Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Os eventos mais legais do mundo em agosto

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

26 de July, 2016

Share

Agosto é um dos meses com mais festivais de música no calendário. Ainda é verão no hemisfério norte, o que traz ótimas opções de eventos a céu aberto: cinema, artes, teatro e festas. É um mês que diminui o ritmo, os locais fogem para outros destinos e as cidades ficam um pouco mais vazias do que de costume. Em algumas cidades (como Estocolmo), muitos lugares fecham suas portas para retornar somente quando o sol baixar. Por isso vale sempre consultar os estabelecimentos antes de sair. A programação está gigante e tem para todos os gostos.

Inglaterra

Wilderness. Foto: Divulgação
Wilderness. Foto: Divulgação

4-7 de Agosto, Cornbury Park, Oxfordshire
Para quem busca um festival que mistura várias coisas como gastronomia, yoga, oficinas diversas, arte e muita música, é perfeito para ir com a família, ainda acontece num lugar lindo de morrer, onde o contato com a natureza é parte do festival, o Wilderness pode ser o que você está procurando. O festival entrou na lista dos festivais ingleses mais descolados do momento. Tocam por lá Robert Plant, Flaming Lips, Crystal Fighters, Parov Stelar entre outros. Se você se considera foodie, esse festival é para você.

6 de Agosto, diversos locais, Londres
O festival Visions acontece em um dia, mas espalha-se por 5 casas de shows e em 3 espaços abertos. O line-up não traz headliners monstruosos, mas atraentes o suficiente para considerá-lo na agenda: Young Fathers, Lindstrøm, Anna Calvi, e Jessy Lanza são algumas das atrações desta edição. O Visions celebra música, arte, gastronomia e cultura. Caso tenha se animado, corra, porque os ingressos costumam se esgotar.

27 e 28 de Agosto, Londres
Quem curte música eletrônica vai chorar de emoção com o line-up do South West Four, que acontece no parque Clapham Common. Artistas como Chemical Brothers, Claptone, Rudimental (live), A-Trak, Andy C, Dizzee Rascal, Boys Noize (live), Knife Party, Carl Cox, Pete Tong, e Four Tet são alguns dos vários artistas que tocam num dos 4 palcos durante o fim de semana do festival.

Algumas exposições que já estão em cartaz, mas valem a visita caso ainda não tenha visto:

French Elle, Setembro 1966 - 'Du Nouveau sous le nouveau tunnel' - Donovan
French Elle, Setembro 1966 – ‘Du Nouveau sous le nouveau tunnel’ – Terence Donovan

Até 24 de Agosto, Londres
Daydreaming with Stanley Kubrick, na At Somerset House,  é uma exposição que traz trabalhos inspirados no diretor de cinema. Os participantes foram convidados a criar a partir de filme, cena, personagem ou tema dos arquivos de Kubrick, trazendo uma nova perspectiva de seu trabalho. Foi produzida também uma trilha sonora para algumas das instalações, criando uma experiência multi-disciplinar aos visitantes.

Até 4 de Setembro, Londres
Exhibitionism – The Rolling Stones na Saatchi Gallery é a primeira mostra internacional da banda e que faz parte das comemorações de 50 anos de existência.

Até 25 de Setembro, Londres
A maior retrospectiva já feita de Terence Donovan, Speed of Light, na The Photographers’ Gallery. O fotógrafo e diretor de cinema é mais lembrado por seu trabalho com moda na década de 1960. Inclusive ao lado de David Bailey e Brian Duffy, ele foi um dos responsáveis pelo movimento Swinging London, cultura de alta moda e celebridade chique.

Até 2 de Outubro, Londres
David Hockney RA: 82 Portraits and 1 Still-Life, na Royal Academy, um dos artistas mais importantes da sua geração retorna e apresenta novos retratos feitos a partir de seu círculo social. São amigos, familiares e conhecidos retratados com cores vibrantes. Imperdível!

Até 16 de Outubro, Londres
Jeff Koons: Now, que tem curadoria de Damien Hirst, é uma das maiores exposições devotadas do artista feita na Inglaterra.

Até 30 de Outubro, Londres
Georgia O’Keeffe, no Tate Modern, com exibição de mais de 100 obras de alguns dos mais importantes trabalhos da pintora.

Escócia

Fringe Festival. Figs in Wigs. Foto: Manuel Vason
Fringe Festival. Figs in Wigs. Foto: Manuel Vason

5 a 29 de Agosto, Edimburgo
O Edinburgh Festival Fringe é famoso por ser o maior festival de arte do mundo. São mais de 50.000 apresentações e artistas de mais de 50 países, reunindo cerca de 2 milhões de pessoas durante o mês de agosto. O festival teve sua primeira edição em 1947, e se espalha por toda a cidade transformando-a num grande palco durante as 3 semanas em que acontece. O festival reúne arte, performance, música, comédia, ópera, shows infantis, cabaré, teatro, circo, etc. Caso você vá, dê uma conferida na lista de sugestões do The Guardian para não se perder entre tantas opções.

