Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Na briga por turistas, vale até jogar avião no mar

Quem escreveu

Renato Salles

Data

21 de June, 2016

Share

Já visitou Campos do Jordão ou Gramado no inverno? Reparou que os termômetros públicos marcam temperaturas estranhamente baixas, mesmo em dias que você consegue sair na rua com roupas relativamente normais? Pois é, nas nossas ‘Suíças brasileiras’, vale tudo para criar um clima alpino tupiniquim, e ajudar os visitantes a se fantasiarem com seus casacos de pele desnecessários (e super anti-ecológicos).

A apelação que a indústria do turismo pode chegar para atrair mais gente não é novidade. Mas uma cidadezinha na Turquia recentemente levou a corrida pelas verdinhas de turistas a um novo patamar. O governo da província de Aydin comprou um avião comercial gigante, e quebrado, para jogar no fundo do mar, e com isso atrair mergulhadores do mundo todo. O Airbus A300 foi adquirido por um pouco mais de R$300mil, e foi cuidadosamente afundado no Mar Egeu em frente ao balneário de Kuşadası.

Foto: DEPO PHOTOS/REX/SHUTTERSTOCK
Foto: DEPO PHOTOS/REX/SHUTTERSTOCK

Essa não é a primeira vez que os turcos fazem isso. Outros 3 aviões já foram afundados no país com o intuito de atrair turistas. Mas esse é longe o maior, com mais de 50m de comprimento e 47 toneladas. A prefeita de Aydin disse em um pronunciamento que espera que o avião atraia mais de 250mil mergulhadores do mundo todo. A boa notícia disso é que o uso de estruturas artificiais para criar recifes tem sido cada vez mais utilizado no mundo todo como forma de proteção da biodiversidade marinha, já que os recifes naturais são cada vez mais raros. Mas para que o impacto ambiental seja positivo, o avião teve que passar por uma ‘limpeza’ rigorosa, com a remoção de todos os materiais tóxicos que podem entrar na cadeia alimentar dos seres marinhos, como óleos, combustível, cabos e tintas.

Esse recurso de afundar navios, aviões e outras estruturas no fundo do mar tem sido praticado em diversos países. A Marinha americana já colocou o porta aviões gigantesco Oriskany no litoral da Flórida em 2008 e, com o sucesso da ação, estuda afundar mais 30 navios. No Brasil, temos caso do Victory 8-B, que foi colocado a 8km da costa de Guarapari, no Espírito Santo, em 2003. Mas o mais bonito recife artificial deve ser um feito no México, que já falamos aqui.

No fim, virou pode ser uma bela cajadada pegando dois coelhos (com o perdão da expressão nada ambientalmente correta). Parece que a expectativa maior do projeto é realmente atrair mais visitantes, já que o turismo na Turquia vem sofrendo revezes há anos, e em 2016 chegou a seu patamar mais baixo desde 1999. Só em abril, a queda em relação ao ano anterior chegou a 28%. O país vem enfrentando, além do problema com os refugiados da guerra na Síria, uma desavença diplomática complicada com a Rússia, que fez os alarmes de segurança soarem no mundo todo. Pelo menos dessa vez, a natureza saiu ganhando com o turismo!

article-2578237-1C29FCC400000578-509_964x624

Foto do destaque: philadelphianewsinfo.com

Quem escreveu

Renato Salles

Data

21 de June, 2016

Share

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.