Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Guia rápido do oeste de Berlim

Quem escreveu

Sarah Galvao

Data

28 de October, 2016

Share

Hoje em dia, não dá para dizer que a parte leste de Berlim é roots e suja. Bairros como Friedrichshain e Prenzlauer Berg já tem prédios de luxo, sendo cada vez mais parecidas com os limpinhos bairros do oeste. Mas como em Berlim é difícil ser coxinha, a antiga parte ocidental da cidade é cheia de coisas bacanas para ver e lugares ótimos para ir. Fizemos um guia rápido do oeste da cidade, mas não no sentido antigo da guerra fria, mas à oeste na geografia: Charlottenburg, Tiergarten e Wilmersdorf, partes menos hypadas que as famosas Kreuzberg, Neukölln e Mitte. Bora?

Onde ficar

25hours Bikini Berlin

Stephan Lemke para 25hours Hotels
Stephan Lemke para 25hours Hotels

O 25hours Bikini Berlin talvez seja o hotel mais cool da cidade atualmente. A decoração tem uma atmosfera de floresta urbana, com muitas plantas, mas também móveis de design contemporâneo e muito neon. Uma das coisas mais bacanas do 25hours Bikini Berlin é que você nem precisa sair do hotel para se divertir. O restaurante NENI, no terraço, tem vistas de tirar o fôlego e comida israelense bem gostosa. O bar do hotel, o Monkey, também tem um visual lindo da cidade e é super concorrido. Ao lado do hotel, fica o Bikini Berlin, o shopping mais modernoso da cidade, com marcas descoladas e muitas pop-up stores. Para finalizar, os quartos têm redes para relaxar e as vistas são maravilhosas para o verde zoológico da cidade.

Stephan Lemke para 25hours Hotels
Stephan Lemke para 25hours Hotels

Onde fica a recepção, é possível encontrar uma padaria, sofás confortáveis com wifi grátis e objetos à venda que passaram pela curadoria do hotel, como livros, roupas e revistas. À noite, rolam ainda DJ sessions para animar o hall.

Stephan Lemke para 25hours Hotels
Stephan Lemke para 25hours Hotels

25 hours Bikini Berlin
Endereço: Budapester Str. 40. Tiergarten
Diárias a partir de 140 euros para duas pessoas

Sir Savigny

Com uma atmosfera mais adulta, o Sir Savigny tem um conceito literário-filosófico no storytelling, já que essa área de Charlottenburg é famosa por ser a parte mais intelectual da cidade. Por isso, a decoração tem muitas referências vintage, com ares de speakeasy: madeira escura, mini-bar com design antigo com garrafas de gim disponíveis, taças saídas de um filme dos anos 20, arte com referências a Nietzsche e detalhes maravilhosos, como o interfone do serviço de quarto – uma campainha dourada na parede à moda antiga.

Foto: Steve Herud
Foto: Steve Herud
Foto: Steve Herud
Foto: Steve Herud

O hotel conta com uma unidade do The Butcher, restaurante que surgiu em Amsterdã e é um sucesso por lá. Especializado em carnes, o hambúrguer promete ser um dos melhores da cidade.

Sir Savigny Hotel
Endereço: Kantstraße 144. Charlottenburg
Diárias a partir de 130 euros para duas pessoas

Onde comer

NENI

No terraço do 25hours Berlin fica o NENI, um dos restaurantes mais instagramáveis de Berlim por vários motivos: localização, comida e design. O ambiente é bem relaxado e a filosofia do local é: divida tudo com os amigos.

Foto: Sarah Sioli Galvão
Foto: Sarah Sioli Galvão

A cozinha é israelense, e por isso dá para provar clássicos como babaganoush, sabich, falafel e hamshuka (homus com carne bovina e suína). Tudo bem preparado, temperos na medida certa e com ingredientes frescos. Não saia do NENI sem provar o knafeh, sobremesa dos deuses: massa de kadayir com mozzarella e ricota assadas com sorvete de iogurte e pistache moído.

