Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Os melhores eventos do Rio em junho

Quem escreveu

Renato Salles

Data

31 de May, 2016

Share

Depois do Carnaval, a melhor época para aproveitar as ruas com muita festa, música e comida é, sem dúvida, o mês de junho. Seja para curtir o friozinho (ufa!), para aproveitar uma das mais brasileiras das celebrações, ou para tentar se dar bem no Dia de Santo Antônio mesmo, as festas juninas são irresistíveis. E parece que esse clima de arraiá veio junto com muita animação, muitos shows, e muita gula.

Já pode por na agenda que dia 18 não é dia de ficar em casa. Nesse sábado vai ser celebrado o Dia da Música 2016, com uma programação extensa pela cidade inteira (dá uma olhada aqui). O palco principal vai ficar na Praça Luis de Camões, e entre as atrações estão Itibere Zwarg e grupo, Banda Ventre (foto), Duda Brack, Bilhão, Mahmundi, Antonio Guerra, Opanijé e Maracutaia. Ah, e é tudo de graça, viu?

ecf447a550dd4350015d70474b174eb9

No dia 9, tem dobradinha música-boa + ajude-o-próximo. O eterno Gilberto Gil canta seus maiores sucessos em um show beneficente à Associação Saúde Criança, no Vivo Rio. A ONG, que já atendeu mais de 60 mil pessoas em situação de risco social, completa 25 anos em outubro. Ótima chance para ovir e cantar junto clássicos como “Aquele Abraço”, “A Paz”, “Vamos Fugir” e “Andar com Fé”. Quinta, 9 de junho, às 9h. Vivo Rio – Av. Infante Dom Henrique, 85. Ingressos: de $50 a $240.

hypnotic

Falando em música, a agenda de shows está lotada, e tem para todos os gostos. Logo no dia 2, direto de Chicago, vem para se apresentar de novo no Circo Voador a big band formada apenas por metais e bateria Hypnotic Brass Ensemble. O Circo ainda recebe o eterno Ney Matogrosso nos dias 3 e 4, Emicida dia 11, Pepeu Gomes dia 17 e o Ira! dia 25. Circo Voador – Rua dos Arcos, 0, Lapa. Ingressos aqui.

zeca

No dia 18, a Fundição Progresso recebe o grande Zeca Baleiro, com o show de seu novo disco “Era Domingo”. E para deixar a noite ainda mais bacana, a abertura do show fica a cargo do Cícero, apresentando a turnê de seu disco “A Praia”, e composições de seus três álbuns “Canções de Apartamento”, “Sábado” e A Praia. Sábado, 18 de junho. Fundição Progresso – R. dos Arcos, 24 – Lapa. Ingressos: R$80 (inteira) e R$40 (meia).

Foto: Halley Pacheco de Oliveira
Foto: Halley Pacheco de Oliveira

Nesse clima de festa junina, o que não faltam são festas e festivais na rua. Mas nem todas tem quentão e bandeirola. É o caso do segundo Festival Passeio Público, que traz 3 apresentações musicais diárias, 25 expositores de gastronomia dos mais diversos gostos, apresentações circenses e atividades socioambientais, além de exposição fotográfica. Quinta e sexta, 2 e 3 de junho, das 11h às 20h30. Parque do Passeio, s/n – Centro. Gratuito

Foto: flickr.com/nyllows
Foto: flickr.com/nyllows

Mas se tua onda é pular a fogueira mesmo, pode aproveitar todos os domingos de junho no Pois Era Noite de São João. A região portuária celebrará as tradições populares caipiras e o passado histórico de nossa cidade em quatro arraiás no Beco das Sardinhas, como manda o figurino: com quadrilhas, brincadeiras, comidas e bebidas típicas, oficinas, histórias de cordel e muito mais. Domingos, dias 5, 12, 19 e 26 de junho, das 10h às 22h. Beco das Sardinhas – Rua Miguel Couto, 139. Grátis

13245374_1249834258394514_2597800086778079302_n

Se você curte um arraiá, mas não aguenta um minuto sequer de música caipira, que tal juntar o melhor dos dois mundos? A festa Keep On Rockin‘ faz o ArraIndie, uma festa junina completa, com direito a chapéu de palha e correio do amor, mas no som só tem rock, indie, e clássicos da guitarra, não da sanfona. Sábado, 11 de junho, às 23h. Casa da Matriz – Rua Henrique de Novaes, 107. Ingressos: $20 (simples) e $30 (duplo).

Foto: MARINA ABADJIEFF
Foto: MARINA ABADJIEFF

Para celebrar outra cultura, mas que tanto tem a ver com as nossas próprias raízes, o Festival AFRIIKA evidencia a cultura africana e trazer a apropriação da arte como ferramenta de ação social, desenvolvendo as mais variadas expressões artísticas: música, dança, teatro e arte contemporânea. Um movimento para mostrar ao mundo a importância da cultura africana no geral, da música negra, da moda afro e da arte na sua pura essência. O destque é para a apresentação da banda Antibalas, de NY, mandando um afrobeat do bom. Quinta e sexta, 16 e 17 de junho, das 19h às 5h. Sacadura 154 – Rua Sacadura Cabral, 154 – Saúde. Ingressos: de $30 a $200. 

bispo_08

No campo das artes, também tem novidade para esse mês. Dia 4 abre a exposição ‘Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras’, que apresenta uma seleção de obras que remetem à perspectiva mística, sacerdotal e performática de Bispo do Rosário, como o Manto de Apresentação. Também serão expostos estandartes, roupas bordadas, faixas de misses e filmes documentais sobre sua obra e vida. Abertura domingo, 4 de junho, às 6h. Até 31 de janeiro. Museu Bispo do Rosário – Estrada Rodrigues Caldas, 3400 – Jacarepaguá.

rmnz-Circo-no-Ato-Gravação-Teaser-04-03-16-178-1-1024x637

Principal palco das artes circenses na cidade, o Espaço Armazém da Fundição Progresso recebe um novo espetáculo no mês de junho. Entre os dias 3 e 26, sete artistas da companhia Circo no Ato vão apresentar a montagem “A Salto Alto – Entre Gentilezas e Extermínios”: um misto de fantasia, sátira e arte circense que profana a velha e conhecida fábula da Cinderela. Sextas e sábados às 20h, e domingos às 19h. Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24 – Lapa. Ingressos: $20 com nome na lista amiga.

Quem escreveu

Renato Salles

Data

31 de May, 2016

Share

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.