Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Pessoas que largaram tudo para rodar o mundo

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

22 de August, 2016

Share

As pessoas cada vez mais largam tudo para experimentar a liberdade de estarem soltas no mundo. A lista não é pequena. Esse post não quer incitar que você, que lê este texto, faça o mesmo. Mas, quem sabe, para inspirar que seu mês de férias seja um pouco diferente do que costuma ser. Sabemos que essa decisão está na moda, mas talvez porque nunca tivemos a liberdade de escolha somada à coragem que temos agora. Muito mais do que apenas querer dar a volta no mundo, a escolha vem atrelada a uma vontade de mudar a vida atual que temos para começar uma nova história, seja ela pessoal ou profissional. Eu tenho a minha história. Você tem a sua. Selecionei algumas boas histórias com objetivos diferentes para inspirar, todas elas feitas em cima de 2, 3 ou 4 rodas:

Karla Silva e André Cerri

Foto: Arquivo pessoal (via facebook)
Foto: Arquivo pessoal (via facebook)

Uma história sempre inspira outra. Foi assim com o casal Karla e André ao se depararem com o livro “Caminhos”, de Argus Caruso, outro brasileiro que deu a volta ao mundo em 3 anos e meio em cima de uma bicicleta. Foi o ponto de partida para decidirem fazer o mesmo. Foram dois anos de preparação até 2012, quando partiram rumo à Holanda para começarem a empreitada. Percorreram em (também) três anos e meio 40 países, passando pela América do Norte, Europa, Ásia e América Latina. Um dos objetivos em fazer a viagem de bike é a economia que ela proporciona, e a curiosidade e generosidade que ela desperta nas pessoas. O valor médio gasto por mês pelo casal foi de US$ 100, o que trouxe como resultado uma vida mais simples após terminarem a empreitada.

Herman & Candelaria Zapp

11 Year Worldwide Family Road Trip
Foto: família Zapp / Barcroft Media

O casal Herman e Candelaria Zapp decidiram em 2000 realizar uma viagem de carro, partindo da Argentina, onde moravam, e dirigir até o Alasca, antes de terem o primeiro filho. O veículo escolhido para o transporte não foi nada convencional, um Graham-Paige 1928, modelo 610, que tem sido a casa da família. A viagem “saiu dos eixos” e os meses previstos para a viagem inicial viraram 6 anos, e então 15 anos. O saldo? Além da experiência, ganharam 4 filhos no caminho, lançaram um livro, que virou best-seller, e, claro, continuam na estrada. No momento estão na Noruega.

Uma família e um carro

One-family-one-car

Sandra Khazam e o marido Danny Blay, após fazerem uma viagem de carro pela Austrália, decidiram viajar por 1 ano ao redor do mundo. No pacote? Dois filhos, um de 7 e outro de 10 anos. Entre a decisão e colocar o carro na estrada, foram cinco anos de planejamento, já que queriam que os filhos estivessem numa idade boa para viajar. Partiram de carro de Melbourne até Darwin, onde despacharam o carro até Cingapura. De lá seguiram para Malásia, Tailândia, mandaram o carro para Los Angeles, onde fizeram toda a costa oeste dos Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, rodaram a Europa continental, até retornar para a Ásia e então, Austrália. A viagem foi feita em 2008 num Nissan Patrol e também ganhou um livro. O total percorrido foi 36.984 quilômetros.

Rodando o mundo em um tuk tuk

Para que facilitar a volta ao mundo, não é mesmo? Os professores britânicos Nick Gough e Richard Sears poderiam entrar para o Guinness Book após viajarem 42.120 quilômetros num tuk tuk ao redor do planeta. Foram 16 meses de viagem, passando por 39 países. Começaram em Londres, em agosto de 2012, de onde seguiram para o sul da Europa, Turquia, Egito e então desceram até a África do Sul, onde despacharam o tuk tuk para a Índia. De lá rodaram o sudoeste asiático, terminando em Cingapura, onde seguiram de navio até a América Central. Rodaram então nossa América do Sul, terminando a viagem em Buenos Aires em dezembro de 2013. O objetivo da viagem foi promover a educação.

Gunther, Christine & Otto

holtorf5_sidebar

Se você acha que é tarde demais para ir atrás do sonho de “largar tudo para ver no que dá”, não deixe de ler mais sobre a história do alemão Gunther Holtorf, que com certeza é uma das pessoas mais viajadas do planeta. Ele era CEO de uma cia. aérea, mas aos 51 anos decidiu largar o emprego e rodar o planeta. Ele e sua falecida esposa saíram da Alemanha em 1988 rumo à África, a bordo de um Mercedes Benz G Wagen, apelidado carinhosamente de Otto. Gunther somou em seus 26 anos na estrada 177 países e 884.000 quilômetros rodados a bordo do seu velho Mercedes. Agora viaje no tempo e pensa: em 1988 não tínhamos Internet e nem telefonia móvel.

Viajo logo Existo

Foto: Viajo Logo Existo
Foto: Viajo Logo Existo

O casal Leonardo Spencer e Rachel Paganotto decidiu largar tudo para rodar o mundo em 2013 a bordo de um Land Rover Defender 110. A viagem nasceu da necessidade de “mudar de vida, começar de novo e ter a chance de ter uma vida mais simples, mais barata e talvez mais intensa”. Porém o projeto ficou maior do que o esperado e o casal, desde então, permanece viajando. Inicialmente saíram do Brasil e foram de carro até a Austrália. Contam até o momento 75 países visitados em três anos. Lançaram alguns livros e fizeram até programa para a TV.

Pedro Beck & Marina Abadjieff

O trailer do Pedro & Marina. Foto: We Are Alive
O trailer do Pedro & Marina. Foto: We Are Alive

O casal criou a “We are Alive” e colocou na prática o significado do nome. Em dezembro de 2015 compraram um trailer, largaram o emprego fixo em São Paulo e decidiram rodar pelos Estados Unidos e Canadá. O objetivo, além de viajar? Fotografar mulheres ao longo do percurso, compondo assim um belo portfólio para a agência. O projeto é lindo, parece ter saído de um livro de conto de fadas moderno. Já passaram por diversas cidades desde o Novo México à British Columbia, no Canadá.

*Foto capa: We Are Alive Agency

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

22 de August, 2016

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.