Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Safári de Balão em Johanesburgo: pouca zebra, mas muita emoção

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

27 de July, 2016

Share

“Quando você tiver provado a sensação de voar, andará na terra com os olhos voltados para o céu, onde esteve e para onde desejará voltar” – foi o Leonardo da Vinci que disse, mas poderia ter sido eu. Ou você. Afinal, quem não queria poder voar?

Alguém errou, com certeza. Não sei se foi a divindade lá em cima (segundo os criacionistas), ou alguma mutação maldita  ali entre a ameba e a salamandra (entre os evolucionistas) – mas alguém errou em não virmos com asas de fábrica. Errou feio. E daí sobrou a nós, pobres humanos, dar aqui nossas piruetas para conquistar o céu. Mas vamos combinar que entre check-ins, passaportes, cintos de segurança, saídas de emergência – o romantismo de flutuar, foi definitivamente, pro espaço. 

bill harrop2
Nosso lindo balão no azul…

Por isso que, em Johanesburgo, ao descobrir que podíamos fazer um safári a bordo de um balão, a Natália da Luz (do incrível blog Por Dentro da África ) e eu ligamos incansavelmente até conseguir um dia com o tempo bom para levantar vôo. Sim, porque balões são temperamentais: eles voam quando querem, para onde querem – e você tem bem pouco controle sobre as vontades dele.

billharrop1
Ele, o único, Bill Harrop!

Às 4 da manhã ouvimos portanto o veredito do balão – que sim, gostaria de voar naquele dia. Quem deu a notícia foi nada mais nada menos que… Sir Bill Harrop, a lenda dos balões. E foi com a emoção de entrar no camarim de um artista que conhecemos o próprio, que dirigia a van que veio nos buscar em Johanesburgo.

Arquivo_002

Sir Bill Harrop foi um o precursor do balonismo turísticos por aquelas bandas, e é tudo que você poderia esperar de um baloeiro: a barba de marinheiro, o uniforme impecável, o jeito extravagante e um sorriso contagiante de quem não acorda às quatro da manhã todos os dias (mas sim, acorda). Na hora e meia até o local do encontro, metralhei com perguntas do que o levou a ter a empresa baloeira mais bem sucedida do hemisfério sul. Antes, ele velejava no Caribe, e ao vir para África do Sul em busca de um amor (como toda boa história de baloeiro deveria começar), encontrou sua paixão no ar.

Arquivo_006
Na foto, vocês podem perceber que todos aprenderam a ficar na parte de DENTRO do cesto.

Em uma casa linda você ingere algumas doses cavalares de cafeína (bom, eu ingeri, dada minha aversão a esportes que exigem madrugadas aventureiras) enquanto escuta as regras de instrução: “não se jogue do cesto, por favor”. Anotamos: achamos essa uma regra importante.

Arquivo_003
A musa Natália da Luz, e eu feia na foto (mas não tinha outra melhor)

Muito ar quente dentro da borracha, estávamos prontos para partir. A área de balões fica bem próxima ao Pilanesberg National Park, mas ainda assim é difícil encontrar elefantes ou zebras dentro do campo. Ponto negativo para nossa expectativa de safári dentro do balão. Aparentemente safari significa jornada, e não “venha ver zebras”. De qualquer forma, as zebras logo se tornariam secundárias. Levantamos voo bem sutilmente, e a sensação não é de andar em cima das nuvens, e sim ser a própria nuvem.

Arquivo_005
Musa Natália musando.

E como nuvens, foi bem sutil como atravessamos o campo de abóboras, com os catadores dando tchauzinho para o balão. Quando você quer ir para direita, o vento te leva para esquerda. Peço para ir naquela montanha ali ao lado, o baloeiro ri (Só eu que achei que balão era um zepelin? Faz sentido o nome “dirigível”, pensando agora). E assim, respeitando a vontade dos ventos, vamos cruzando os campos verdinhos.

O voo dura entre uma hora e uma hora e meia: o tempo suficiente para pensar na curiosidade humana de superação da natureza, da pequenez dos problemas que ficam lá embaixo, e “como diabos vamos desviar para não cair naquele galinheiro ali aimeujesuismariadocéu”. Entre os altos e baixos mentais e literais, logo aterrissamos quase-quase em cima de uma árvore. Ficou curioso? Olha o vídeo que fizemos do passeio;

Champanhe ao final do voo é ritual – e amamos. Afinal, não apenas é ótima desculpa socialmente aceitável para beber às 10 da manhã, mas também porque amamos rituais. Um café de manhã nos esperava, com sorrisos do Bill Harrop, panquecas com whisky e chantilly, receita da casa.

Esse era mais um dia na vida do Sr. Bill Harrop, que acorda todos os dias, às 4 da manhã, e mantém um sorriso incansável, até o último balão pousar. O entusiasmo diário, durante 35 anos. Pra mim, só ficou uma lição: namore alguém que te olhe como o Bill Harrop olha para um balão.

 

Bill Harrop’s Original Balloon Safaris

RESERVAS:

Pelo email ou telefone  +27-11-705-3201 ou +27083 443 2661/2662

COMO CHEGAR:

Como chegar: o Bill Harrop tem uma Van que leva de Johanesburgo até o local gratuitamente.

Para um serviço mais exclusivo, você também pode ligar para o Marino Mariano da New World Safaris, que vem até com frutinhas e castanhas para comer no caminho, super fofo e recomendo. Mande um email para ele ou ligue diretamente: +27 71 585 5301

ONDE FICAR:

Sugerimos ficar em Johanesburgo mesmo, pois há pouco para fazer perto da região onde se soltam os balões. Um hotel lindinho que ficamos foi o Da Vinci Hotels, para quem gosta de design e fica pertinho de tudo (bem dentro do Nelson Mandela Square). Outra opção excelente é o Maslow Hotel, em Sandton, um pouquinho mais afastado mas é extremamente charmoso com serviço de hotel cinco estrelas.

 

O Chicken or Pasta viajou para a África do Sul a convite da South African Tourism e da South African Airways , quer saber mais sobre a África? Não esqueça de ver o site deles!

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

27 de July, 2016

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.