Frango com empanada de amêndoas com batata doce frita e hamshuka. Foto: Sarah Sioli Galvão
Frango com empanada de amêndoas com batata doce frita e hamshuka. Foto: Sarah Sioli Galvão
O maravilhoso Knafeh. Foto: Helena Nacinovic
O maravilhoso Knafeh. Foto: Helena Nacinovic

Tudo isso do 10º andar do prédio, com vistas de tirar o fôlego da parte oeste da cidade e uma decoração que também mescla design contemporâneo com muito verde. Um restaurante que é uma atração turística em si, de tão bonito que é.

NENI Berlin
Endereço: Budapester Str. 40. Tiergarten
Horários:De segunda a sexta, das 12h às 23h; sábados e domingos, das 12:30h às 23h

Thai park

Foto: Flickr Micharl_be
Foto: Flickr Micharl_be

Se estiver um dia de sol durante o fim de semana, não pense duas vezes:  vá ao Preußenpark para aproveitar o ¨Thai Park¨. Umas tiazinhas tailandesas montam suas barraquinhas na grama e cozinham ali mesmo. A variedade é enorme, desde Pad Thai, saladas frias, sobremesas fritas e muito mais. Leve a canga para sentar na grama e passe a tarde batendo papo com os amigos. A atmosfera é deliciosa no verão. O preço é ridículamente barato e a comida é beeem gostosa. Street Food true, sem hipsterismos.

Thai Park
Endereço: Preußenpark – Brandenburgische Str. Wilmersdorf
Horários:Sábados e domingos de sol, das 12h às 22h

Rogacki

Foto: Flickr Stijn Nieuwendijk
Foto: Flickr Stijn Nieuwendijk

A Rogacki é uma deli gigantesca e icônica do oeste de Berlim. A especialidade são peixes, ovas e frutos do mar, mas dá para provar as famosas linguiças alemãs com chucrute, assim como joelho de porco, schnitzel e outras iguarias tradicionais. Cada tipo de comida tem um quiosque diferente e você pode comer lá de pé ou levar para casa. Anthony Bourdain já passou por lá e se apaixonou.

Rogacki
Endereço:Wilmersdorfer Str. 145/46. Charlottenburg

Kantstrasse

A Kantstrasse e arredores são a meca da cozinha oriental em Berlim. Dá para encontrar uma infinidade de restaurantes chineses (de diferentes regiões), tailandeses, vietnamitas, coreanos e por aí vai. Alguns dos mais populares são o Papaya e Lon-Men’s Noodle House. Mas são tantos na zona que fica muito difícil escolher o melhor. Uma coisa é certa em comum: eles são bem baratinhos.

Onde tomar um café

Kame Japanese Bakery

Foto: Sarah Sioli Galvão
Foto: Sarah Sioli Galvão

Já que a área da Kantstrasse tem fortes influências orientais, não poderia faltar um café japonês tradicional. Todos que trabalham no Kame são japas e servem comidas descomplicadas, rápidas e gostosas, como Tonkatsu Care. Mas o melhor fica por conta das sobremesas, como o cheesecake de matcha ou yuzu, cookies de matcha e por aí vai. Uma delícia para tomar um chá e comer um delicado doce japonês, principalmente nos dias de frio em Berlim.

Kame Japanese Bakery
Endereço:Leibnizstraße 45. Charlottenburg
Horários:De segunda a sábado de 9h às 20h. Fechado aos domingos

Konditorei Buchwald

Foto: Flickr Stijn Nieuwendijk
Foto: Flickr Stijn Nieuwendijk

Café com mais de 160 anos de tradição e um ótimo lugar para quem quer comer um bolo alemão com café. Desde a famosa torta de maçã, passando pelos bolos com frutas vermelhas e muito mais. O Konditorei Buchwald é Berlim vintage e true do oeste.

