Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

#HotHotel: Ca’ Maria Adele, e a Veneza Prometida

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

16 de August, 2016

Share

Quando pensa em Veneza, o que vem à sua cabeça? As vielas desertas, os canais calmos, a arte, a boemia? Se você simplesmente ancora por lá, talvez fique decepcionado pela saída do Grand Canal, reduto dos turistas, das lojas de souvenir, gelaterias e demais obviedades. Mas essa Veneza da sua imaginação, ela de fato existe.

camariaadele2

Já falamos nessa seção de hotéis incríveis que chamam a atenção pelo seu minimalismo, pela proximidade com animais, ou em locações um tanto quanto inusitadas. Mas esse tem outro charme. O Ca Maria Adele é, para mim, o símbolo da Veneza prometida: romântico, dramático, íntimo, rodeado de uma atmosfera de elegância sensual.

camaria1Logo na entrada, em vez de uma recepção, você é convidado a sentar na Sala Colazioni: um lounge com design marcante, couros e veludos, combinando a Veneza do século passado com temas africanos.

FullSizeRender Para recebê-lo, prosecco com biscoitos italianos típicos com chantilly, em uma indulgência merecida. (Entendeu a elegância sensual)?

FullSizeRender_1

A diferença principal desse hotel é o conceito altamente personalizado de cada um dos seus 12 quartos, sendo duas suítes. Se um restaurante harmoniza a comida com os vinhos, no Ca Maria Adele a decoração harmoniza com o som, com a fragância, com a comida, e com a atmosfera que você quer respirar pelos seus dias, diferente em cada um dos ambientes.

Sala Del Doge

camaria2

Nas cores vermelho-sangue, esse quarto é pequeno palácio. Imagino que seria o quarto que a Cersei Lannister escolheria.

Captura de Tela 2016-08-10 às 16.57.11

O quarto marroquino

Captura de Tela 2016-08-10 às 16.56.37Relembra heranças turcas, na cor azul turquesa. Para aqueles em busca de paz, relaxamento e silêncio contemplativo.

Sala Noire

Captura de Tela 2016-08-10 às 16.57.40

Perfeito para luas de mel, é caracterizado por uma atmosfera de mistério voluptuoso. O dress code? Aquela lingerie que você sempre quis que arrancassem do seu corpo. 

O Quarto Oriental

Captura de Tela 2016-08-11 às 14.09.13

Um quarto para meditação e harmonia, com cores de ouro antigo e fragância de ópio. (Só a fragância, tá?)

O quarto da Chaminé

Captura de Tela 2016-08-10 às 16.56.59

Realmente com uma chaminé funcional dentro do quarto para Papai Noel nenhum botar defeito: perfeito para invernos observando os canais, com um perfume fresco provençal.

Suíte 336

Captura de Tela 2016-08-10 às 16.58.06

Fragância  de musgos brancos, que você só sente se pedir um um prosecco dentro da banheira ao pé da cama.

Suíte 339

Captura de Tela 2016-08-10 às 16.58.20

Ambiente com temas africanos, casual e refinado, com fragância de sândalo.

Mini Palace

Captura de Tela 2016-08-11 às 14.29.10

Para sentir-se em uma real mansão veneziana dos anos 1990, em cores vermelhas, com fragrância de sal do mar. O único quarto que é apropriado para levar crianças, e fica fora do edifício principal do hotel.

Deluxe Room

FullSizeRender_2

Foi o quarto que eu fiquei, com uma opulência discreta, se é que isso existe. Perfeito para o relaxamento. Cores douradas e madeiras africanas

O hotel não é focado em áreas comuns, mas sim em intimidade: afinal, mais de 90% dos hóspedes estão buscando um getaway romântico. Um casal comentava comigo que foi uma das melhores recepções que já tiveram em um hotel.

FullSizeRender_3

Meu lugar favorito foi o terraço. Lá você está ao lado da igreja Salute e, mal chega, e alguém já oferece um prosecco. Por que não? “É nossa água”, diz Cappa. Alessio é um dos dois irmãos proprietários do local. O bom gosto de todo o hotel se explica quando você descobre que eles são sócios do Cappa & Cappa, uma firma responsável pelo ambiente de vários lugares em Veneza que capturam o real espírito da cidade.

Atentos, preocupados, exigentes e justos – é assim que os funcionários classificam os proprietários. E o staff diminuto parece muito feliz trabalhando lá: é notório que o serviço reflita mais real atenção do que apenas obrigação. “Não gostaria de trabalhar em outro lugar que não fosse aqui”- me confessou um dos funcionários. 

Massimiliano, por exemplo, foi muito mais que um recepcionista – seu conhecimento sobre vinhos naturais, produtores locais e restaurantes da região poderia render até um novo post (e, se ele aceitar o convite, inclusive veremos nesse blog um roteiro exclusivo por ele).  Entre as recomendações, restaurantes próximos gostosos e Osteria Enoteca Al Aristi e o L’Ilcontro.

FullSizeRender_5

O café da manhã você escolhe com antecedência: a carta é deixada para solicitar o que quer para o dia seguinte: entre pães, torradas, panquecas, ovos e frutas, e ainda onde? Terraço? No lounge? Na Sala Colazioni?

A Sala Colazioni é um dos poucos ambientes comuns, em cores douradas e com cheiro de mel, com decoração minimalista e com um toque dos anos 50.

camarai3

Outro lugar para tomar café é o próprio terraço.

FullSizeRender_6

O menu de comidinhas é reduzido, apenas para aquela fominha do meio da tarde. Se tiver que resumir a experiência, é exclusividade. Um exemplo icônico? Um cigarro acaba no meio da noite, o atendente traz. As lojas de tabaco estão fechadas e eles não podem vender – “Fica por conta da casa”.

Como bom hotel com todas as estrelas que lhe dizem respeito, os mimos de toalete são incríveis: seu corpo é agraciado por Gilchrist & Soames, entre as várias amenidades. O mini bar no quarto está incluso no preço. Pessoalmente, adorei o pequeno closet com cortina, para deixar sua própria bagunça de viagem longe dos seus próprios olhos, e a banheira de hidromassagem.

fondazione vedova

E apesar de afastado, há muito o que fazer por lá. A famosa Peggy Guggenheim collection (+39 041 240 5411) está por lá, assim como a Fondazione Vedova (+39 041 522 6626), uma galeria em um galpão, com a arte pendurada no teto, em vez das paredes.

O hotel tem um acordo especial de acesso gratuito para a ilha de Murano, para ver as famosas peças de vidro. Não visitei. Imagino que, como qualquer tour gratuito, obviamente tem objetivo de levar mais turistas às compras. Mas comprar ou não é absolutamente opcional – se você tem curiosidade sobre a produção, sugiro a visita.

Como chegar

FullSizeRender_8A forma mais romântica é chegar direto de um barco do aeroporto. Se for uma viagem especial, pode valer a experiência- mas pode chegar a custar €170 euros na alta temporada. Alternativamente, você pode pegar um barco do aeroporto Marco Polo, com a Alilaguna, que custa €30 o expresso. Ou a versão mais roots, pegar um ônibus até a Piazzale Roma e pegar o famoso Vaporetto ACTV. Chegando na Salute, em frente à igreja, o Ca Maria Adele estará à esquerda.

Já sabe onde levar aquele alguém especial?

Ca’ Maria Adele

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

16 de August, 2016

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.