Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Diwali, o Ano Novo indiano invade São Paulo com muita cultura e gastronomia

Quem escreveu

Jo Machado

Data

28 de October, 2016

Share

Apresentado por

No próximo dia 30 de outubro, domingo, se comemora o Diwali, uma das maiores festas religiosas da Índia. A celebração também é conhecida como “o festival das luzes” e  marca a transição de ano no calendário hindu, oficialmente celebrado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre entre o final de outubro e o início de novembro pelo nosso calendário.
Durante as celebrações do Diwali, os indianos se preparam, limpam e organizam as casas e os jardins para presentear os outros, desejando muita luz. Como no ocidente, acendem velas e lançam fogos de artifício. Sem mencionar as diversas superstições e simpatias de mudança de ano, semelhantes às brasileiras. Usar roupas novas, comer e compartilhar determinados alimentos e morder sete vezes uma moeda de prata, pedindo boa sorte espiritual e realizações materiais.
E como São Paulo abriga uma considerável comunidade indiana, as celebração vão acontecer em diversos lugares da cidade. Além dos festivais culturais, sempre tem yoga, danças típicas e a famosa e tradicional Agni Hotra, a cerimônia dos fogos. E claro, tem feiras gastronômicas, com o mais tradicional da culinária indiana e  menus especiais em  diversos restaurantes indianos consagrados da cidade.
O domingo é dia de celebrar um recomeço, um novo tempo. Seja você indiano, hindu ou apenas um simpatizante dessa cultura tão rica de cores e sabores. E para facilitar, separamos algumas sugestões para você aproveitar o Diwali em São Paulo.

Festival Indiano de Cultura e Gastronomia

14611036_1089619397801050_6526288052070182197_n
Foto: Divulgação

Dança, música e muita comida indiana típica vão invadir a Associação Atlética de Medicina da USP nesse domingo. Como parte da ZenFest com Feira Gastronômica do Bem, o evento vai reunir, além de diversas manifestações culturais, uma grande feira gastronômica vegana com os mais tradicionais pratos indianos, nesse ambiente incrível e arborizado que é a AAMUSP. Este realmente não dá para perder.
Festival Indiano de Cultura e Gastronomia
Dia 30 de outubro, das 11h as 20h
Associação Atlética de Medicina da USP

Arthur de Azevedo, n° 1 – Cerqueira César / Ao lado do Metrô Clínicas
Entrada Gratuita

Restaurante Bawarchi

bawarchi
Foto: Divulgação

Um dos nossos xodózinhos quando o assunto é comida indiana, de ambiente simples, atendimento atencioso e comida marcante, o Bawarchi preserva os sabores indianos mais tradicionais em seus pratos. É uma ótima opção para um almoço diferente ou para celebrar o Diwari. O Bawarchi ainda oferece um serviço de delivery com preço pra lá de justo. Se caso a idéia seja comemorar o Diwali em casa, é só pedir!
Bawarchi
De terça à domingo, das 12h às 15h e das 19h às 23h; Segunda, das 19h às 23h.
Rua Humberto, 281 – Vila Mariana
$$

Samosa & Company

captura-de-tela-2016-10-27-as-2-43-27-pm
Foto: Divulgação

Com uma nova filial recém inaugurada nos Jardins, o Samosa & Company também é um dos nosso prediletos. A comida autenticamente indiana e de preço justo, somada a simpatia do Sr. Vijay e de sua esposa e chef do restaurante Sra. Deepali, fazem da experiência de comer no Samosa um momento muito especial. Ainda não provamos a filial dos Jardins, por isso recomendamos a da Vila Mariana como primeira opção sempre.

Fechado na segunda; Terça à domingo, das 12h às 15h e das 19h às 22h30; Feriados, das 12h às 15h.
Rua Padre Machado,137  – Vila Mariana
Al. Jau, 1639 – Jardim Paulista
$$$

Tandoor

O Tandoor é um exemplo de restaurante que consegue manter íntegras algumas tradições milenares indianas.  A comida do Tandoor se reflete nos molhos e temperos autênticos que utilizam em todos os pratos e no tradicional forno de barro do noroeste da Índia, que dá nome ao restaurante. Os espetos servidos na casa são colocados na parte central do forno, enquanto os pães são assados na paredes de dentro. Um restaurante de sabores marcantes e aromas tradicionais, que serve uma ótima comida vegetariana e outros diversos pratos típicos indianos. Indicamos!
Tandoor
Domingo e segunda, das 19h às 22h; Terça a quinta, 19h às 23h; Sexta e sábado, das 19h às 0h

Rua Doutor Rafael de Barros, 408 – Paraíso
$$$
___
Imagem destaque: Arian Zwegers

Quem escreveu

Jo Machado

Data

28 de October, 2016

Share

Apresentado por

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.