Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Para ficar com vontade de ir ao Roscioli nesse exato instante, é só ver esse vídeo do Anthony Bourdain se derretendo pelo lugar:
Rolou um “tenho que ir já” assim que vi esse vídeo enquanto preparava uma viagem à Roma. Depois que provei e repeti, o Roscioli entrou para a lista de restaurantes do coração, daqueles que merecem replay e indicação a todo mundo.
Logo na entrada, fica a Salumeria Roscioli, um balcão com alguns dos melhores queijos, presuntos e outras delícias italianas. Todas as paredes são feitas de prateleiras com garrafas de vinhos. Italianos, claro. Vale a visita antes de um piquenique ou mesmo para levar para casa.
Para quem quiser comer no restaurante, a reserva é obrigatória. Minhas mesas preferidas são as pequeninas bem na frente do balcão da rotisseria. Impossível parar de olhar para escolher o que provar. É uma televisão de cachorro dos sonhos, versão italiana. Ver o movimento da loja também é outro passatempo, observando os romanos e moradores do bairro.
De entrada, peça qualquer queijo e presunto, porque todos são demais! O tomate seco que vem com a burrata é doce e leve, bem diferente dos que eu já tinha provado antes. Mas o cardápio não para em tábuas de prosciutto de Parma true ou queijos que derretem na boca. O Rigatoni Amatriciana do Roscioli tem guanciale (carne da bochecha do porco, curada) apimentado, crocante por fora e carnudo por dentro. Provei outros Amatriciana ótimos em Roma, mas o desse restaurante foi o melhor.
Outras massas são também deliciosas, como o romano e tradicional Cacio e Pepe (espaguete com pimenta e abundância de queijo) e também o Carbonara, com aquela cremosidade do ovo e o sabor da gordurinha do guanciale. No Brasil, usamos bacon mesmo.
Esses três pratos são tão icônicos no Roscioli que a rotisseria vende o kit Amatriciana, Cacio e Pepe e Carbonara, com os ingredientes perfeitos e na medida certa. É outra opção maravilhosa para quem quiser cozinhar em casa enquanto estiver em Roma.
A família ainda tem outras lojinhas no quarteirão, como o Antico Forno Roscioli, uma padaria cheia de pães maravilhosos e variadíssimos, e uma deli com pratos prontos. O café deles eu ainda não conheço. Mas não duvido que seja mais um lugar certeiro para comer bem em Roma.
Salumeria Roscioli: Via dei Giubbonari, 21/22, Roma. Telefone: +39 06 687 5287. Reserve! Aberto todos os dias, exceto aos domingos, das 7h às 23h30.
A Sarah morou em 5 cidades diferentes nos últimos 9 anos, seja a trabalho ou no sabático que tirou em Barcelona. Na hora de planejar uma viagem, gasta 70% do tempo pensando onde vai comer, porém tenta queimar as calorias conhecendo as cidades de bike . Já teve que renovar passaporte por falta de espaço para novos carimbos mas ainda tem a África e Oceania como pendências.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.