Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

O rei está morto. Vida longa ao rei!

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

13 de October, 2016

Share

O rei tailandês Bhumibol Adulyadej faleceu hoje após nada mais, nada menos que 70 anos de reinado – o chefe de estado com maior tempo de liderança no mundo.  Se você já passou pelo país, sabe o quanto o Rei significa para as pessoas: qualquer esquina, casa, restaurante ou boteco enquadra uma foto que reverencia Vossa Majestade. Não é por menos: o rei simbolizava a união de facções na Tailândia – e seu cargo sobreviveu a diferentes regimes, crises e, inclusive, mais de um golpe de estado.

kingrichardbarrow
Foto Richard Barrow / Richard in Thailand

O país segue com forte intervenção militar – em 2014 a força militar depôs pela segunda vez um governo eleito – e justificaram muito da sua legitimidade pelo endosso do Rei. Por outro lado, muitos comentaram que a atuação em peso militar é para evitar que o príncipe Vajiralongkorn seja coroado (ao contrário do pai, os tailandeses consideram o filho um mauricinho que não segue ou preserva a cultura tailandesa, vive na Europa andando de moto e mergulhando em moedas de ouro…).

13thanimonarchy-qa-master768
Foto: CNN

Há muito pouco falado na Tailândia sobre a sucessão, ou mesmo sobre as cerimônias após a morte. Isso é porque falar ou difamar a monarquia é considerado crime “Lèse majesté” – ninguém pode cogitar algo negativo sobre o rei. Apesar da lei ser ampla o suficiente para interpretação, quando você está na Tailândia essa regra é claramente seguida. Há vários exemplos de prisão por esse motivo nos últimos anos, que vai de teatro até um grafiti no banheiro .

Nesse exato momento que escrevemos o artigo, apesar de já ter sido anunciada a morte na maior parte da imprensa internacional, na própria Tailândia muitos veículos ainda não comentaram o assunto, tamanha a delicadeza e tato necessário no país. (Notícias quentes dos nossos amigos que moram por lá).

Fotos: CNN- A vida do Rei

A vida do Rei 

O rei Bhumibol, também conhecido como Rama IX, foi coroado com apenas 18 anos de idade em 1946, após um tiro misterioso matar seu irmão de 20 anos de idade, o rei Ananda Mahidol.  Claro que isso gerou inúmeras teorias da conspiração, mas que ninguém comenta inclusive devido ao “lèse majesté˜.

bakk12-10
Foto Richard Barrow / Richard in Thailand

A mídia de lá sempre o demonstrou como um homem sábio e com muita compaixão, que dedicou sua vida aos pobres e às comunidades rurais. De fato, ele tomou a proporção de um semi-deus no país budista.

E para quem está viajando para lá, o que significa?

Durante os próximos cem dias o país deve estar em grave luto – ao mesmo tempo, é esperado que também haja mudanças significativas na paisagem política do país. Nós também estaremos lá a partir de segunda-feira.

Acabou de sair um comunicado oficial do governo da Tailândia que haverá um período de luto de um ano a partir de hoje, 14 de outubro. É aconselhado aos viajantes respeitarem os sentimentos dos tailandeses com tato. Acesso a entretenimento, incluindo bares, restaurantes e inclusive áreas de compras podem sofrer restrições de horários e produtos para venda (especialmente álcool).

Em público, é recomendado usar roupas escuras e respeitosas, especialmente não utilizar vermelho.

Foto destaque: Independent/ UK

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

13 de October, 2016

Share

Chicken or Pasta

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.