Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2020 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

Jericoacoara e o vento

Quem escreveu

Ola Persson

Data

26 de January, 2016

Share

Além de ser um destino que ficou bastante popular entre os brasileiros nos últimos anos, a vila de pescadores Jericoacoara é bem conhecida pelos praticantes de windsurf do mundo inteiro.

Jeri fica na costa norte do Brasil, quase paralela à linha do Equador, e recebe os ventos alísios (ou trade winds), que vem sem obstruções desde a África. Algo que praticamente garante vento forte durante o dia todo entre os meses de julho e janeiro. Na maior parte dos dias, você precisa usar velas entre 4.2 e 4.7 m2, ideais para quem é intermediário ou experiente.

Por lá mesmo, existem vários lugares que oferecem aluguel de equipamento para quem não quiser levar o seu próprio, como ClubVentos, Tico Wind Jeri e Vela Windsurf Resorts.

Jeri não é o melhor destino para quem está apenas começando a aprender, pois os ventos podem exigir muito dos novatos. Mas é possível fazer aulas pela manhã, antes do vento ganhar força, mesmo para quem nunca pisou numa prancha.

A parte da frente da vila é protegida das ondas, o mar é raso e é um lugar perfeito para os intermediários treinarem e evoluírem, além de ser um playground para os mais experientes praticarem as suas manobras. Nessa área, sempre tem uma galera fazendo as coisas mais difíceis parecerem simples.

JERICOACOARA DEC 2015 from ADRIEN BOSSON on Vimeo.

Do outro lado da ponta de Jeri, fica a praia Malhada, onde as ondas formas rampas, ideais para praticar manobras aéreas.

Jeri Nov 12 - image 11

Nada que se compare às ondas de Maui no Havaí, por exemplo, mas, entre novembro e março, as ondas são maiores, formando rampas para pular ou até surfar um pouco.

Jericoacoara Nov 2013 _ 009

A praia principal é reservada para o windsurf, por isso os praticantes de kitesurf costumam partir para a Praia do Preá, localizada a 10km em direção ao leste, ou simplesmente descem um pouco mais para o outro lado da duna do pôr-do-sol, onde se forma uma lagoa atrás de uma praia de areia.

Para dicas de onde ficar e de outras atividades, como sandboarding descendo a Duna do Pôr-do-sol ou dar um rolê até a Pedra Furada, se liga nesse post aqui: Tudo o que você precisa saber sobre jericoacoara e não deixe de visitar o restaurante Na casa dela.


Foto destaque: Winniepix cc-by

Quem escreveu

Ola Persson

Data

26 de January, 2016

Share

Ola Persson

Viaja sempre com uma mochila com camera, laptop e kindle e uma mala pequena de roupas. Nela leva mais uma mala vazia que vai enchendo ao longo da viagem. Não é fã de pontos turísticos, não gosta de muvuca e foge de filas, mesmo que seja para ver algo considerado imperdível. Por isso nunca subiu na Torre Eiffel, mesmo tendo ido várias vezes à Paris. Acredita que uma boa viagem é sentir a cidade como morador. Tanto que foi pra São Paulo em 2008 e ainda está por lá.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.