Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

A América Latina na Europa – 5 institutos culturais latino-americanos

Quem escreveu

Domingos Lepores

Data

04 de February, 2016

Share

A contribuição da América Latina para o mundo vai muito além da batata, do cacau e do milho, cujas sementes foram levadas à Europa pelos primeiros conquistadores no século 16 e acabaram por revolucionar a história da alimentação no planeta.

Mais recentemente, nomes como o do escritor brasileiro Machado de Assis, do colombiano Gabriel García-Márquez, da artista mexicana Frida Kahlo e do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, só para citar alguns, serviram de influência para muitos outros artistas do mundo todo. E pensando na importância das artes latino-americanas, se você estiver pela Europa e bater aquela saudade da terrinha e dos nossos hermanos, aqui vai uma seleção dos centros culturais latino-americanos em algumas das principais cidades europeias.

Espanha:

cópia de Palacio_de_Linares_-_01
O Palácio de Linares, sede da Casa de América

Em Madri, a Casa de América, sediada no palácio de Linares, no centro da cidade, organiza conferências, debates, exposições, concertos, estreitando os laços entre a América Latina e os países da Península Ibérica.

Atualmente, o instituto apresenta a mostra “Estradas dos grãos”, do fotógrafo brasileiro Ricardo Teles, que retrata a rotina dos caminhoneiros que atravessam as estradas do Brasil.

Portugal:

A Casa da América Latina, em Lisboa, divulga não só a arte e a cultura latino-americana, como também realiza atividades para promover o desenvolvimento das relações comerciais e empresariais entre os países dos dois continentes.

Em cartaz até 1 de abril, a exposição “Um palco sobre o Atlântico” retrata a presença de atores portugueses, no início do século 20, no Brasil, Argentina e Uruguai. Através de fotografias, recortes de jornais e outros documentos, a mostra apresenta uma parte da história do teatro português: da travessia do Atlântico rumo aos palcos e salões de cidades como o Rio de Janeiro, Montevideo e Buenos Aires.

França:

Os jardins da Maison de l'Amérique Latine
Os jardins da Maison de l’Amérique Latine

Na capital francesa, o grande destaque é a Maison de l’Amérique Latine, situada num suntuoso hôtel particulier, com um belíssimo jardim aos fundos, no Boulevard saint-Germain.

Além de debates, leituras, concertos e projeções de filmes, o instituto organiza exposições, principalmente fotográficas, como a atualmente em cartaz, sobre a fotografia chilena de 1980 a 2015, que reúne três gerações de fotógrafos do país.

Alemanha:

O Instituto Ibero-americano de Berlim faz do complexo Kulturforum
O Instituto Ibero-americano de Berlim faz do complexo Kulturforum

Em Berlim, próximo à reconstruída Potsdamer Platz, o Ibero-Amerikanische Institut foi fundado há mais de 75 anos e é o maior centro cultural localizado em um país de língua não latina. Possui ainda a mais importante biblioteca europeia especializada na cultura latino-americana.

A exposição “De agua, viento y verdor”, aberta até 8 de fevereiro, reúne imagens, registros sonoros de cantos e relatos de nove povos indígenas da Colômbia, abordando a relação entre a música e os cultos sagrados.

Áustria:

O Österreichische Lateinamerika-Institut de Viena realiza cursos, exposições, debates e projeções de filmes ligados à cultura e à arte latino-americana, além de cursos de espanhol e português.

Quem escreveu

Domingos Lepores

Data

04 de February, 2016

Share

Domingos Lepores

No seu aniversário de sete anos, ganhou um globo terrestre e pouco depois já sabia (quase) de cor o nome das capitais dos países do mundo. Ainda não conheceu a Ásia e a Oceania, mas mudou há cinco anos para Paris e mora há dois em Berlim. É péssimo em senso de orientação. Sempre acaba se perdendo nas ruas transversais e achando aquele café ou loja que você vai ver indicado na edição de um guia de viagem só no ano seguinte.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.