Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Floresta Negra, onde os contos de fadas acontecem

Quem escreveu

Alecsandra Matias

Data

22 de November, 2016

Share

Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, João Maria e muitas outras histórias escritas pelos irmãos Grimm têm como cenário sombrio a Floresta Negra (der Schwarzwald), que se estende por mais de 200 quilômetros no sul da Alemanha.

Destino preferido dos alemães em férias, a região é bastante chuvosa e por conta disto as árvores, em sua maioria pinheiros, têm muitos galhos e folhas. Assim, a incidência de luz é bem baixa e a floresta torna-se bastante escura (daí o nome, Floresta Negra). Dizem, ainda, que a seiva dos pinheiros mata qualquer outro tipo de árvore.

Outra coisa: antes dos irmãos Grimm, os contos de fadas eram tenebrosos. Era um tal das irmãs da Cinderela cortarem os pés para caberem no sapatinho; de João e Maria serem abandonados pelos pais na floresta e, nem quero falar dos fatos que envolvem Chapeuzinho Vermelho, a vovó e o Lobo Mau. Por isso, a Floresta Negra era paisagem perfeita. Confesso que dá um tiquinho de medo!

Floresta Negra. Frauelster. Flickr.
Floresta Negra. Frauelster. Flickr.

No meio do outono europeu, a Floresta Negra é um lugar incrível com vales verdes, lagos espelhados, vilarejos simpáticos e casinhas em enxaimel – aquelas bem típicas da Alemanha. Sem contar a culinária, que é um arraso! O verdadeiro bolo floresta negra, em alemão, o Schwarzwälder Kirschtorte (literalmente, Bolo de Cereja da Floresta Negra) tem sua receita envolvida em controvérsias. Há relatos populares que um confeiteiro alemão criou a receita deste bolo inspirado na floresta, nos anos 1900: o chocolate seria os galhos e cascas das árvores, a cereja é o kirsh (licor feito destas mesmas cerejas) e o chantilly, a neve que cai intensamente nesta região durante o inverno. Há outra versão que diz que as cores do bolo são a representação das cores de um traje feminino típico da região. Outros dizem que a influência da Floresta Negra seria somente pelo uso do licor de cerejas, típico da região. E outros dizem ainda que a receita tem um pezinho na Suíça e em outras partes da Alemanha, como por exemplo, Bonn (a 500 km da Floresta Negra). No fim, só posso dizer que o Bolo Floresta Negra de lá é uma tentação.

Uma das portas de entrada principais da Floresta Negra é a cidade de Baden-Baden. As outras são Offenburg e Freiburg, ambas na fronteira com a França, cidades ideais para quem vem da região de Estrasburgo. Se você optar por sair da Alemanha, saia de trem de Frankfurt – é só 1h40 de viagem até Baden-Baden que é um chiquê só. Famosa por sua água rejuvenescedora, inclusive Baden quer dizer banho em alemão, a cidade tem um jardim público muito bonito (o da Lichtentaler Allee), cassinos, teatro, museus, restaurantes e banhos terapêuticos. Porém, se você está focado na Floresta Negra, então já na estação de trem da cidade tem diversos guichês que oferecem trilhas para todos os gostos.

Baden-Baden. Paolo C. Flickr.
Baden-Baden. Paolo C. Flickr.
Lichtentaler Allee. SteffBoe. Flickr
Lichtentaler Allee. SteffBoe. Flickr

Caso você opte pelo carro, a rodovia é a B500 (Schwarzwaldhochstraße) que segue montanha acima. Há inúmeras trilhas neste caminho e a parada no lago Mummelsee é obrigatória para compreender a lindeza do lugar. A estrada termina em Freudenstadt, cidade que ainda guarda a destruição ocorrida durante a II Guerra Mundial.

Lago Mummelsee. Dlelor. Flickr.
Lago Mummelsee. Dlelor. Flickr.

Depois pegue a B462 (Schwarzwald-Tälerstrasse) – estrada dos vales da Floresta Negra. Reserve um tempo para admirar Forbach, cidade dos contos de fadas (neste caso, os que têm final feliz). A cidade é repleta de casinhas de bonecas e relógios cucos que são vendidos em lojinhas mais graciosas ainda.

Forbach. Grzegorz Jereczek. Flickr.
Forbach. Grzegorz Jereczek. Flickr.

Gostou da ideia de fazer o roteiro turístico mais antigo dos alemães? Então, já aviso que no caminho da Floresta Negra e depois dele, há muitas outras cidades e vilarejos encantadores, onde sempre vale a pena uma paradinha para um café ou uma refeição, ou ainda, para ver os contos de fadas acontecerem diante dos olhos.

Quem escreveu

Alecsandra Matias

Data

22 de November, 2016

Share

Alecsandra Matias

Rata de galerias e museus, não perde a oportunidade de ir procurar aquela tela, escultura ou monumento famosos que todos só conhecem pelos livros.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.