De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Eventos gratuitos SP por Catho

Guia semanal de eventos gratuitos para curtir em São Paulo

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Nomadismo Digital por Treviso

Trabalhando e viajando ao mesmo tempo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

Tham Khoun Xe, uma caverna de tirar o fôlego

Quem escreveu

Ola Persson

Data

28 de March, 2016

Share

No meio do Laos, na reserva ambiental Hin Nam No, encontra-se a caverna Tham Khoun Xe, cavada pelo rio Xe Bang Fai. A caverna é imensa, com uma extensão respeitável de 7 quilômetros. Em alguns trechos, a largura chega a 75 metros e a altura a 35 metros! Gigante é pouco. É um dos maiores leitos de rio dentro de uma caverna no mundo.

The forest beneath by john spies on 500px.com

Na boca da caverna, os locais pescavam e escalavam as paredes para pegar os ovos nos ninhos dos pássaros que fazem do local sua morada. Ir caverna adentro de caiaque também não é nada novo. Há registros de uma expedição pela caverna em 1905, um ano depois da chegada dos primeiros europeus ao lugar.

Durante muito tempo, o acesso não era aberto ao público, mas, a partir de 2005, a entrada de turistas passou a ser permitida e o caiaque é a escolha mais comum para desbravar a imensa gruta.

Floating by john spies on 500px.com

Incredible cave formation, Laos by john spies on 500px.com

É possível visitar a caverna o ano inteiro, mas a melhor época para isso é durante a seca, de novembro a abril, quando a água fica mais transparente. Na época das chuvas, a aventura também é possível, mas as águas são bem mais desafiantes.

Ryan Deboodt é um fotógrafo especializado em tirar fotos dentro de cavernas. Nesse ano ele levou um drone para captar sua passagem pela Tham Khoun Xe. As paisagens são de tirar o fôlego de qualquer um. Aperte o play e fique como eu, morrendo de vontade de ir conhecer ao vivo.


Tham Khoun Xe from Ryan Deboodt on Vimeo.

Quem escreveu

Ola Persson

Data

28 de March, 2016

Share

Ola Persson

Viaja sempre com uma mochila com camera, laptop e kindle e uma mala pequena de roupas. Nela leva mais uma mala vazia que vai enchendo ao longo da viagem. Não é fã de pontos turísticos, não gosta de muvuca e foge de filas, mesmo que seja para ver algo considerado imperdível. Por isso nunca subiu na Torre Eiffel, mesmo tendo ido várias vezes à Paris. Acredita que uma boa viagem é sentir a cidade como morador. Tanto que foi pra São Paulo em 2008 e ainda está por lá.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.