Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Eventos imperdíveis em São Paulo em julho

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

28 de June, 2016

Share

Passamos oficialmente da metade do ano, as férias escolares chegaram e a cidade vai ficando um pouco mais vazia. Mas isso não quer dizer que ela para, aah, não mesmo! São Paulo ainda oferece muitas atrações neste mês, e selecionamos alguns eventos, shows, exposições e atividades para você colocar na agenda e não se perder! Vem com a gente que o mês está agitado!

Dono de um currículo invejável, que inclui 4 Grammys e participações em mais de 100 (!) discos de ouro, Larry Carlton carrega consigo o apelido de “músico dos músicos”. O mestre faz apresentação única no Bourbon Street, no dia 19 de Julho, e tem todo o jeitão de ser histórico! Corra para garantir seu ingresso e conferir de perto uma lenda da música mundial!

gold

Que programação caprichadíssima e completa essa do 1º Encontro Internacional de Discotecas, que rola no Centro Cultural São Paulo entre os dias 19 e 22. Teremos palestras, workshops, seminários e conferências, tudo girando embaixo da agulha das comemorações dos 80 anos da Discoteca Oneyda Alvarenga, que conta com um catálogo gigantesco de gravações, discos e livros relacionados a música. Entre os destaques, a conversa sobre a história da própria Discoteca, debate sobre digitalização de arquivos sonoros e uma bate papo sobre coleções de 78 rotações, mídia que muita gente nem sabe que existiu. Se inscreva através do site e escolha seu roteiro entre as muitas opções que o evento disponibiliza!

experimental

Outro evento com programação finíssima que rola em Julho é a segunda edição do FIME – Festival Internacional de Música Experimental. Também com uma programação vasta e abrangente, o festival promete dar um panorama da música experimental no Brasil e no mundo. Entre os dias 16 e 30, mais de 20 bandas e artistas brasileiros e gringos se apresentarão em vários lugares de São Paulo, além de debates e palestras. A edição deste ano tem como tema o limite, como a galera explica na página do evento: “Um ponto central para a programação desta edição do festival é a ideia de limite, ideia esta aberta a várias interpretações, que se relacionam, por exemplo, aos limites físicos do intérprete e do espectador; aos limites entre música e silêncio, música e ruído; à dissolução de fronteiras entre práticas, gêneros e formatos; dentre outros”

martin-parr-20

A mostra anual de fotografia do MIS esse ano tá muitíssimo bem representada! Martin Parr, um dos nomes mais famosos da fotografia na Inglaterra e no mundo, traz seu estilo documental e weird em 244 fotos, a maior exposição que o artista já fez na América do Sul. São fotos cheias de sátiras da vida moderna, especialmente dos ingleses e suas particularidades. Corre para não perder esta exposição, pois vai somente até dia 24!

copi

Este aqui tem que correr para não perder, pois vai só até o dia 03! O Itaú Cultural apresenta a peça “O Homossexual ou A Dificuldade de Se Expressar”, do dramaturgo e cartunista argentino Copi. Como suas peças raramente são montadas por aqui, não dê bobeira e vá ver essa comédia visionária (foi escrita em 1967) e que tem como tema principal a transsexualidade, onde as duas personagens centrais são exiladas na Sibéria por conta de sua mudança de sexo. Muito elogiada pela crítica especializada, a montagem mostra um pouco do universo de Copi, onde a sexualidade é encarada de forma libertária e sem barreiras.

Pratão cheio para quem curte indie rock, as bandas Wild Nothing, Surfer Blood e o garoto Ryley Walker se apresentam na Praça Dom José Gaspar, no dia 17. Além das bandas, vai rolar também edições especiais das melhores festas da cidade, em mais de 8 horas de festival! E o melhor de tudo: de graça! Já deixei o domingo reservado pois o lance promete!

mutantes

A fase prog dos Mutantes revisitada e contada ao vivo! Nos dias 14 e 15, a mesma banda que gravou o cabeçudão “Tudo Foi Feito Pelo Sol” se junta novamente para tocar o disco na íntegra! Já sem Rita Lee e Arnaldo Baptista, a banda na época era comandada pelo guitarrista Sérgio Dias e embarcava nas viagens intergaláticas e sensoriais, tudo isso regado a muito ácido. Os ingressos para os shows históricos no Sesc Belezinho já estão à venda.

volpi

Tido como um dos principais pintores modernistas do Brasil, Alfredo Volpi é o homenageado na exposição “Pequenos Formatos”. O Museu de Arte Moderna juntou uma série de estudos e pequenas obras do pintor, cobrindo praticamente todas as fases de sua carreira, inclusive suas famosas bandeirolas, já na fase do abstracionismo geométrico e inspirado pelas festas juninas. A exposição fica em cartaz até Dezembro.

picasso

Que Pablo Picasso era prolífico e produzia obras como quem troca de camiseta não é novidade nenhuma. Portanto, mesmo que você já tenha visto outras exposições do mestre cubista, vale encarar a exposição montada no Instituto Tomie Ohtake, que vai até meados de Agosto. São mais de 150 peças, em sua maioria inéditas por aqui, e pertencentes ao Musée National Picasso-ParisSão pinturas, gravuras, desenhos e esculturas, todos fundamentados na relação especial mantida pelo artista com suas próprias obras. E agora, para evitar as chatas filas que costumam rolar no Instituto, você pode comprar o ingresso com dia e horário de visitação pré-marcados.

yolanda

Yolanda Penteado, Francisco Assis Chateaubriand (o Chatô) e Francisco Matarazzo Sobrinho são três grandes mecenas brasileiros e fizeram muito pela cultural brasileira. Além de terem criado o MAM SP, o MASP, a Bienal de São Paulo, os Museus Regionais e contribuírem para a criação do MAC USP, ainda estão envolvidos na criação do Teatro Brasileiro de Comédia e da Vera Cruz, primeira tentativa brasileira de termos um estúdio de cinema. A exposição “A ‘Gran Dama’ Das Artes”, em cartaz no Solar da Marquesa de Santos, faz jus à grande mulher que Yolanda foi, mostrando em 5 salas documentos e imagens que abordam sua vida pessoal, a parceria com seu marido, além de informações sobre sua gestão em instituições artístico-culturais. Que mulher incrível!

ney

Uau, quatro dias de Ney Matogrosso no Sesc Pinheiros! O cantor apresenta seu show “Atento aos Sinais, entre os dias 28 e 31, em que interpreta músicos da nova geração como Criolo e Dani Black, e também revisita velhos e imortais clássico de seu repertório. São 40 anos de carreira e mais de 30 discos no currículo e com uma saúde e presença de palco invejáveis. A venda on-line dos ingressos começa no dia 20, então coloque um aviso no celular para não perder esse show sensacional!

bannersol

*Este guia teve colaboração do Danilo Cabral, que encabeça o projeto @tavapassando

Save

Save

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

28 de June, 2016

Share

Chicken or Pasta

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.