Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

O que fazer em 12 horas em Amsterdã

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

20 de October, 2016

Share

Apresentado por

Amsterdã é o tipo de cidade que entra na lista de “sofrimento” para escolher tão poucos lugares possíveis de serem percorridos em apenas um dia. Está rolando nesta semana o festival ADE, que reúne quase 380.000 pessoas na cidade durante 5 dias. O corre pra lá e pra cá é presente, então mal sobra tempo para explorar Amsterdã, cidade cheia de ginga e charme.  Caso vá ficar um tempo maior na cidade, não deixe de conferir nosso guia completo, cheio de tesouros. Mas fizemos um 12 horas para quem vai separar só um dia para curtir a bela capital de bicicletas e nesse momento, a meca de música eletrônica.

Manhã

Bons cafés não faltam na cidade. Há um em cada canto de Amsterdã que você estiver. Selecionamos três para você escolher:

Coffee & Coconuts. Foto: www.whitneyvalerie.com/coffee-coconuts
Coffee & Coconuts. Foto: www.whitneyvalerie.com/coffee-coconuts

O Coffee & Coconuts fica num antigo cinema construído nos anos 20 num dos bairros mais descolados de Amsterdã, o Pijp. O espaço é amplo com 3 andares, é charmoso, tem uma atmosfera relaxada e um público bem estiloso, a maioria locais. O menu é bem diversificado e saboroso. Quem adora um café além do expresso, tem várias outras opções para pedir. Os ovos beneditinos é de comer com joelhos. Endereço: Ceintuurbaan 282-284, Pijp, Amsterdã. Horários: Diariamente, das 8 às 23h.

Foto: Divulgação
t’ Blawe Theehuis. Foto: Divulgação

Quem preferir um café da manhã no belo Vondelpark, já aproveita para passear no parque depois. O ’t Blawe Theehuis fica num pavilhão modernista redondo construída nos anos 1930 e funciona como a “Casa do Chá Azul” desde então. O terraço é super concorrido no verão e é um bom pit stop para um drink também.Endereço: Vondelpark 5, Amsterdã. Horários: Diariamente, das 9 às 21h.

Pancakes Amsterdam. Foto: Divulgação
Pancakes Amsterdam. Foto: Divulgação

Caso queira um bom café da manhã acompanhado de panquecas holandesas, anote o Pancakes Amsterdam, que tem também panquecas sem glúten e feitas das mais variadas formas, salgadas ou doces, além de ótimas opções de sucos.Endereço: Berenstraat 38, Jordaan, Amsterdã.

Stedelijk Museum. Foto: Jannes Linders
Stedelijk Museum. Foto: Jannes Linders

A cidade tem ótimos museus e alguns imperdíveis. O Stedelijk Museum tem um amplo acervo com cerca de 90.000 obras dedicadas à arte moderna e contemporânea e design, além das exposições temporárias. São diversas coleções dos principais movimentos artísticos como Expressionismo Abstrato, Pop Art, Bauhaus, Amsterdam School, De Stijl. O acervo conta com trabalhos de Cézanne, Chagall, Van Gogh, Kandinsky, Picasso, Pollock, Warhol, Kienholz, De Kooning, só para citar alguns. Endereço: Museumplein, 10, Amsterdã. Horários: Diariamente, das 10 às 18h (sexta até às 22h).

Still from Night Soil / Economy of Love, 2015 © Melanie Bonajo / Courtesy AKINCI
Still from Night Soil / Economy of Love, 2015 © Melanie Bonajo / Courtesy AKINCI

Caso prefira se inspirar com fotografia, o FOAM é a boa pedida. O lugar é uma mistura de museu, galeria, revista e fundação. São três casas interligadas que dão espaço ao museu, exposições permanentes e uma média de quatro temporárias acontecendo simultaneamente. Quem gosta de visita guiada pode usufruir às quintas-feiras de tours gratuitos pelo museu, que duram 1 hora e acontecem à noite. Está rolando uma bela exposição do Ai Weiwei e Next Level by Melanie Bonajo. Endereço: Keizersgracht 609, Amsterdã. Horários: Segunda a quarta, 10 às 18h; Quinta e sexta, 10 às 21h; Sábado e domingo, 10 às 18h.

Almoço

Eye
Eye

Hora de rumar para o lado norte da cidade. O Eye fica num incrível prédio projetado pelo escritório Delugan Meissl. O museu é dedicado ao cinema e conta com um acervo com mais de 46.000 filmes, 450.000 fotografias e 35.000 pôsteres. Tem sempre novas exibições rolando, uma ótima livraria. O restaurante é comandado pelo chef português Edgar Santos. Pratos deliciosos e inusitados, como gaspacho de beterraba e ravioli de queijo de cabra com molho de batata doce com parmesão. Os preços são convidativos e os pratos bem servidos. Não deixe de fechar o almoço com uma madalena e um café. Endereço: IJpromenade 1, Amsterdã. Horários: Domingo a quinta, das 10 às 22h; Sexta e sábado, das 10 às 23h.

