Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Converse em qualquer língua com apenas um aparelho

Quem escreveu

Renato Salles

Data

18 de May, 2016

Share

Se você algum dia pensou em se lançar em uma jornada intergalática, já sabe qual é acessório mais importante para levar na mala, certo? Uma toalha, claro. Até aí está fácil, já que esses panos felpudos estão no nosso dia-a-dia desde o século 1, e qualquer Americanas hoje tem para vender. O segundo acessório mais imprescindível até hoje era um pouco mais complicado de achar: o Babel fish. Quem acompanhou a saga de Arthur Dent em ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias‘, de Douglas Adams, com certeza já desejou ter um desses peixinhos alienígenas com aspecto de lesma que se alimenta da energia das ondas cerebrais. O funcionamento dele é simples: você só precisa enfiar um Babel fish dentro do teu ouvido, e voilà, você vai entender qualquer língua de qualquer planeta que você possa visitar.

Deixando a literatura fantástica dos anos 70 de lado, parece que o peixinho tradutor não era uma invenção tão psicodélica afinal. Se você vai viajar para algum lugar onde você não fala a língua, pode continuar apelando para a mímica, pode usar uma camiseta dessas, ou agora pode conversar normalmente (quase) como um poliglota certificado. A empresa novaiorquina Waverly Labs acabou de anunciar a criação de um Babel fish da vida real, chamado The Pilot. A sorte é que ele é de plástico e não precisa se alimentar de nada que vem da tua cabeça. O problema é que por enquanto ele só traduz algumas línguas como inglês, espanhol, francês e italiano. Adeus, poesia Vogon! :-(

Waverly-Labs-Pilot-in-red-1200x638

O criador do equipamento, Andrew Ochoa, diz que a ideia não veio das aventuras de Adams, mas sim de um flerte com uma menina francesa, que deve ter sido bem desconfortável. A novidade está prometida para chegar às lojas em setembro, e o custo estimado é de 129 dólares. São dois plugs para você colocar um em cada ouvido, e eles funcionam offline, então mesmo viajando você não precisa se preocupar com wifi ou 3G. Por enquanto, ele só vai funcionar em conversas comuns, entre duas pessoas. Mas a empresa promete que em breve será possível entender tudo que acontece à nossa volta. Se você estiver já se coçando para ter um, ele está em pré-venda aqui. Só esperamos que o Pilot derrube barreiras, e não cause guerras sangrentas como aconteceu com o peixe.

Quem escreveu

Renato Salles

Data

18 de May, 2016

Share

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.