Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Destino África: 5 razões para ir para República Democrática do Congo

Quem escreveu

Jo Machado

Data

13 de June, 2016

Share

Seguindo a nossa série de países africanos para visitar, essa semana nosso destino é a República Democrática do Congo. Dentre os diversos países do continente africano, o RDC é o mais próximo da África que conhecemos pelos filmes de Tarzan.

O Congo, embora não seja um destino de viagem muito comum por conta das diversas guerras tribais que o país enfrentou, é um país onde ficar parado descansando não é mesmo uma opção. O país é uma experiência e é preciso ser uma pessoa ativa – com todo o respeito pela natureza e pela cultura local – e que goste de aprender, observar e não ter nenhuma objeção ao contato social. Afinal, o país é feito de belas paisagens e de um povo cheio de carinho e calor humano.

20160509_112610
Médard Tambwe

Durante a INDABA 2016, conversamos com Médard Tambwe, responsável pela autoridade turística daquele país, que nos deu bons e instigantes motivos para conhecer o Congo.

Ah! Vale lembrar que a República Democrática do Congo e a República do Congo não são o mesmo país, viu? Mas tudo bem se confundir!

1 – VULCÕES ATIVOS

Foto: Cai Tjeenk Willink - Wikipedia
Foto: Cai Tjeenk Willink – Wikipedia

Grande vulcões estão situados dentro do território do país, dentro da cadeia de vulcões que formam as Montanhas Virunga. A cordilheira toda é constituída de oito vulcões maiores que, em sua maioria, já não são mais ativos. As exceções são os montes Nyiragongo, de 3462 metros, e Nyamuragira de 3063 metros, ambos em território da RDC. A última erupção foi em 2002 e desde lá, diversas atividades ligadas ao turismo se desenvolvem em torno desses vulcões, como trekking, escalada, passeios guiados etc.

2 – MÚSICA POR TODOS OS LADOS

Como um bom país africano, o RDC também carrega uma atmosfera muito festiva e musical. Por todos os cantos do país ecoam os ritmos da rumba congolesa, do soukous e do ndombolo, acompanhados de seus respectivos e excêntricos passos de dança. Segundo o New York Times, as maiores estrelas do país, músicos congoleses como Koffi Olomide, Papa Wemba e Werrason, podem lotar os maiores clubes de Joanesburgo a Paris tão rápido quando Justin Bieber.

3 – A MAIOR QUEDA D’ÁGUA DO CONTINENTE AFRICANO

Embora não seja uma cachoeira propriamente dita, a Inga Falls é parte de uma série de corredeiras ao longo Rio Congo, onde o rio sofre um declive de 96 metros em menos de 15 quilômetros. A principal parte dessas corredeiras, no entanto, ocorre onde o rio faz uma curva bem acentuada, abrindo caminho para uma queda quase vertical de aproximadamente 30 metros. Nessa parte do rio, as quedas tem alguns quilômetros de largura, separadas em centenas de canais, riachos ilhas e rochas. Local muito procurado por turistas e aventureiros para prática de esportes como canoismo, rafting e rapel.

4 – VIDA SELVAGEM FENOMENAL

Foto: Raul654 - Wikipedia
Foto: Raul654 – Wikipedia

Com em todo país africano, a vida selvagem e as paisagens são a menina dos olhos da RDC. Alguns animais bem pouco conhecidos são encontrados somente por lá, como o Bonobo, uma espécie de chipanzé pigmeu que habita as florestas do país. E o Ocapi, uma espécie de mashup entre uma paca e uma zebra. Super excêntrico!

5 – UM POUCO DE CADA VIZINHO

Foto: Doublearc - Wikipedia
Foto: Doublearc – Wikipedia

Por estar localizada bem no centro do continente africano, a RDC se orgulha das suas qualidades próprias, mas também da diversidade de culturas vindas através de suas fronteiras. “Somos mais que apenas um país africano. Somos todos em um só.”, enfatiza Tambwe. Dá para fazer uma visita e conhecer muito da África em uma só fronteira.

Se ainda ficou alguma dúvida sobre a RDC, dá um pulo no site da autoridade de turismo do país.

Essa é uma série especial sobre alguns bons motivos para visitar países africanos. Falamos também sobre o MoçambiqueQuênia, Uganda,  Tanzânia e Madagascar.

Foto destaque: United Nations Photo – Flickr

Quem escreveu

Jo Machado

Data

13 de June, 2016

Share

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

Comentários

  • Você realmente foi ao Congo ou só entrevistou alguém de lá? Queria saber de experiências de turismo estilo “mochilão”.

    - CYNTHIA DIAS DA SILVA
    • Oi Cynthia, tudo bem? Não fomos ao Congo. Estivemos na Indaba (uma feira de viagens) na África do Sul e entrevistamos representantes de vários países africanos. Você está no nosso grupo no FB? De repente alguém lá tenha experiência pra compartilhar com você: https://www.facebook.com/groups/chickenorpasta/

      - Lalai Persson
  • Boa tarde, é seguro viajar pela RDC?

    - joao victor carvalho dias

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.