Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Mundo na Mesa: Salmão Lomi Lomi

Quem escreveu

Jo Machado

Data

15 de January, 2016

Share

Verão que é verão tem praia, sol, calor e mar, né? Que tal incrementar esse verão com muitas ondas, surfe, luau, e hula-hula? Ok, criar um clima havaiano pode não ser tão fácil, mas vou ajudar a dar pelo menos um sabor das praias mais famosas dos Estados Unidos. O Havaí tem várias características marcantes conhecidas no mundo, mas quando pensamos na gastronomia do arquipélago, sempre vem um monte de banana e abacaxi na cabeça. Mas a culinária deles é bem rica, e foi fortemente transformada por missionários, exploradores e caçadores de baleia que rondavam o Oceano Pacífico.

Uma das maiores influências estangeiras na comida havaiana é o consumo de carnes e peixes salgados, desidratados ou enlatados. Tanto que o consumo dessas iguarias por lá é quatro vezes maior do que a média americana. E um dos pratos mais típicos é o Salmão Lomi Lomi, um salmão salgado, servido cru, com cebolas, tomates e pimenta, que lembra até um ceviche. Diz a lenda que não existe luau no Havaí sem um bom Lomi Lomi.

 

20160114_215923(0)

 

Como por aqui é meio complicado achar o salmão salgado, vamos ter que improvisar e utilizar salmão fresco. Caso você encontre salmão salgado, é só dessalgar como a vovó fazia com o bacalhau e tocar ficha. Mãos à obra!

Ingredientes

600g de salmão fresco (ou dessalgado) sem pele em cubos
2 ou 3 tomates sem sementes em cubos
2 cebolas médias picadas grossamente (preferência por cebolas doces, como a roxa)
2 colheres de sopa de gengibre picado
1 colher de sopa de pimenta fresca ou desidratada
1 colher de sopa de sal havaiano (ou qualquer outro sal marinho sem iodo)
2 dentes de alho picados
1 xícara de cebolinha picada
coentro a gosto (toque pessoal)
1 abacaxi Havaí

 

20160114_213112

 

Preparo

Misture todos os ingredientes (menos o abacaxi) em uma vasilha e sirva.

Para servir eu optei por “escavar” um abacaxi cortado longitudinalmente e fazer dele uma espécie de cumbuca, para dar mais clima havaiano à receita. Se não quiser optar pelo abacaxi, você pode usar uma tigela bonita, um prato ou até mesmo as metades de um coco. Fica a seu critério!

 

20160114_21495520160114_215923(0000

 

Para acompanhar o Lomi Lomi, você pode utilizar pães do tipo sueco ou torradas, como servimos o Gravlax. Ou ainda acompanhando uma salada de folhas.

Chá gelado havaiano

Depois de escavar o abacaxi, resolvi utilizar uma das metades para servir e a outra, junto com os restos da polpa da fruta, para preparar uma variação do Hawaiian Plantation Iced Tea, um tradicional chá gelado, feito com ervas de chás havaianos, abacaxi e açúcar.

Ingredientes

Polpa e restos de casca de abacaxi
2 ou 3 saquinhos de chá da sua preferência
4 colheres de sopa de açúcar mascavo
1,5 litro de água filtrada
1 limão

Preparo

Ferva os restos e as cascas do abacaxi e o chá na água filtrada por aproximadamente 20 minutos, espere esfriar e sirva bem gelado, acompanhado de umas rodelas de limão e muito gelo. Se você for maior de 18 anos, uma dose de vodka ou rum não cairia nada mal aqui, viu?

 

20160114_22070720160114_23264320160114_232704

 

A combinação do Lomi Lomi com torradas ou pães e esse chá gelado, alcoólico ou não, é uma alternativa simples e fácil de preparar, ótima para servir nesses dias quentes à beira da piscina. Porém, falta só uma coisinha para o clima ficar completo: música!

Sendo assim, coloque a saia de palha, o biquíni de coco e o colar de flores e se jogue na hula-hula!

 

Quem escreveu

Jo Machado

Data

15 de January, 2016

Share

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.