Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Pedir vinhos por taças, em vez de garrafas, tem muitas vantagens: experimentar vinhos que você nunca bebeu, provar vários diferentes em uma noite e até arriscar aquele que seria caro demais para comprar uma garrafa inteira. Mas o hábito não é algo fácil no Rio de Janeiro: em geral, há apenas uma opção de tinto e outra de branco (e quando tem!).
Há, porém, bares cariocas se especializando no nosso gosto e são oásis para nós, enólogos amadores que somos.
É uma casa pequena e simpática em Botafogo, cuja carta é trocada semanalmente. Sempre vou, já bebi coisas fantásticas e vinhos de que não gostei. Mas por que essa variação? Porque assim são vinhos – há aqueles que casam com seu paladar e aqueles que não. Afinal, foi exatamente por isso que você pediu vinho em taça, não foi?
Na carta, uma boa opção de espumantes, brancos, rosés, tintos e vinhos de sobremesa, deixando você arriscar – quem não arrisca, não petisca! Lá também você pode petiscar. Para acompanhar os vinhos, tábuas de queijos, tábuas de frios, guacamole, sopas e outras coisinhas boas, mas as grandes estrelas são os vinhos.
Não esqueça de provar o espumante da casa produzidos pela Valmarino. Ah, e chegue cedo, porque, logo na abertura às 17h, há taças com precinhos melhores – com 20% a 30% de desconto no happy hour. Bom motivo para uma tacinha a mais!
Winehouse
Rua Paulo Barreto, 25, Loja E, Botafogo
Tel: 021 3264-4101
Segunda à quinta das 17h às 24h | Sexta a sábado das 17h à 1h
Nessa casa arrumadinha e cheia de opções, há semanalmente uma nova seleção de vinhos em taça, combinando espumantes, brancos e rosés.
O cardápio é mais elaborado do que o da Winehouse, com dadinhos de tapioca, croquetes de cordeiro e um tartare de peixe. Às terças-feiras, um trio de jazz harmoniza com vinho. É bom chegar cedo, pois é difícil conseguir lugar. Assim você também consegue um cantinho na varanda: ótima pedida para ficar bebericando um vinho branco pensando na vida e deixando o tempo passar.
Magistrale
Rua Bolivar 21 loja A, Copacabana
Tel (21) 3489-4363
Terça a sábado 18 à 1h, Domingo das 17 à 1h
O Canastra é bem pequeno. Conta com um balcão e uma carta de vinhos brasileiros bem enxuta: 4 tintos, 3 brancos, 2 rosés, com opções em taças. Os preços são disparados os mais baratos do Rio de Janeiro, de 8 a 12 reais a taça, sem prejudicar a qualidade. Claro que não são vinhos fantásticos, mas são bem honestos e ótimos para o dia a dia.
O serviço é o padrão de um bar do Rio de Janeiro, ou seja, não é o forte da casa, mas com a informalidade carioca que a gente ama: bebe-se em pé, em um clima sem muita frescura, sem afetação, porém cheio de gente interessante.
No cardápio, petiscos como patês, queijos, frios, sardinhas e mais algumas outras coisas. Uma boa pedida são as ostras às terças-feiras. A lista de espera para mesa é mais concorrida do que a para falar com o Papa Francisco, mas é uma excelente pedida para fazer novos amigos e compartilhar uma mesinha.
Canastra Bar Rio
Rua Jangadeiros, 42, Loja B – Ipanema
Tel(21) 99656-1960
Terça a Sábado, das 18h30 à 1h
E você, conhece outro bar que venda vinhos em taça por aí para sugerir?
Foto destaque: TimeOut
Paulo é carioca, está na turma dos "enta" e manda muito bem na fotografia a maioria inusitada. Funciona a toda velocidade, tem duas empresas, mulher, filho, amigos, mãe, pai, celerados e gente de todo tipo a sua volta o tempo todo, entre os quais divide a sua atenção do jeito que dá. Adora quadrinhos, mangás, livros, música alta e tudo mais que lhe prenda a atenção e ajude a compor seu universo imaginário. É chegado em moda, vinhos, culinária, cachaças, champagnes e filmes, filmes e mais filmes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.