Adam Lookout. Foto a partir do deck para a Estação Central. Divulgação
Adam Lookout. Foto a partir do deck para a Estação Central. Divulgação

Já que está ali ao lado, que tal espiar Amsterdã das alturas? O Adam Lookout, fica no 20º do prédio ao lado do Eye, onde é possível tomar um drink ter uma visão 360º da cidade. Endereço:Overhoeksplein 5, Amsterdã. Horários: diariamente, das 10 às 22h (última entrada às 21h). Tem cobrança de entrada: € 12,50 (adulto) e € 20 no horário do pôr-do-sol (inclui um drink).

Café de Jaren. Foto: PA / Dumont
Café de Jaren. Foto: PA / Dumont

Caso prefira ficar no Centro, almoce no delicioso Café de Jaren, que conta com um ótimo terraço aberto para um canal, perfeito para dias quentes. Também tem uma grande área interna, perfeita para dias frios. Vale a parada para um café, um almoço ou até mesmo um chá da tarde. O menu conta com opções fartas para café da manhã, sanduíches, saladas, sopas. No jantar opções mais elaboradas com peixes, carnes, massas e saladas. Endereço: Nieuwe Doelenstraat 20 – 22, Amsterdã. Horários: Diariamente, das 8h30 à 1h; Sexta e sábado, até às 2h (o restaurante funciona diariamente das 17h30 às 22h30).

Tarde

Red Light Records
Red Light Records

Hora de bater perna em lojas de discos. A Redlight Records é a loja de discos da famosa Red Light Radio, que fica no Red Light District. É pequena, mas com boa seleção de vinis de música eletrônica. Endereço: Oudekerksplein 26, Amsterdã. Horários: Segunda, das 12 às 18h; Terça a Sexta, das 12 às 19h e Sábado, das 12 às 18h. Não abre aos domingos.

Vintage Voudou. Foto: recordstores.info
Vintage Voudou. Foto: recordstores.info

Ao lado fica a Vintage Voudou, também pequena, mas com uma ótima curadoria de discos de todas as épocas e vários estilos. Se você adora descobrir “esquisitices”, a Voudou é uma parada imprescindível. Endereço: Oudekerksplein 26. É o mesmo endereço da Red Light Radio. É só tocar a campainha no nº 26 no portão verde ao lado.

Rush Hour. Foto: www.deephouseamsterdam.com
Rush Hour. Foto: www.deephouseamsterdam.com

Rush Hour dá para perder boas horas por lá. O foco é música eletrônica, mas também jazz e soul. Endereço: Spuistraat 116, Amsterdã. Horários: Segunda, das 13 às 19h; Terça e Quarta, das 11 às 19h; Quinta, das 11 às 21h; Sexta e Sábado, das 11 às 19h.

HPS. Foto: Divulgação
HPS. Foto: Divulgação

Comprinhas feitas, olhos virados e ouvidos felizes, hora de parar para tomar um drink. O HPS é um ótimo speakeasy para quem gosta de tomar bons drinques. Climão intimista com uma carta fantástica de coquetéis. Caso não tenha algum dos seus drinques favoritos no menu, é só pedir, que eles fazem. O bar está na lista dos 50 melhores bares do mundo do The Sunday Times. Endereço: Rapenburg 18, Amsterdã. Tel: +31 625 293620. Horários: Segunda a quinta, das 18 à 1h; Sexta e sábado, das 18 às 3h e Domingo, das 18 à 1h. Caso vá em grupo com mais de 4 pessoas, recomenda-se reservar. Preço médio do drink: 12 euros

Noite

La Perla
La Perla

Não desdenhe por ser uma pizzaria, mas o La Perla é acima dos padrões e a melhor pizza da cidade. Frequentada praticamente só por locais. Massa fininha e boa seleção de vinhos. Se preferir outra opção, tem também massa, saladas, sanduíches, omeletes e outras opções com carne. Endereço: Tweede Tuindwarsstraat 14, Amsterdã. Horários: diariamente das 10 às 22h. Pizza só a partir das 17h.

burger-burgermeester

Outra opção é o Burgermeester, que tem o melhor hambúrguer de Amsterdã. É possível optar por carne bovina ou de cordeiro, mas há também opções de hambúrguer de atum, a estrela da casa, e vegetariano. Endereço:Elandsgracht 130, Joordan, Amsterdã.

Para fechar a noite o Disco Dolly, que existe há cerca de 50 anos. No segundo andar rola mais música pop e no primeiro, música eletrônica. Foi lá que tocamos. O pessoal é bem animado por lá. Ótimo lugar para terminar uma noite. Mas essa semana a boa mesmo são as festas do ADE. Endereço: Handboogstraat 11/HS, Centro, Amsterdã. Horários: Segunda a Quinta, das 21 às 4h; Sexta e Sábado, até às 5h e Domingo, das 21 às 4h.

Quer saber quais são as melhores festas que vão rolar no Amsterdam Dance Event? Confira essa lista que a Priscilla Dieb fez para o Almost Locals. Esse post contém também dicas da galera da Top Gun.

*O ADE acontece em Amsterdã e foi um dos festivaisescolhidos para projeto Volta ao Mundo em Festivais de Música, patrocinado pela KLM Brasil, que faz parte doSkyTeam e oferece voos para 1.052 destinos em 177 países. #fly2fest

Imagem capa: Jace Grandinetti

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

20 de October, 2016

Share

Apresentado por

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.