Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

As padarias italianas do Bixiga

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

04 de October, 2016

Share

Apresentado por

Uma das melhores coisas que a colonização italiana trouxe para São Paulo são as padarias italianas. Apesar de se auto-denominarem padarias, elas são bem diferente do conceito que temos e se aproximam muito mais de uma mercearia ou empório. São pequenas e estreitas, não é possível comer ali, mas tem todo tipo de produto para fazer qualquer um enlouquecer e deixar uma pequena fortuna na saída. A lista conta com pães italianos, embutidos, queijos, antepastos e massa fresca. As minhas 2 preferidas? Vem ver:

Padaria São Domingos

Reprodução São Domingos
Reprodução São Domingos

A Padaria São Domingos é um dos clássicos da cidade e existe desde 1913. Fundada por Domenico Albanese, ela quase não mudou desde então. O pão italiano de lá, a sete reais e fabricação própria, é uma instituição paulistana, mas recomendamos ainda o cannoli e a alichela.  Na geladeira logo na entrada, muita massa fresca, como nhoques, raviólis e rondellis. Ali é possível comprar também  massa de pizza e bruschettas semi-prontas (tradicional, de calabresa e berinjela).
No balcão onde se faz o pedido, além dos pães maravilhosos, vários docinhos italianos, como o já mencionado cannoli e o tiramissú. Do lado, uma geladeira cheia de antepasto como caponatas e sardelas, que são vendidas por quilo.
Não se assuste com a fila nos fins de semana: ela chega a sair da loja. Tudo anda relativamente rápido. E, lembre-se, eles não aceitam cartão de crédito.
São Domingos
Rua São Domingos, 330 – Bela Vista
De segunda a sábado, das 7h às 20h; Domingo das 7h às 15h.
Telefone: 3104-7600

Italianinha

Reprodução Italianinha
Reprodução Italianinha

Perto da São Domingos fica a Italianinha, fundada em 1896, quando se chamava Lucânia. Antigamente ela ocupava metade do corredor, hoje a loja é pequena e o forno ali é o mesmo, desde a fundação.
Um dos destaques da padaria são os queijos. O parmesão de lá é um dos melhores da vida. Além disso, os pães recheados são sucesso, tem de tudo: linguiça calabresa, bacalhau, berinjela, quatro queijos e muitos outros. Mas atenção, alguns devem ser encomendados antes. Para ver a lista completa de produtos, clique aqui.
Italianinha
Rua Rui Barbosa, 121 – Bela Vista
Segunda, das 14h às 20h; De terça a sábado, das 7h às 20h; Domingo das 7h às 15h.
Telefone: 3289-2838
* Foto de capa: o pão italiano da São Domingos por Romy
 

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

04 de October, 2016

Share

Apresentado por

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

Comentários

  • Lucania é o antigo nome da atual região da Basilicata, no sul da Italia. Bem distante de Lucca, che fica na Toscana.

    - Rafael
    • Oi Rafael, obrigada pela correção. A informação no site da Italianinha é essa que colocamos aqui, mas vamos corrigir. Abraços!

      - Dani Valentin

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.