pegar um ônibus executivo.

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

06 de November, 2017

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

Comentários

  • Medellín é demais! Só não vejo muito sentido em indicar o tour do Pablo Escobar. A grande maioria dos paisas tem horror a essa glamourização, digamos assim, da imagem dele.

    Eles estão lutando muito pra mudar a reputação da cidade, e esses tours, assim como a própria série Narcos, fazem um grande desfavor nesse processo.

    - Manuela
    • Oi Manuela, obrigada pela sugestão. Realmente ela faz total sentido.

      - Lalai Persson

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.