Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Não é a primeira vez que os mais diferentes espaços se transformam em museus ou centros culturais: de antigos palácios, passando por hospitais, agências bancárias e chegando a prisões, o mundo está repleto de bons exemplos. O Museé D’Orsay era uma antiga estação de trem, sabia?
Tudo pode virar museu. Porém, os chilenos são ousados! Converteram um aeroporto em centro cultural dedicado à arte contemporânea. Isto aconteceu em setembro deste ano. O edifício do aeroporto de Cerrillos, região metropolitana de Santiago, abriu ao público com salas expositivas, biblioteca e reservas técnicas que podem abrigar fotografias, desenhos, pinturas, esculturas, vídeos e instalações.
O Centro Nacional de Arte Contemporáneo Cerrillos é o primeiro centro de artes visuais do país. E olha que o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Belas-Artes e o Centro Cultural Palácio de la Moneda são espetaculares que valem muito mais do que uma visita. São lugares solares e cheios de energia que precisam estar no seu roteiro pela cidade. Já o Centro de Cerrillos é mais um acréscimo na sua lista. Neste centro cultural, a intenção é receber obras a partir dos anos 50 até os dias atuais, além de ser uma plataforma de diálogo entre artistas, pesquisadores, gestores, curadores e todos os interessados em artes contemporânea.
Mas, antes da gente falar sobre que o está rolando por lá agora, vamos descobrir um pouco mais sobre o aeroporto? Segue aqui comigo.
O Aeroporto Los Cerrillos é de 1928, quando Daniel Guggenheim doou dinheiro ao Estado chileno para a sua construção (sim, esse Guggenheim é membro daquela família norte-americana bilionária, dona de coleções de arte de cair o queixo e responsável pela fundação de museus).
Os dias de glória do Los Cerrillos não pararam em sua fundação. Pelo aeroporto passaram diversas celebridades, entre elas: Dwight Eisenhower, presidente dos Estados Unidos; Charles de Gaulle, presidente da França; a rainha Isabel II (a mãe da D. Beth ou da Elizabeth II, para quem não é íntimo) e, por último, na lista dos vips, Pelé! Em 1967, Los Cerrillos foi substituído pelo Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, também conhecido como Aeroporto Internacional de Pudahuel ou Aeroporto Internacional de Santiago. De lá para cá, Los Cerrillos tornou-se somente aeroporto para voos caseiros … até a transformação em centro cultural.
Então, desde 23 de setembro, está em cartaz uma exposição que ocupa todos os espaços do novo centro cultural chileno: Una imagen llamada palavra (em espanhol tosco, Uma imagem chamada palavra), com curadoria de Camilo Yanez. A mostra apresenta mais de cinquenta obras dos últimos cinquenta anos de arte contemporânea no Chile. São trabalhos de José Balmes, Carlos Leppe, Ivan Navarro, Arturo Duclos, Alejandra Prieto, Nicolás Rupchich e Enrique Ramírez, entre os artistas chilenos mais reconhecidos. As obras e instalações discutem diversos temas recentes da história do Chile – pontos como a ditadura militar, o mercado financeiro e de arte, a educação, a criação em arte contemporânea e outros assuntos espinhosos.
A exposição é gratuita e segue até 30 de janeiro. Olha aí, uma bela sugestão de viagem para os primeiros dias de 2017! Que tal conhecer um aeroporto que virou centro cultural de arte contemporânea? Eu acho digno!
Foto destaque: Enrique RAMÍREZ,’La gravedad (Argentina)’, 2016. Galería Die Ecke (cortesia)
Rata de galerias e museus, não perde a oportunidade de ir procurar aquela tela, escultura ou monumento famosos que todos só conhecem pelos livros.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.