Konditorei Buchwald
Endereço: Bartningallee 29. Tiergarten
Horários: De segunda a sábado de 8h às 18h, domingo de 9h às 18h

Brot und butter

Essa deli vende queijos locais e importados, pães fresquinhos, salsichas e mais. A boa notícia é que a Brot und butter conta com serviço dentro do local. Por isso, dá para provar o tradicional café da manhã alemão (com muitos frios, queijos, pães e pastinhas). Toda a base é o pão preto da casa, servido com a manteiga também de fabricação própria, a Odenwälder. Lugar tradicionalíssimo do oeste de Berlim.

Brot und butter
Endereço: Hardenbergstraße 4-5. Tiergarten
Horários: De segunda a sexta de 8h às 20h, sábado de 8h às 18h. Fechado aos domingos

Onde comprar

Paper and Tea

Foto: Sarah Sioli Galvão
Foto: Sarah Sioli Galvão

Quem é louco por chá, tem que passar pela Paper and Tea. A loja é delicadíssima, seja nas lindas embalagens, na apresentação dos chás e na variedade enorme dos mesmos. Para os puristas, a Paper and Tea oferece diferentes tipos de chá branco, verde e preto de diversas regiões do mundo, além de blends especiais e perfumados, como o Unter den Linden, de maçã e flores.

Paper and Tea
Endereço: Bleibtreustraße 4. Charlottenburg
Horários: De segunda a sábado de 8h às 20h. Fechado aos domingos

KaDeWe

Foto: Flickr Franco dal Molin
Foto: Flickr Franco dal Molin

A maior loja de departamentos do país era o símbolo da Alemanha Ocidental e capitalista. Lá dá para encontrar de tudo, porém o mais especial (pelo menos para quem gosta de comer) é o food hall da KaDeWe. O andar tem corredores intermináveis de frios, queijos, temperos, tortas e outros objetos de desejo. É um dos maiores e melhores supermercados do mundo, vale a pena uma espiadinha.

KaDeWe
Endereço:Tauentzienstraße 21-24. Charlottenburg
Horários:De segunda a quinta de 10h às 20h, sexta de 10h às 21h, sábados de 9:30h às 20h, domingos de 13h às 18h

Stilwerk

Foto: Flickr Visit Berlin
Foto: Flickr Visit Berlin

O Stilwerk é um shopping dedicado totalmente ao design, com mais de 50 lojas. Infelizmente a maioria das coisas não cabe na mala. Mas é um lugar bem interessante para se inspirar, ver objetos modernos e contemporâneos de alta qualidade e conhecer novas marcas. Para os design lovers.

Stilwerk
Endereço: Kantstraße 17.  Charlottenburg
Horários: De segunda a sábado de 10h às 19h. Fechado aos domingos

Andreas Murkudis

andreas-murkudis

A maior e mais completa loja multimarcas de Berlim fica dentro de um hof (como são chamados os jardins internos dos edifícios) em um prédio industrial. A loja de Andreas Murkudis é um espaço amplo, minimalista e com um pé direito gigantesco. A seleção de moda tem marcas como Céline, Margiela e A.P.C, óculos Mykita, perfumes Byredo e muito mais. A curadoria é cuidadosa e a seleção de objetos é de tirar o chapéu.

Andreas Murkudis
Endereço: Potsdamer Straße 81e.  Schönberg
Horários: De segunda a sábado de 10h às 20h. Fechado aos domingos

Onde Beber

Monkey Bar

Foto: Stephan Lemke para 25hours Hotels
Foto: Stephan Lemke para 25hours Hotels

Ainda no maravilhoso 25hours Bikini Berlin, dá para badalar muito no Monkey Bar. No terraço do edifício no 10º andar, é possível curtir a vista de tirar o fôlego no inverno ou no verão, já que todas as janelas são de vidro. Nos meses de calor, melhor ainda, pois o Monkey tem seu próprio rooftop. As comidinhas são feitas pelo NENI e os drinks são muito bem preparados. O design no Monkey é outro espetáculo à parte, e pela foto dá para sentir um pouco o clima.

