Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Os melhores eventos do mundo em outubro

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

29 de September, 2016

Share

Apresentado por

Outono entrando no calendário no Hemisfério Norte, enquanto aqui embaixo (para quem está no Brasil) começamos a celebrar a chegada da primavera. Outubro é um mês com grandes eventos no mundo das artes. Tem a Trienal no Japão, a Frieze Art London, Ai Weiwei com seu novo projeto em Amsterdã. Já quem quer se inspirar ouvindo personalidades, tem o The New Yorker Festival e o Inspiration 360.  Tem também a Nuit Blanche, que toma conta de Paris e é de encher os olhos de quem está por lá. Vem com a gente, que mostramos um pouco das coisas boas que rolam esse mês… e essa é só uma amostra.

Japão

8 de Outubro a 6 de Novembro
Setouchi Triennale – Prefeitura de Kagawa

Setouchi Triennale. Foto: Japan-Guide.com
Setouchi Triennale. Foto: Japan-Guide.com

Apesar do mês chuvoso, a agenda cultural do Japão está bem movimentada em outubro. Um dos maiores eventos é a Setouchi Triennale, que acontece nas imediações da Prefeitura de Kagawa, abrangendo 12 ilhas e locais com instalações e exposições temporárias criadas especialmente para a trienal. Ótimo momento para se embrenhar em vilarejos japoneses e se aproximar mais da cultura local. Algumas das ilhas incluídas na programação são Naoshima, Teoshima, Megijima, Inujima, todas nos arredores do Mar de Seto. Imperdível para quem gosta de arte contemporânea (e aguarde nossa cobertura, porque estamos indo para lá).

10 a 15 de Outubro
NoMaps – Sapporo

Akioka Masako, uma das artistas que se apresentam no No-Maps Music
Akioka Masako, uma das artistas que se apresentam no No-Maps Music

Quem esteve no último SXSW é provável que tenha se deparado com a divulgação do NoMaps, que se auto-denomina a versão japonesa do festival. Foi assim que soubemos dele. O NoMaps abriga uma programação com música, cinema e interatividade. A programação em inglês ainda não saiu, mas atualizaremos o guia assim que eles liberarem.

25 de Outubro a 3 de Novembro
Tokyo International Film Festival – Tóquio

Cena de "The Mirror Never Lies", de Kamila Andini
Cena de “The Mirror Never Lies”, de Kamila Andini

O festival traz um ótimo panorama da produção de cinema asiático, em especial o japonês. A 11ª edição traz também um showcase especial com 12 filmes produzidos na Indonésia, sendo três do diretor Teddy Soeriaatmadja, um da diretora Nia Dinata, pioneira em filmes LGBT, e o “The Mirror Never Lies”, de Kamila Andini. Serão dez dias com mais de 200 filmes na programação de 86 países.

Amsterdã

04 de Outubro
Inspiration360

Richard Branson, um dos palestrantes do 360º
Richard Branson, um dos palestrantes do Inspiration 360

O Inspiration360 é daqueles eventos para a gente se inspirar enquanto se prepara para o futuro. Não há uma área sequer no mundo que não esteja em transição, e isso requer adaptação. A economia e o clima estão mudando, assim como os modelos de negócio, que não requerem apenas gerar lucro, mas também começar a pensar em devolver ao planeta o que “roubamos” dele. O evento tem apenas 3 horas de duração, mas com 3 nomes de peso que, com certeza, tem bastante a falar: Richard Branson, Al Gore e Bear Grylls. E ouvir esses três caras ao vivo não deve ser nada chato.

Até 07/12/16
Ai Weiwei – #SafePassage – Fotografiemuseum Amsterdam (Foam)

Ai Weiwei no campo de refugiados na Grécia
Ai Weiwei no campo de refugiados na Grécia

O artista e ativista chinês Ai Weiwei está super engajado com a questão dos refugiados. Ele esteve na Ilha de Lesbos, na Grécia, em dezembro de 2015, e desde então tem viajado para diversos campos de refugiados nos arredores do Mediterrâneo, incluindo Síria, Turquia, Itália, Israel e França. O artista produziu a exposição #SafePassage, que é dedicada ao tema e traz esculturas, filmes e inúmeras fotos que ele fez com seu celular, que cobrem o museu completamente. Vale conferir!

16 de Outubro
PJ Harvey – Heineken Music Hall

PJ Harvey. Foto: Maria Mochnacz
PJ Harvey. Foto: Maria Mochnacz

O novo show da PJ Harvey foi um dos melhores que vi esse ano. Você gostando ou não da cantora, vai provavelmente ficar boquiaberto e se emocionar com sua nova performance. A produção é impecável e PJ apresenta o álbum “The Hope Six Demolition Project” praticamente na íntegra ao lado de uma grande orquestra. Vale a pena e ainda tem ingressos disponíveis.

19 a 23 de Outubro
Amsterdam Dance Event – diversos locais

Floating Points e Four Tet, que se apresentam juntos no ADE. Foto: Giles Smith
Floating Points e Four Tet, que se apresentam juntos no ADE. Foto: Giles Smith

Quem gosta de música eletrônica, conhece o ADE com certeza. O festival é a maior encontro do gênero no mundo. Amsterdã é preenchida por DJs, produtores, fãs e profissionais da música, com uma vasta agenda de workshops, debates, palestras, encontros entre profissionais, incluindo mentoria e, claro, muita festa. São mais de 2.200 artistas e mais de 400 palestrantes. É possível comprar ingressos individuais para as festas. Quem vai com a gente?