França

Rock en Seine. Foto: Olivier Hoffschir
Rock en Seine. Foto: Olivier Hoffschir

Até 21 de Agosto, Paris
Se Paris está na agenda, não deixe de conferir a exposição The Velvet Underground, New York Extravaganza, que celebra os 50 anos do álbum Banana, na Philharmonie de Paris.

26, 27 e 28 de Agosto, Paris
O Rock en Seine está com um line-up incrível e é uma ótima opção para quem quer curtir um festival ainda neste verão europeu. Por lá tocam Iggy Pop, The Last Shadow Puppets (um dos melhores shows que assisti este ano), Massive Attack, Foals, Sigur Rós, The Brian Jonestows Massacre, Cassius, Soulwax (que agora conta com a dupla Laima & Iggor Cavalera, do Mixhell), L7, só para citar alguns. Por aqui o queixo já caiu e estou indo ali buscar. O festival rola no Domaine National de Saint-Cloud, a 18km do centro de Paris.

Até 3 de Outubro, Paris
O Centro Pompidou está com a exposição Beat Generation, uma retrospectiva dedicada à literatura e movimento artístico nascido na década de 1940. A programação é bem ampla, abrigando leituras, concertos, discussões, filmes, entre outros. A geração beat nasceu com William Burroughs, Allen Ginsberg e Jack Kerouac, que se conheceram na Columbia University, em Nova York, em 1944.

Até 18 de outubro, Paris
O Ground Control, que foi a sensação do verão do ano passado em Paris, retornou maior e com novo nome, o Le Grand Train. O projeto conta com food trucks, música, bares, espaços verdes que ensinam como criar sua própria horta em casa e atividades para crianças. Endereço: 26 ter rue Ordener, 18e. Entrada gratuita. Horários: quarta a domingo, das 11 às 23h30

Portugal

17 a 20 de Agosto, Paredes de Coura
Quem estiver em Portugal e gosta de música, pode viajar para o norte do país para curtir o festival Paredes de Coura, que muitos dizem ser um dos melhores do país. No line-up tem LCD Soundsystem, Unknown Mortal Orchestra, Cage the Elephant, The Vaccines, Sharon Jones & The Dap-Kings, Portugal the Man, entre outros.

Suécia

Massive Attack, um dos headliners do WoW
Massive Attack, um dos headliners do WoW

11 a 13 de Agosto, Gotemburgo
Esta será a minha terceira incursão no Way Out West, um dos festivais de música mais legais da Escandinávia. O festival acontece num belo parque no meio da cidade e pode ser considerado butique. O evento tem uma pegada sustentável e vegetariana, bar de cerveja artesanal, restaurante à la carte montado no meio do parque, além de ter opções de comida e bebida que não deixam nada a desejar. O Way Out West também se espalha pelos principais clubes noturnos da cidade e até mesmo nas igrejas, que recebem shows concorridos. No line-up tem Massive Attack, Morrissey, PJ Harvey, Chvrches, Daughter, Jamie XX, Julia Holter, M83, SIA.

26 a 27 de Agosto, Estocolmo
O Propaganda é um festival relativamente pequeno, que acontece no coração de Estocolmo, Eriksdalsbadet. No line-up tem Belle & Sesbastian, Years & Years, Crystal Fighters, entre outros.

Até 11 de Setembro, Estocolmo
O Moderna Museet está com uma bela retrospetiva da Yayoi Kusama. São vídeos, pinturas, instalações, fotos, cartas e objetos, que desenham uma timeline da vida da artista. Alguns dos trabalhos estavam presentes na exposição que passou pelo Rio e São Paulo.

Até 25 de Setembro, Estocolmo
O Artipelag é uma ilha em Estocolmo dedicada à arte e está com a exposição The Legacy of Andy Warhol, que traz 40 sketches dos anos 1950 e o legendário vídeo instalação de Andy Warhol e Velvet Underground, The Exploding Plastic Inevitable. Todos os dias às 13h, há um tour pela exposição em inglês. O melhor jeito de chegar lá é pegar o barco, que sai do porto no centro da cidade, e ir pela manhã para tomar um ótimo brunch.

Noruega

Øya

9 a 13 de Agosto, Oslo
O Øya Festival é um dos mais verdes e organizados do mundo. Com comida orgânica e variada (lembrando que a gastronomia escandinava é divina), o festival acontece num parque próximo ao centro da cidade, e traz para os palcos este ano New Order, Massive Attack & Young Fathers, PJ Harvey, Foals, Jamie XX, M83, Lush, Aurora, Floating Points, Grace Jones, The Last Shadow Puppets, etc.

