Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Vem aí a Semana de Arte de Miami

Quem escreveu

Alecsandra Matias

Data

29 de November, 2016

Share

A Art Basel Miami é um dos acontecimentos mais efervescentes do circuito internacional da arte moderna e contemporânea. Tudo porque no entorno da feira de arte, criada nos anos de 1970 em Basel, e com edições em Miami Beach e Hong Kong, acontece um intenso programa de atividades (festas, exposições e eventos envolvendo arte, cinema, design e música) que transforma Miami no ponto de encontro mais badalado de artistas, designers, arquitetos, galeristas e interessados em artes.

Art Basel in Miami Beach, 2015. © Art Basel. https://www.artbasel.com/press/images?showType=miamibeach
Art Basel in Miami Beach, 2015. © Art Basel.

As feiras internacionais (Basel, Miami e Hong Kong) acontecem anualmente e cada uma delas apresenta um perfil diferente e programação distinta. A Art Basel, na Suíça, por exemplo, é ocasião para as galerias mostrarem e venderem seus trabalhos para colecionadores, diretores de museus e curadores. Já Miami e Hong Kong se voltam aos colecionadores donos de todos os bolsos. Então, falando sério: a Art Basel Miami é sua chance de colecionar “arte contemporânea da boa”. E nem discuto a oportunidade rara de ver tudo o que há de melhor e mais novo no circuito mundial das artes.

São 269 galerias, neste ano, exibindo as mais incríveis peças de seus artistas mais reconhecidos, além de obras de suas apostas mais promissoras. Vou te contar que é uma seleção exclusivíssima de galerias do mundo inteiro (América Latina, América do Norte, Europa, África e Ásia). Na lista, estão: a Galeria Nara Roesler, a Vermelho, a Galeria Marilia Razuk – aqui do Brasil – e a White Cube (inglesa, mas velha conhecida dos brasileiros).

Galeria Nara Roesler Julio Le Parc Continuous light cylinder of the Enlightenment Series, 1962 / 2012 Courtesy of the artist and the gallery. https://www.artbasel.com/press/images?showType=miamibeach
Galeria Nara Roesler Julio Le Parc Continuous light cylinder of the Enlightenment Series, 1962 / 2012 Courtesy of the artist and the gallery.
Galeria Marilia Razuk. ANA LUIZA DIAS BATISTA Panel, 2015 Courtesy of Galeria Marilia Razuk, Sao Paulo. https://www.artbasel.com/press/images?showType=miamibeach

A Art Basel Miami, propriamente dita, é realizada no Art Deco District, no Miami Beach Convention Center (MBCC), próximo à praia e local da maioria dos hotéis e restaurantes. As exposições são montadas nos arredores do Collins Park e os trabalhos em vídeo exibidos no SoundScape Park. Tenho certeza que alguma obra de arte exibida nestes lugares irá cativar seu coração. E diferente das bienais e exposições em museus, se você gostar e investir um recurso, ela é sua.

Porém, a Semana de Arte de Miami vai além da feira internacional: o Design District reúne dezenas de eventos paralelos à feira. Aliás, o design dá quase um show à parte. Em todas as edições, diversos profissionais dedicados à decoração e à arquitetura passeiam pelo distrito.

Wynwood Walls é outro lugar que merece uma visita. Ali se reúnem os melhores grafiteiros e artistas de rua, desde 2009. Até Osgêmeos andaram por aqueles galpões abandonados. Na vizinhança, existem galerias de arte, lojinhas independentes, cafés, food trucks, bares e restaurantes. Além de ser um bairro fantástico, é o lugar certo para entender e se sintonizar com a arte que rola nas ruas das grandes cidades.

Wynwood Walls, 2011, Wally Gobetz. Flickr
Wynwood Walls, 2011, Wally Gobetz. (CC BY-NC-ND 2.0)
Wynwood walls. Ketzirah Lesser & Art Drauglis, 2013, Flickr.
Wynwood walls. Ketzirah Lesser & Art Drauglis, 2013, Flickr.

O roteiro de exposições nos museus locais também é coisa fina! O Museu de Arte Contemporânea North Miami (MOCA), Dela Cruz Collection, Wolfsonian e o Vizcaya são imperdíveis. E agora tem o Museum Mile Cultural Pass, um passe que dá direito a entrada com desconto nos quatro principais museus da cidade.

Então, quer ir para Miami e iniciar sua coleção de arte contemporânea ainda nesta edição? Corra, Lola! A edição 2016 irá acontecer entre 01 e 04 de dezembro. Dá para comprar os ingressos antecipados pelo site da feira. E caso nada dê muito certo e você perca esta edição, suas próximas chances são Hong Kong entre 23 e 25 de março e Basel, entre 15 e 18 de junho 2017.

Art Basel Miami
Miami Beach Convention Center
1901 Convention Center Drive
Miami Beach, FL 33139

Horários:
Quinta-feira, 01 de dezembro: das 15h às 20h
Sexta-feira, 02 de dezembro: das 12h às 20h
Sábado, 03 de dezembro: das 12h às 20h
Domingo, 04 de dezembro: das 12h às 18h

Foto destaque: Pink Snails – Art Basel. Bob B. Brown. (CC BY-SA 2.0).

Quem escreveu

Alecsandra Matias

Data

29 de November, 2016

Share

Alecsandra Matias

Rata de galerias e museus, não perde a oportunidade de ir procurar aquela tela, escultura ou monumento famosos que todos só conhecem pelos livros.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.