Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Art Livingness India: Vivência e Residência Artística

Quem escreveu

Alecsandra Matias

Data

06 de December, 2016

Share

A Índia é o destino da diversidade, dos templos, das cores dos sabores, da barganha dos mercados, do amor de Shah Jahan por Mumtaz Mahal e de museus e monumentos históricos milenares. Tenho total certeza de que a simples ideia de viajar pela Índia fascina muitas pessoas ao redor do mundo, porém, aos artistas e aos interessados em arte essa aventura pode ser elevada à quinta potência. Quer saber por que? Vem comigo que te conto tudo!

Taj Mahal, Agra, India. Photograph by Chetan Karkhanis. Flickr.
Taj Mahal, Agra, India. Photograph by Chetan Karkhanis. Flickr.

Para início de conversa, a experiência oferecida aos artistas e aos interessados em fazer arte está para além da viagem de contemplação da cultura e dos monumentos arquitetônicos. Na verdade, tudo se traduz em duas propostas bem diferentes: a residência artística e a formação de um grupo de vivência artística. Nas duas, a intenção é a de viver dias intensos, produtivos e repletos de descobertas pela cidade de Nova Délhi, pelos campos, vilas e comunidades da região.

Exposição e Imersão artística. Arte - Alimento - Ritual - Oferenda, 2016. Foto de Regina Carmona
Exposição e Imersão artística. Arte – Alimento – Ritual – Oferenda, 2016. Foto de Regina Carmona

No grupo de imersão, o pensamento é mais hard core: o tempo vivido na Índia é dedicado aos artistas e aos que se interessam por arte, criação e pesquisa. O grupo é pequeno e vive a imersão entre 10 e 12 dias. Acompanhados pela artista brasileira Regina Carmona, o grupo realiza caminhadas fotográficas e andanças investigativas pelas terras indianas. Tudo é destinado às coletas poéticas. A intenção é dupla: viver plenamente o cotidiano e submeter o artista ao dia a dia desvinculado do seu lugar comum. O convite é de mergulho na criação, no trabalho, nas revelações que esse ambiente totalmente novo e diferente culturalmente lhe oferece.

Regina Carmona. Exposição e Imersão artística. Arte - Alimento - Ritual - Oferenda. 2016.
Regina Carmona. Exposição e Imersão artística. Arte – Alimento – Ritual – Oferenda. 2016.

Aqui no Brasil, Regina Carmona, é embaixadora da Sanskriti Kendra Foundation e coordena os grupos de vivência artística – essa já é uma relação de 17 anos, desde que a artista fez sua primeira residência por aquelas paragens. Agora, ficou fácil fazer uma imersão desta, não?

E como a residência artística se organiza? A iniciativa é da Sanskriti Kendra Foundation, com sede em Nova Délhi. Dotada de museus, centros culturais, estúdios artísticos, a Sanskriti Kendra realiza programas, cursos e residências artísticas internacionais. As residências costumam acontecer a partir de 30 dias de duração. Para muitos artistas, o tempo de permanência no Sanskriti Kendra é como viver em algum tipo de paraíso, cercado por pessoas inspiradoras de origens e de talentos variados, além da chance de apreciar o jardim tranquilo, as galerias de arte e os museus fantásticos.

Sanskriti Foundation. http://www.sanskritifoundation.org/installations.htm
Sanskriti Foundation.

 

Museu de Terracota. Sanskriti Foundation. http://www.sanskritifoundation.org/installations.htm
Museu de Terracota. Sanskriti Foundation.

Outro dado importante: não é preciso se preocupar com hospedagem. A imersão e a residência artística já preveem acomodações em loft/estúdio para duas pessoas, com todas as refeições inclusas (a alimentação, of course, é orgânica e vegetariana). Tudo para garantir que esse período seja totalmente voltado à construção de uma poética.

Vamos combinar, não existe nada melhor do que tirar férias de tudo, ficar um momento namorando o próprio trabalho sem distrações?!! Ao mesmo tempo, se conhece um país incrível como a Índia na companhia de artistas do mundo todo. Isto é muito sonho! No final, ainda acontece uma exposição da produção de arte e/ou pesquisa concebida durante o tempo da residência e o recebimento de certificado.

Residência artística. Sanskriti Foundation. http://www.sanskritifoundation.org/installations.htm
Residência artística. Sanskriti Foundation.

Depois de tudo isso, se você está considerando seriamente sua participação em alguma imersão ou residência artística na Índia, aí vem uma triste notícia: no primeiro semestre de 2017, para a imersão já não é mais possível! O grupo da Regina Carmona que estará na Índia em janeiro do próximo ano encerrou as inscrições. Mas, que tal se planejar para agosto de 2017, quando abrirá um novo grupo? E por último, guardei meu segredo mais precioso: na Sanskriti Kendra Foundation, os artistas interessados na residência com menos de 35 anos de idade podem enviar seu projeto para a UNESCO e conseguir uma bolsa de estudos.

É ou não é uma forma de conhecer a Índia extremamente elevada?


Foto destaque: Chmoss, (cc by-nc-nd 2.0)

Quem escreveu

Alecsandra Matias

Data

06 de December, 2016

Share

Alecsandra Matias

Rata de galerias e museus, não perde a oportunidade de ir procurar aquela tela, escultura ou monumento famosos que todos só conhecem pelos livros.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.