Monkey Bar
Endereço: Budapester Str. 40. Tiergarten
Horários: De segunda a sábado de 10h às 20h. Fechado aos domingos

Onde relaxar

Liquidrom

Foto: Flickr Aaron Muszalski
Foto: Flickr Aaron Muszalski

Seja depois de se jogar na balada ou para dar um mimo a si mesmo, uma visitinha do Liquidrom vale a pena. O spa conta com diversos tipos de saunas diferentes, desde a tradicional à vapor até a sauna do Himalaya. A piscina tem um design bem futurista e é de água salgada, contando também com sistema de som para que a música seja escutada até debaixo d´água. 4 horas de uso da piscina e dos banhos custam 24,50 euros e é possível alugar toalhas e roupões. O espaço é enorme e a curiosidade fica por conta do nudismo: é proibido entrar de roupa nas saunas. Para se liberar!

Liquidrom
Endereço: Möckernstraße 10. Kreuzberg
Horários:De segunda a sábado de 10h às 20h. Fechado aos domingos

O que ver

C/O Berlin

Foto: Flickr Osmar Valdebenito
Foto: Flickr Osmar Valdebenito

A C/O Berlin é uma galeria de arte focada em fotografia, com exposições passadas de gente como Nan Goldin e Anton Corbijn e Sebastião Salgado. Confira aqui as exposições que estão rolando por lá.

C/O Berlin
Endereço:Hardenbergstraße 22-24. Tiergarten
Horários: todos os dias 11h às 20h

Cinemateca Alemã e o Museu do Filme e TV (Deutsche Kinemathek, Museum für Film und Fernsehen)

Foto: Sarah Sioli Galvão
Foto: Sarah Sioli Galvão

Para os apaixonados por cinema, a cinemateca alemã e o museu do filme e da televisão tem uma exposição permanente que conta a história do cinema no país. Passando pelos filmes da controversa Leni Riefenstahl, uma boa parte focada na grande estrela Marlene Dietrich e o ótimo cinema alemão contemporâneo, o acervo é bem rico e relaciona a indústria local com os fatos históricos da Alemanha . O jogo de espelhos com influência no incrível Expressionismo Alemão vai te dar várias fotos lindas para seu Instagram.

Deutsche Kinemathek, Museum für Film und Fernsehen
Endereço: Potsdamer Straße 2. Potsdamer Platz
Horários: Diariamente, das 10 às 18h. Não abre às terças-feiras..

Rolé Christiane F.

Foto: Sarah Sioli Galvão
Foto: Sarah Sioli Galvão

Se você é fã do livro, do filme (e agora da série) e, principalmente, da trilha do David Bowie, pode dar uma voltinha pelo oeste da cidade para caçar as referências dessa história que é um clássico de Berlim. A estação Zoologischer Garten era onde Christiane F. e sua gangue se prostituíam, usavam drogas e passavam o tempo. Hoje não existe nada desse submundo presente na estação, somente gente indo de um lugar ao outro. Em frente, está o icônico prédio com a estrela da Mercedes Benz, imortalizado pela cena em que Christiane F. e seus amigos fogem da polícia. Ouça ¨Heroes do David Bowie enquanto passa pelos lugares e mergulhe no mundo da suja e decadente Berlim Ocidental.

Se você tiver outros lugares do oeste de Berlim que são bacanas, divida com a gente nos comentários!

Foto de destaque: Sarah Sioli Galvão – Este guia foi atualizado em dezembro 2021.

Quem escreveu

Sarah Galvao

Data

28 de October, 2016

Share

Sarah Galvao

A Sarah morou em 5 cidades diferentes nos últimos 9 anos, seja a trabalho ou no sabático que tirou em Barcelona. Na hora de planejar uma viagem, gasta 70% do tempo pensando onde vai comer, porém tenta queimar as calorias conhecendo as cidades de bike . Já teve que renovar passaporte por falta de espaço para novos carimbos mas ainda tem a África e Oceania como pendências.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.