Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2020 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

Roscioli, restaurante italiano imperdível em Roma

Quem escreveu

Sarah Galvao

Data

08 de March, 2016

Share

Para ficar com vontade de ir ao Roscioli nesse exato instante, é só ver esse vídeo do Anthony Bourdain se derretendo pelo lugar:

Rolou um “tenho que ir já” assim que vi esse vídeo  enquanto preparava uma viagem à Roma. Depois que provei e repeti, o Roscioli entrou para a lista de restaurantes do coração, daqueles que merecem replay e indicação a todo mundo.

Logo na entrada, fica a Salumeria Roscioli, um balcão com alguns dos melhores queijos, presuntos e outras delícias italianas. Todas as paredes são feitas de prateleiras com garrafas de vinhos. Italianos, claro. Vale a visita antes de um piquenique ou mesmo para levar para casa.

roscioli-salumeria
Foto: Roscioli

Para quem quiser comer no restaurante, a reserva é obrigatória. Minhas mesas preferidas são as pequeninas bem na frente do balcão da rotisseria. Impossível parar de olhar para escolher o que provar. É uma televisão de cachorro dos sonhos, versão italiana. Ver o movimento da loja também é outro passatempo, observando os romanos e moradores do bairro.

Foto: Roscioli
Foto: Roscioli

De entrada, peça qualquer queijo e presunto, porque todos são demais! O tomate seco que vem com a burrata é doce e leve, bem diferente dos que eu já tinha provado antes. Mas o cardápio não para em tábuas de prosciutto de Parma true ou queijos que derretem na boca. O Rigatoni Amatriciana do Roscioli tem guanciale (carne da bochecha do porco, curada) apimentado, crocante por fora e carnudo por dentro. Provei outros Amatriciana ótimos em Roma, mas o desse restaurante foi o melhor.

Foto: Roscioli
Itália, a terra do “tão simples, tão bom”. Foto: Roscioli
Amatriciana divino. Foto: Roscioli
Amatriciana divino. Foto: Roscioli

Outras massas são também deliciosas, como o romano e tradicional Cacio e Pepe (espaguete com pimenta e abundância de queijo) e também o Carbonara, com aquela cremosidade do ovo e o sabor da gordurinha do guanciale. No Brasil, usamos bacon mesmo.

Esses três pratos são tão icônicos no Roscioli que a rotisseria vende o kit Amatriciana, Cacio e Pepe e Carbonara, com os ingredientes perfeitos e na medida certa. É outra opção maravilhosa para quem quiser cozinhar em casa enquanto estiver em Roma.

A família ainda tem outras lojinhas no quarteirão, como o Antico Forno Roscioli, uma padaria cheia de pães maravilhosos e variadíssimos, e uma deli com pratos prontos. O café deles eu ainda não conheço. Mas não duvido que seja mais um lugar certeiro para comer bem em Roma.

O Antico Forno Roscioli, na rua da frente da salumeria. Foto: Roscioli
O Antico Forno Roscioli, na rua da frente da salumeria. Foto: Roscioli

Salumeria Roscioli: Via dei Giubbonari, 21/22, Roma. Telefone: +39 06 687 5287. Reserve! Aberto todos os dias, exceto aos domingos, das 7h às 23h30.

 

 

Quem escreveu

Sarah Galvao

Data

08 de March, 2016

Share

Sarah Galvao

A Sarah morou em 5 cidades diferentes nos últimos 9 anos, seja a trabalho ou no sabático que tirou em Barcelona. Na hora de planejar uma viagem, gasta 70% do tempo pensando onde vai comer, porém tenta queimar as calorias conhecendo as cidades de bike . Já teve que renovar passaporte por falta de espaço para novos carimbos mas ainda tem a África e Oceania como pendências.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.