Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Passamos oficialmente da metade do ano, as férias escolares chegaram e a cidade vai ficando um pouco mais vazia. Mas isso não quer dizer que ela para, aah, não mesmo! São Paulo ainda oferece muitas atrações neste mês, e selecionamos alguns eventos, shows, exposições e atividades para você colocar na agenda e não se perder! Vem com a gente que o mês está agitado!
Dono de um currículo invejável, que inclui 4 Grammys e participações em mais de 100 (!) discos de ouro, Larry Carlton carrega consigo o apelido de “músico dos músicos”. O mestre faz apresentação única no Bourbon Street, no dia 19 de Julho, e tem todo o jeitão de ser histórico! Corra para garantir seu ingresso e conferir de perto uma lenda da música mundial!
Que programação caprichadíssima e completa essa do 1º Encontro Internacional de Discotecas, que rola no Centro Cultural São Paulo entre os dias 19 e 22. Teremos palestras, workshops, seminários e conferências, tudo girando embaixo da agulha das comemorações dos 80 anos da Discoteca Oneyda Alvarenga, que conta com um catálogo gigantesco de gravações, discos e livros relacionados a música. Entre os destaques, a conversa sobre a história da própria Discoteca, debate sobre digitalização de arquivos sonoros e uma bate papo sobre coleções de 78 rotações, mídia que muita gente nem sabe que existiu. Se inscreva através do site e escolha seu roteiro entre as muitas opções que o evento disponibiliza!
Outro evento com programação finíssima que rola em Julho é a segunda edição do FIME – Festival Internacional de Música Experimental. Também com uma programação vasta e abrangente, o festival promete dar um panorama da música experimental no Brasil e no mundo. Entre os dias 16 e 30, mais de 20 bandas e artistas brasileiros e gringos se apresentarão em vários lugares de São Paulo, além de debates e palestras. A edição deste ano tem como tema o limite, como a galera explica na página do evento: “Um ponto central para a programação desta edição do festival é a ideia de limite, ideia esta aberta a várias interpretações, que se relacionam, por exemplo, aos limites físicos do intérprete e do espectador; aos limites entre música e silêncio, música e ruído; à dissolução de fronteiras entre práticas, gêneros e formatos; dentre outros”
A mostra anual de fotografia do MIS esse ano tá muitíssimo bem representada! Martin Parr, um dos nomes mais famosos da fotografia na Inglaterra e no mundo, traz seu estilo documental e weird em 244 fotos, a maior exposição que o artista já fez na América do Sul. São fotos cheias de sátiras da vida moderna, especialmente dos ingleses e suas particularidades. Corre para não perder esta exposição, pois vai somente até dia 24!
Este aqui tem que correr para não perder, pois vai só até o dia 03! O Itaú Cultural apresenta a peça “O Homossexual ou A Dificuldade de Se Expressar”, do dramaturgo e cartunista argentino Copi. Como suas peças raramente são montadas por aqui, não dê bobeira e vá ver essa comédia visionária (foi escrita em 1967) e que tem como tema principal a transsexualidade, onde as duas personagens centrais são exiladas na Sibéria por conta de sua mudança de sexo. Muito elogiada pela crítica especializada, a montagem mostra um pouco do universo de Copi, onde a sexualidade é encarada de forma libertária e sem barreiras.
Pratão cheio para quem curte indie rock, as bandas Wild Nothing, Surfer Blood e o garoto Ryley Walker se apresentam na Praça Dom José Gaspar, no dia 17. Além das bandas, vai rolar também edições especiais das melhores festas da cidade, em mais de 8 horas de festival! E o melhor de tudo: de graça! Já deixei o domingo reservado pois o lance promete!
A fase prog dos Mutantes revisitada e contada ao vivo! Nos dias 14 e 15, a mesma banda que gravou o cabeçudão “Tudo Foi Feito Pelo Sol” se junta novamente para tocar o disco na íntegra! Já sem Rita Lee e Arnaldo Baptista, a banda na época era comandada pelo guitarrista Sérgio Dias e embarcava nas viagens intergaláticas e sensoriais, tudo isso regado a muito ácido. Os ingressos para os shows históricos no Sesc Belezinho já estão à venda.
Tido como um dos principais pintores modernistas do Brasil, Alfredo Volpi é o homenageado na exposição “Pequenos Formatos”. O Museu de Arte Moderna juntou uma série de estudos e pequenas obras do pintor, cobrindo praticamente todas as fases de sua carreira, inclusive suas famosas bandeirolas, já na fase do abstracionismo geométrico e inspirado pelas festas juninas. A exposição fica em cartaz até Dezembro.
Que Pablo Picasso era prolífico e produzia obras como quem troca de camiseta não é novidade nenhuma. Portanto, mesmo que você já tenha visto outras exposições do mestre cubista, vale encarar a exposição montada no Instituto Tomie Ohtake, que vai até meados de Agosto. São mais de 150 peças, em sua maioria inéditas por aqui, e pertencentes ao Musée National Picasso-Paris. São pinturas, gravuras, desenhos e esculturas, todos fundamentados na relação especial mantida pelo artista com suas próprias obras. E agora, para evitar as chatas filas que costumam rolar no Instituto, você pode comprar o ingresso com dia e horário de visitação pré-marcados.
Yolanda Penteado, Francisco Assis Chateaubriand (o Chatô) e Francisco Matarazzo Sobrinho são três grandes mecenas brasileiros e fizeram muito pela cultural brasileira. Além de terem criado o MAM SP, o MASP, a Bienal de São Paulo, os Museus Regionais e contribuírem para a criação do MAC USP, ainda estão envolvidos na criação do Teatro Brasileiro de Comédia e da Vera Cruz, primeira tentativa brasileira de termos um estúdio de cinema. A exposição “A ‘Gran Dama’ Das Artes”, em cartaz no Solar da Marquesa de Santos, faz jus à grande mulher que Yolanda foi, mostrando em 5 salas documentos e imagens que abordam sua vida pessoal, a parceria com seu marido, além de informações sobre sua gestão em instituições artístico-culturais. Que mulher incrível!
Uau, quatro dias de Ney Matogrosso no Sesc Pinheiros! O cantor apresenta seu show “Atento aos Sinais, entre os dias 28 e 31, em que interpreta músicos da nova geração como Criolo e Dani Black, e também revisita velhos e imortais clássico de seu repertório. São 40 anos de carreira e mais de 30 discos no currículo e com uma saúde e presença de palco invejáveis. A venda on-line dos ingressos começa no dia 20, então coloque um aviso no celular para não perder esse show sensacional!
*Este guia teve colaboração do Danilo Cabral, que encabeça o projeto @tavapassando
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.