Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Outono entrando no calendário no Hemisfério Norte, enquanto aqui embaixo (para quem está no Brasil) começamos a celebrar a chegada da primavera. Outubro é um mês com grandes eventos no mundo das artes. Tem a Trienal no Japão, a Frieze Art London, Ai Weiwei com seu novo projeto em Amsterdã. Já quem quer se inspirar ouvindo personalidades, tem o The New Yorker Festival e o Inspiration 360. Tem também a Nuit Blanche, que toma conta de Paris e é de encher os olhos de quem está por lá. Vem com a gente, que mostramos um pouco das coisas boas que rolam esse mês… e essa é só uma amostra.
8 de Outubro a 6 de Novembro
Setouchi Triennale – Prefeitura de Kagawa
Apesar do mês chuvoso, a agenda cultural do Japão está bem movimentada em outubro. Um dos maiores eventos é a Setouchi Triennale, que acontece nas imediações da Prefeitura de Kagawa, abrangendo 12 ilhas e locais com instalações e exposições temporárias criadas especialmente para a trienal. Ótimo momento para se embrenhar em vilarejos japoneses e se aproximar mais da cultura local. Algumas das ilhas incluídas na programação são Naoshima, Teoshima, Megijima, Inujima, todas nos arredores do Mar de Seto. Imperdível para quem gosta de arte contemporânea (e aguarde nossa cobertura, porque estamos indo para lá).
10 a 15 de Outubro
NoMaps – Sapporo
Quem esteve no último SXSW é provável que tenha se deparado com a divulgação do NoMaps, que se auto-denomina a versão japonesa do festival. Foi assim que soubemos dele. O NoMaps abriga uma programação com música, cinema e interatividade. A programação em inglês ainda não saiu, mas atualizaremos o guia assim que eles liberarem.
25 de Outubro a 3 de Novembro
Tokyo International Film Festival – Tóquio
O festival traz um ótimo panorama da produção de cinema asiático, em especial o japonês. A 11ª edição traz também um showcase especial com 12 filmes produzidos na Indonésia, sendo três do diretor Teddy Soeriaatmadja, um da diretora Nia Dinata, pioneira em filmes LGBT, e o “The Mirror Never Lies”, de Kamila Andini. Serão dez dias com mais de 200 filmes na programação de 86 países.
04 de Outubro
Inspiration360
O Inspiration360 é daqueles eventos para a gente se inspirar enquanto se prepara para o futuro. Não há uma área sequer no mundo que não esteja em transição, e isso requer adaptação. A economia e o clima estão mudando, assim como os modelos de negócio, que não requerem apenas gerar lucro, mas também começar a pensar em devolver ao planeta o que “roubamos” dele. O evento tem apenas 3 horas de duração, mas com 3 nomes de peso que, com certeza, tem bastante a falar: Richard Branson, Al Gore e Bear Grylls. E ouvir esses três caras ao vivo não deve ser nada chato.
Até 07/12/16
Ai Weiwei – #SafePassage – Fotografiemuseum Amsterdam (Foam)
O artista e ativista chinês Ai Weiwei está super engajado com a questão dos refugiados. Ele esteve na Ilha de Lesbos, na Grécia, em dezembro de 2015, e desde então tem viajado para diversos campos de refugiados nos arredores do Mediterrâneo, incluindo Síria, Turquia, Itália, Israel e França. O artista produziu a exposição #SafePassage, que é dedicada ao tema e traz esculturas, filmes e inúmeras fotos que ele fez com seu celular, que cobrem o museu completamente. Vale conferir!
16 de Outubro
PJ Harvey – Heineken Music Hall
O novo show da PJ Harvey foi um dos melhores que vi esse ano. Você gostando ou não da cantora, vai provavelmente ficar boquiaberto e se emocionar com sua nova performance. A produção é impecável e PJ apresenta o álbum “The Hope Six Demolition Project” praticamente na íntegra ao lado de uma grande orquestra. Vale a pena e ainda tem ingressos disponíveis.
19 a 23 de Outubro
Amsterdam Dance Event – diversos locais
Quem gosta de música eletrônica, conhece o ADE com certeza. O festival é a maior encontro do gênero no mundo. Amsterdã é preenchida por DJs, produtores, fãs e profissionais da música, com uma vasta agenda de workshops, debates, palestras, encontros entre profissionais, incluindo mentoria e, claro, muita festa. São mais de 2.200 artistas e mais de 400 palestrantes. É possível comprar ingressos individuais para as festas. Quem vai com a gente?