29 de Outubro
24h Noord – diversos locais no Norte de Amsterdã

Foto: I am Amsterdam
Foto: I am Amsterdam

Quem vai à Amsterdã e procura por dicas, acaba se deparando com o burburinho que anda tomando conta do norte da cidade. Não à toa, a região ganhou um calendário próprio, o 24H Noord. A programação tem duração de 24 horas, com a maioria dos estabelecimentos comerciais da região abertos e uma agenda especial contando com tour nos arredores, arte, gastronomia e até workshop de como construir seu próprio “pop pop boat” (barco de madeira que parece uma casinha). Vale lembrar que o norte de Amsterdã começa no Adam Lookout e EYE. Se estiver na cidade, vale ir conferir, porque o norte da cidade é o lugar da vez por lá.

Paris

1 de Outubro
Nuit Blanche

Nuit Blanche. Foto: Connie Caiyod
Nuit Blanche. Foto: Connie Caiyod

A Nuit Blanche é uma grande celebração da arte e cultura. Museus, galerias de artes, espaços públicos e parques apresentam uma extensa programação noturna, que inclui exposições, instalações multimedia e performances. Todas elas gratuitas. É virar a noite se inspirando.

28 de Outubro a 1 de Novembro
Salon du Chocolat – Paris Expo Porte Versailles

chocolat

Quem gosta de chocolate provavelmente já ficou com a boca cheia d’água só de ler o nome do evento. O Salon du Chocolat é uma feira dedicada a uma das guloseimas favoritas do universo. Espere por todos os tipos possíveis de chocolate, mas prepare-se – a feira, por motivos óbvios, é super concorrida.

Groenlândia

24 e 25 de Outubro
Kangerlussuaq Marathon

Maratona Círculo Polar, na Groenlândia. Foto: Divulgação
Maratona Círculo Polar, na Groenlândia. Foto: Divulgação

Gosta de correr? E quer um bom motivo para ir a um dos pontos mais extremos do Planeta Terra? A Kangerlussuaq é a maratona mais gelada do mundo. São 42 quilômetros com muito gelo! E aí, encara essa?

Londres

6 a 9 de Outubro
Frieze London – Regent Park

friezeart

Frieze London é uma das principais feiras de arte contemporânea do mundo. A edição 2016 apresenta 160 galerias de arte de mais de 25 países. O evento ainda conta com uma extensa programação com música, filmes, encontro com escritores, artistas e ateliês abertos. Imperdível para quem estiver na cidade e gosta de artes.

Novo México (EUA)

3 a 11 de Outubro
Albuquerque International Balloon Fiesta – Albuquerque

Festival Internacional de Balão de Albuquerque. Foto: Art Gimbel - fest300.com
Festival Internacional de Balão de Albuquerque. Foto: Art Gimbel – fest300.com

O festival de balões de Albuquerque está entre os maiores do mundo. São cerca de 750 balões preenchendo o céu azul da região. É possível pegar carona em balões e o festival abriga também uma competição de fotografia. E ainda, de quebra, visitar a cidade que serviu de cenário para Breaking Bad.

Nova York

7 a 9 de Outubro
The New Yorker Festival

Jeremy Irons, um dos nomes no line-up do The New Yorker Festival
Jeremy Irons, um dos nomes no line-up do The New Yorker Festival

O The New Yorker Festival é um evento anual produzido pela revista New Yorker, o que já garante a qualidade dele. O festival abriga performances, conversas, cinema, música, comédia, política e arte e design. Os destaques dessa edição são Malcom Gladwell, Andrew Bird, David Letterman, Bruce Springsteen num papo com David Remnick, Daniel Craig, Louis C.K. e Jeremy Irons só para citar alguns. É possível comprar ingresso por evento.

6 a 9 de Outubro
New York Comic Con

Adam West será um dos presentes no Comic Con em Nova York
Adam West será um dos presentes no Comic Con em Nova York

Quem gosta de cultura pop, e está em Nova York em outubro, poderá se deleitar com a Comic Con, um dos maiores encontros de HQ da Costa Leste, tendo atraído cerca de 167.000 pessoas em 2015 (o 2º maior dos Estados Unidos). O evento abriga painéis, estreias, performances e sessões de autógrafos com grandes nomes dos quadrinhos, novelas, anime, mangá, games, cinema, TV e brinquedos.

***

Se você estiver buscando por festivais de música, as boas pedidas são:

Austin City Limits, de 30 de Setembro a 7 de Outubro, em Austin, Texas;
Hardly Strictly Bluegrass, de 30 de Setembro a 2 de Outubro, Golden Gate, San Francisco (gratuito);
Lake of Stars, de 30 de Setembro a 2 de Outubro, Mangochi, Malawi;
Voodoo Experience, de 28 a 30 de Outubro, New Orleans, Louisiana.

bannersol

*Capa: Art Frieze London – Michael Craig Martin por artnews.com

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

29 de September, 2016

Share

Apresentado por

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.