Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

São Miguel do Gostoso: onde o vento faz a curva

Quem escreveu

Ricardo Rocha

Data

20 de June, 2016

Share

Você gosta de praias, mas não abre mão de um esporte radical? Chegou a hora de você conhecer São Miguel do Gostoso: onde o vento faz a curva. Lá você encontra muitos estrangeiros e brasileiros (principalmente paulistas) que trocaram o terno e a gravata pelo chinelo e bermuda. Cuidado para não querer abandonar os trajes sociais para sempre você também!

São Miguel do Gostoso fica no Rio Grande do Norte, a 108 km de Natal e é conhecido como o local onde o vento faz a curva devido sua localização geográfica na “esquina” do Brasil, sendo o ponto mais próximo da África no país. É nessa região que se esconde um paraíso para mergulhar, velejar e curtir o melhor que o litoral do nordeste oferece: as praias lindas! Além disso, todo ano a cidade recebe o Fest Bossa & Jazz, um festival que reúne nomes nacionais e internacionais do jazz, blues, bossa nova e música instrumental. Para ir de Natal para São Miguel do Gostoso, nós alugamos um carro no próprio aeroporto. Os preços são muito bons se comparado a outras capitais. O trajeto leva pouco mais de uma hora. Existem empresas que fazem esse translado do aeroporto à vila, ou você pode ir da rodoviária de Natal pela Expresso Cabral.

Se você se animou para conhecer, vamos ao que interessa! Chegando na cidade, a primeira praia que você terá acesso é a praia Ponta do Santo Cristo. Lá encontra-se o principal point de kite e windsurf. São Miguel do Gostoso é considerado uma dos melhores locais do Brasil para prática desses esportes. A melhor época para velejar vai de outubro a março, quando os ventos estão mais constantes e fortes. Ainda assim, fomos em maio e velejamos quase todos os dias. Você encontra várias escolas e pode negociar um curso completo de 12hs, ou apenas algumas horinhas de aula para brincar. Um curso custa em média R$120 a hora. Acorde, tome seu café e vá direto velejar pela manhã, porque tem muita coisa pra curtir no resto do dia!

Praia de Santo Cristo. Foto: @ricardokairus
Praia de Santo Cristo. Foto: @ricardokairus

Saindo da água, você pode continuar curtindo a Praia de Santo Cristo e almoçar no Mi Secreto, uma pousada que possui um restaurante de frente para o mar com um cardápio de pratos autênticos e um clima de sunset party que já vai te preparando para o fim de tarde. Vale a pena conhecer também o restaurante O Jardim do Seridó, localizado na praia Xêpa e que serve comida mexicana. As duas praias são bem próximas. Dá para ir a pé e passar o seu dia explorando e curtindo a beleza de cada uma.

Você quer um lugar para admirar o pôr do sol? Vá para a praia de Tourinhos. Lá os turistas e locais se encontram para curtir um pôr do sol diferente do resto. Por quê? É que, além das dunas fossilizadas que são incríveis, o sol ainda se põe enfeitado pelo Parque Eólico da região. Não é a toa que quem quer velejar vem para a cidade!

Praia de Tourinhos. Foto: @ricardokairus
Praia de Tourinhos. Foto: @ricardokairus

À noite, as principais opções de gastronomia se localizam em uma rua principal no centro. Gostamos bastante do Tuk Tuk, de decoração refinada mas sem perder o clima de praia . Se você gosta de crepe recomendo a Madame Chita, que possui opções bem diferentes de crepes, como calabresa com abacaxi, acompanhadas de drinks coloridos.

Cansou de praias maravilhosas, kitesurf e pôr do sol? Difícil mas acontece. Nesse caso, você pode mergulhar nos Parrachos de Perobas, localizados a 30km da cidade. Lá você encontra piscinas naturais de pouca profundidade, águas cristalinas e muito peixe. O passeio tem que ser agendado e uma lancha ou catamarã te leva até o local. Lá é só pôr o snorkel e sair caçando peixes coloridos e moreias.

Parrachos de Perobas. Foto: @ricardokairus
Parrachos de Perobas. Foto: @ricardokairus

Uma das vantagens de São Miguel do Gostoso é a proximidade da cidade de Natal. Se você for de avião, inevitavelmente passará pela capital do estado. Isso permite que você pare uns dias em uma cidade litorânea com toda vibração de capital. Fique no bairro de Ponta Negra e escolha entre ir num barzinho dentro de um castelo – o Taverna Pub –  ou bebericar com os pés na areia no Old Five. Outro programa tradicional lá é o forró, que rola toda quarta-feira no Rastapé. E durante o dia não deixe de visitar a praia de Genipabu e andar de dromedário pelas dunas.

Praia de Genipabu. Foto: @ricardokairus
Praia de Genipabu. Foto: @ricardokairus

Foto do destaque: Flickr – Cesar Kobayashi

Quem escreveu

Ricardo Rocha

Data

20 de June, 2016

Share

Ricardo Rocha

Construindo uma carreira sólida para tornar-se CEO da sua própria vida.

Ver todos os posts

Comentários

  • onde você ficou hospedado ? recomenda alguma pousada ? como são tantas estou meio perdido para escolher. obrigado.

    - Alex
    • Oi Alex, esse foi um post de convidado, por isso não temos como responder. Mas você pode entrar no nosso grupo https://www.facebook.com/groups/chickenorpasta/ e pedir dicas por lá, pois sempre tem gente com dicas legais de qualquer lugar que seja. :)

      - Lalai Persson
      • obrigado

        - Alex

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.