29 de Outubro
24h Noord – diversos locais no Norte de Amsterdã
Quem vai à Amsterdã e procura por dicas, acaba se deparando com o burburinho que anda tomando conta do norte da cidade. Não à toa, a região ganhou um calendário próprio, o 24H Noord. A programação tem duração de 24 horas, com a maioria dos estabelecimentos comerciais da região abertos e uma agenda especial contando com tour nos arredores, arte, gastronomia e até workshop de como construir seu próprio “pop pop boat” (barco de madeira que parece uma casinha). Vale lembrar que o norte de Amsterdã começa no Adam Lookout e EYE. Se estiver na cidade, vale ir conferir, porque o norte da cidade é o lugar da vez por lá.
1 de Outubro
Nuit Blanche
A Nuit Blanche é uma grande celebração da arte e cultura. Museus, galerias de artes, espaços públicos e parques apresentam uma extensa programação noturna, que inclui exposições, instalações multimedia e performances. Todas elas gratuitas. É virar a noite se inspirando.
28 de Outubro a 1 de Novembro
Salon du Chocolat – Paris Expo Porte Versailles
Quem gosta de chocolate provavelmente já ficou com a boca cheia d’água só de ler o nome do evento. O Salon du Chocolat é uma feira dedicada a uma das guloseimas favoritas do universo. Espere por todos os tipos possíveis de chocolate, mas prepare-se – a feira, por motivos óbvios, é super concorrida.
24 e 25 de Outubro
Kangerlussuaq Marathon
Gosta de correr? E quer um bom motivo para ir a um dos pontos mais extremos do Planeta Terra? A Kangerlussuaq é a maratona mais gelada do mundo. São 42 quilômetros com muito gelo! E aí, encara essa?
6 a 9 de Outubro
Frieze London – Regent Park
Frieze London é uma das principais feiras de arte contemporânea do mundo. A edição 2016 apresenta 160 galerias de arte de mais de 25 países. O evento ainda conta com uma extensa programação com música, filmes, encontro com escritores, artistas e ateliês abertos. Imperdível para quem estiver na cidade e gosta de artes.
3 a 11 de Outubro
Albuquerque International Balloon Fiesta – Albuquerque
O festival de balões de Albuquerque está entre os maiores do mundo. São cerca de 750 balões preenchendo o céu azul da região. É possível pegar carona em balões e o festival abriga também uma competição de fotografia. E ainda, de quebra, visitar a cidade que serviu de cenário para Breaking Bad.
7 a 9 de Outubro
The New Yorker Festival
O The New Yorker Festival é um evento anual produzido pela revista New Yorker, o que já garante a qualidade dele. O festival abriga performances, conversas, cinema, música, comédia, política e arte e design. Os destaques dessa edição são Malcom Gladwell, Andrew Bird, David Letterman, Bruce Springsteen num papo com David Remnick, Daniel Craig, Louis C.K. e Jeremy Irons só para citar alguns. É possível comprar ingresso por evento.
6 a 9 de Outubro
New York Comic Con
Quem gosta de cultura pop, e está em Nova York em outubro, poderá se deleitar com a Comic Con, um dos maiores encontros de HQ da Costa Leste, tendo atraído cerca de 167.000 pessoas em 2015 (o 2º maior dos Estados Unidos). O evento abriga painéis, estreias, performances e sessões de autógrafos com grandes nomes dos quadrinhos, novelas, anime, mangá, games, cinema, TV e brinquedos.
***
Se você estiver buscando por festivais de música, as boas pedidas são:
– Austin City Limits, de 30 de Setembro a 7 de Outubro, em Austin, Texas;
– Hardly Strictly Bluegrass, de 30 de Setembro a 2 de Outubro, Golden Gate, San Francisco (gratuito);
– Lake of Stars, de 30 de Setembro a 2 de Outubro, Mangochi, Malawi;
– Voodoo Experience, de 28 a 30 de Outubro, New Orleans, Louisiana.
*Capa: Art Frieze London – Michael Craig Martin por artnews.com
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.