Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Os melhores eventos do mundo em Dezembro

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

30 de November, 2016

Share

Apresentado por

Dezembro chegou num tropeço só. E que ano foi esse? A lista para descrevê-lo mal caberia neste post, mas como sou uma pessoa otimista, prefiro olhar para as coisas boas. Que ano! Quantos eventos lindos, festivais maravilhosos, bienais e trienais de arte mundo afora, só para relembrar alguns.

E, claro, nada como uma bela agenda para fechar 2016 se inspirando para o próximo ano. E inspiração não falta. Diversão também não. Dezembro é o mês de eventos natalinos, mercados e decoração sobre o tema não faltam mundo afora, nem mesmo no Brasil, mas esses são tantos que deixamos de fora. Vamos ao que interessa!

1 a 4 de Dezembro
Miami Art Basel, Miami (EUA)

Maurizio Cattelan: Be Right Back, 2016. © Dogwoof
Maurizio Cattelan: Be Right Back, 2016. © Dogwoof

O Miami Art Basel dispensa comentários, já que hoje é um dos principais eventos de arte do mundo. E, ainda por cima, acontece na ensolarada Miami, onde o clima nesta época do ano é super agradável. A edição 2016 contará com 269 galerias de arte moderna e contemporânea, incluindo as galerias brasileiras de arte Nara Roesler, Mender Wood, Luisa Strina e Casa Triângulo. Serão pinturas, desenhos, esculturas, instalações, fotografia, filme, vídeo e digital arte de mais de 4.000 artistas. David Bowie também será um dos temas nesta edição. Não dá também para esquecer outra parte boa da feira: as festas. Este ano a agenda está disputada, tem James Blake, Floating Points, Claude VonStroke, Chet Faker, só para citar alguns. Tem também a edição do clube Silencio, de David Lynch. Quem tiver US$ 5,000 para desembolsar, poderá ir num show intimista da Madonna.

Link: www.artbasel.com

1 a 3 de Dezembro
The Garage Sale, ICA, The Mall, Londres

02 ICAGarage Graphics

O Garage Sale é uma feira natalina que reúne designers independentes para venderem seus trabalhos a preços bem acessíveis. O evento tem por trás a dupla George Wu e Sara Melin, do The Poundshop, o primeiro mercado de design em Londres com esse conceito de produtos a £1, £3, £5 e £10. E há vários designers envolvidos que vendem seus produtos no MoMa, V&A, Selfridges, entre outros. Já o Garage Sale traz produtos com valores entre £1 e £100 de 60 designers, incluindo Scout Editions, APFEL e One We Made Earlier. A feira é perfeita para fazer comprinhas descoladas de presentes de natal. No dia 10 tem a Illustration Fair, para quem quiser continuar nas compras.

Link: www.thepoundshop.org

2 de Dezembro
Crystal Castles, Elysée Montmartre, Paris

crystalcastles

Quem gosta do vocal barulhento e performance absurda no palco da Alice Glass, vai gostar bastante do novo show do Crystal Castles, que apresenta seu novo álbum Amnesty (I). Quem quiser continuar na pista, no dia seguinte (03.12), rola show do Iggor e Max Cavalera no mesmo local.

 

Link: www.elysee-montmartre.com

9 a 11 de Dezembro
Magnetic Fields, Rajastão, Índia


Magnetic Fields Festival 2016 from Magnetic Fields Festival on Vimeo.

Para fechar 2016 do jeito que a gente gosta: um line-up incrível numa locação de cair o queixo, essa é a proposta do festival de música eletrônica Magnetic Fields. O festival rola em Alsisar Mahal, um grande palácio do século 17, que foi transformado num hotel. O lugar proporciona vistas espetaculares do nascer e pôr-do-sol, o line-up artistas como Floating Points, Roman Flügel, Dorian Concept, Matias Aguayo, Pinch e também artistas locais como Oceantied e Prateek Kuhad. Para chegar lá, basta voar até New Delhi e atravessar o Deserto do Rajastão de carro ou de trem, que por si só já vale a viagem.

Link: www.magneticfields.in

9 a 10 de Dezembro
Polaris Festival, Le Mouton Noir, Verbier, Suíça

Polaris Festival. Foto: Divulgação
Polaris Festival. Foto: Divulgação

Se estiver pela Europa e quiser dar cabo na dezembrite, mal que nos ataca nesta época do ano, o Polaris Festival é um bom caminho. O festival reúne grandes nomes da música eletrônica como Richie Hawtin, Luciano, Dixon, Moodyman, Chris Liebing, entre outros. E sabe o que é mais legal? O Polaris acontece dentro de um resort de esqui e por aqui os pés já coçaram de vontade de entrar num par de botas para se aventurar com um pouco de adrenalina neste fechamento de ano.

Link: www.polarisfestival.ch

14 de Dezembro
Alec Baldwin’s Here’s the Thing Podcast Live with Patti Smith, Nova York

Patti Smith. Foto: Pirelli/Alessandro Scotti
Patti Smith. Foto: Pirelli/Alessandro Scotti

Nada mal se inspirar com o “Here’s the Thing”, uma série de podcast com conversas hospedadas pelo Alec Baldwin. Os bate-papos são sempre com artistas, performers, políticos, que contam suas histórias, discutem o que inspira suas criações e decisões que mudaram suas carreiras. E a convidada de dezembro é ninguém menos que a Patti Smith. Não dá para ter a menor dúvida da grandeza que vai ser esse bate-papo.

Link: www.mayoarts.org/event/heres-the-thing

26 de Dezembro a 2 de Janeiro
Mareh, Curumuxatiba, Bahia, Brasil


MAREH NYE 2015 from Mareh on Vimeo.

A Mareh pode ser considerada uma das melhores festas de revéillon que temos por essas terras, tanto que entrou para o calendário oficial de muito gringo que vem virar o ano no Brasil. A festa escolhe anualmente uma nova locação, sempre em praias paradisíacas em algum canto do Nordeste. A escolhida da vez foi a bela Curumuxatiba, na Bahia, onde as festas não terminam até o novo ano chegar. No line-up tem Joakin, Eric Duncan, Kenji Takimi, Selvagem, Marcio Vermelho, Giu Viscardi, Gui Scott, entre outros.

Link: www.mareh.com.br

Até março de 2017
Pierre Chareau – Modern Design and Architecture, Jewish Museum, NYC

Pierre Chareau
Pierre Chareau

Quem estiver em Nova York poderá aproveitar a onda de jantares em museus. A dupla “arte” e “gastronomia” pode ser aproveitada também no Jewish Museu, onde a exposição de Pierre Chareau – Modern Design and Architecture – está sendo a estrela do ano. A exposição traz, além de seu belo trabalho de design e arquitetura, obras de arte colecionadas pelo designer francês com pinturas, desenhos e esculturas de Mondrian, Modigliani, Jacques Lipchitz, Picasso, Léger e Max Ernst. Depois estique no Russ and Daughters para um almoço ou jantar.

Link: thejewishmuseum.org

bannersol

*Imagem destaque: “Plastic Tree”, de Pascale Marthine Tayou (2015). Foto: Reuters / Arnd Wiegmann

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

30 de November, 2016

Share

Apresentado por

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.