Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Todo carioca sabe o que é um “baixo”, região de um bairro com grande concentração de bares e pessoas querendo se divertir. Se a Copa do Mundo em 2014 teve a Fan Fest como ponto de encontro de torcedores de todo o mundo, o Boulevard Olímpico, localizado na revitalizada Praça Mauá e nova Orla Conde, tem tudo para ser eleito como o ponto de encontro dos torcedores. Nós fomos conferir e contamos tudo que está rolando por lá.
Se for visitar, para começar, deixe o carro em casa, embarque no VLT – e vamos lá! Os armazéns do antigo Cais do Porto foram transformados em casas temáticas de países e empresas patrocinadoras. No Boulevard Olímpico você encontra a Casa Brasil, a Casa Coca Cola, a Casa NBA, Casa México e Portugal. Além disso, estão por lá três palcos com shows, balão, bungee jump e até a Pira Olímpica. Diferente dos demais países, a famosa tocha não ficará dentro do Maracanã, e sim em um local onde todos, mesmo sem ingresso, possam ver. Democrático, não?
A Casa Brasil, localizada no primeiro armazém logo após o Pier Mauá, resume o que o país tem de melhor. Você é convidado a passear por desde os cafés produzidos até os patrimônios imateriais culturais do país: afinal, tudo é um pouquinho de Brasil, Iaiá… Aproveite para descansar e apreciar o movimento nas redes coloridas espalhadas pelo espaço. Uma das exposições mais bacanas do espaço são os esportes olímpicos representados em pães, bolos e biscoitos.
Casa Brasil
Avenida Rodrigues Alves, 10, Armazém 2, Gamboa – de 4 de agosto até 18 de setembro, das 10h às 20h
Entrada: gratuita
A Coca-Cola, patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos desde 1928, está com sua casa bombando: chegue cedo, pois a fila dá voltas no armazém três. Lá dentro, o entusiasta olímpico tira fotos com as medalhas oficiais da Rio 2016, com a tocha, dentro de uma garrafa, além de participar de um desafio de dança com o jogador de basquete Anderson Varejão. Em alguns dias, ainda é possível ver shows de cantores e bandas brasileiras, gratuitamente, com inscrição prévia pelo site da casa.
Parada Coca-Cola
Armazém 3, Pier Mauá – de 5 a 21 de agosto, 11h às 18h
Entrada: gratuita
Portugal, fazendo jus a sua fama de povo navegador, instalou sua casa dentro do Navio Escola Sagres, atracado na Ilha das Cobras. O acesso é feito pela Praça Mauá, das 10h ao meio dia ou das 15h às 17h. Dentro do navio você encontra o famoso Bacalhau ao Brás, pastel de nata e pode degustar vinhos Douro e do Alentejo.
Casa Portugal Rio 2016
Cais da Portuguesa, Ilha das Cobras (próximo à Praça Mauá) | 3 a 22 de agosto, de 10h às 19h
Entrada: gratuita
A Casa México foi instalada no Museu Histórico Nacional e apresenta duas mostras e uma atividade para crianças. A mostra “A Magia do Sorriso” reúne peças pré colombianas, a “América Latina, Jogos Olímpicos México 68 – Rio 2016” homenageia o desenho gráfico latino. Já a instalação “Frida e eu” busca estimular a garotada a soltar a criatividade dentro do universo da pintora, símbolo do país de Chaves e Chapolim.
Casa México
Praça Marechal Ancora, Centro (Museu Histórico Nacional) | 3 de agosto a 22 de agosto, das 10h às 17h30
Entradas por R$ 8 e R$ 20 (ingresso família para dois adultos e duas crianças)
Apesar de o Boulevard ter uma boa oferta de food trucks com hambúrgueres, crepes, salgados e até o badalado Sud Truck, recomendamos andar um pouco e aproveitar os bares da região. O Angu do Gomes oferece petiscos típicos da cidade, como bolinho de feijoada, bolinho de angu e várias versões de angu com frutos do mar, o tradicional com miúdos de porco e até uma versão vegetariana. Outra opção é o Boteco Gracioso e seus famosos croquetes e risoles de camarão, além de uma vasta carta de cervejas nacionais e importadas.
Está no Rio? Não esqueça de ver :
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.