Estados Unidos

Burnin Man. Foto: Galen Oakes (2015)
Burnin Man. Foto: Galen Oakes (2015)

27 e 28 de Agosto, NY
O festival Afropunk Brooklyn nasceu em 2005 como um festival underground dedicado ao indie-rock, punk e hardcore, inspirado em um documentário. Mas ele cresceu e este ano retorna ao Commodore Barry Park como um dos festivais mais multi-culturais dos Estados Unidos. No line-up, nomes como Ice Cube, TV on the Radio, Tyler the Creator, Flying Lotus, Janelle Monae, Young Fathers, Ceelo Green, Bad Brains, entre outros.

28 de Agosto a 5 de Setembro, Black Rock City, Nevada
O Burning Man dispensa apresentações. O festival, dedicado à arte e cultura, se baseia em 10 princípios onde não há venda, apenas troca ou gifting, não há espectadores, todos fazem parte do festival. São mais de 80.000 pessoas que formam uma cidade temporária no meio do deserto em Black Rock City, em Nevada.

Até 11 de Setembro, NY
O renomado fotógrafo David LaChapelle está com a exposição “Gas Stations“, apresentando 6 fotografias de grande escala, inspiradas em parte pela obra Gas (1940), de Edward Hopper. A série foi produzida numa floresta tropical em Maui.

Até 18 de Setembro, NY
Robert Burle Marx: Brazilian Modernist  é a primeira exposição devotada ao arquiteto-paisagista desde 1991, trazendo ao público cerca de 140 trabalhos, do paisagismo à esculturas e joalheria. Durante o período expositivo, há também vários talks acontecendo paralelamente à exposição no Jewish Museum. Se passar por lá no início de agosto, aproveita para ver a exposição Isaac Mizrahi: An Unruly Story, que vai só até o dia 7 de Agosto.

Até 23 de setembro, NY
O Summerstage se estica até setembro (com uma única data no mês, dia 23) celebrando seus 31 anos. De ópera ao hip-hop, de cinema ao circo, é o maior festival gratuito de artes em Nova York. Confira a agenda completa e locais aqui.

Até fim de outubro, NY
O Mister Sunday é uma festa de música eletrônica, que rola todos os domingos durante o verão e pega um pedacinho do outono em Nova York, das 15 às 21h. No sábado também rola festinha à noite, o Mister Saturday Night. A festa é produzida pela dupla de DJs Eamon Harkin e Justin Carter. Qualidade musical garantida.

Outras cidades

Kraftwerk Berlin. Foto: Divulgação Berlin-Atonal
Kraftwerk Berlin. Foto: Divulgação Berlin-Atonal

10 a 17 de Agosto, Budapeste, Hungria
Quem quiser passar uma semana dentro de um festival, pode colocar o Sziget na lista, um dos maiores festivais de música do mundo. São 7 dias reunindo os mais variados estilos musicais, do jazz ao indie, da música eletrônica ao heavy metal. O festival chega à sua 24ª edição, com um público de quase meio milhão de pessoas. O festival abriga também programação de dança, cinema, arte e até esportes. No line-up Rihanna, The Chemical Brothers, Sigur Rós, Bloc Party, The Last Shadow Puppets, M83 entre outros.

18 a 21 de Agosto, Breacon Beacons, País de Gales
O Green Man é um festival independente, relativamente pequeno apesar de seus 13 anos de história, e que reúne em 4 dias música, comédia, literatura, cinema, teatro e poesia. O line-up tem Belle & Sebastian, James Blake, Warpaint, Grandaddy, Lush, Julia Holter, Edward Sharpen & The Magnetics Zero, Battles, Unknown Mortal Orchestra, Jagwar Ma, entre outros.

24 a 28 de Agosto, Berlim 
O Berlin-Atonal é um festival dedicado à música experimental e audio-visual. O festival nasceu em 1982, mas encerrou suas atividades em 1990. Em 2013, o festival retornou com casa nova, o Kraftwerk Berlin, uma fábrica de energia nuclear abandonada (incrível), que hoje abriga diversos eventos de grande escala. Não espere por uma lista de artistas conhecidos, a ideia é justamente ir conhecer muita coisa nova. Confira aqui a lista completa. E caso esteja em Berlin antes, o Morrissey passa por lá no dia 16 de Agosto.

25 a 28 de Agosto, Pula, Croácia
O Dimensions Festival, além de ter uma das locações mais incríveis de festival, um forte abandonado, está com um line-up impecável de artistas da música eletrônica: Massive Attack, Gilles Peterson, Kamasi Washington, Moritz Von Oswald Trio FT Tony Allen and Max Loderbauer, Hiatus Kaiyote, Mood II Swing, Moodymann. Também rolam festas na praia e em barcos.

*Foto capa: Wilderness Festival

bannersol

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

26 de July, 2016

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.