Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

O melhor da SP Arte, por Juliana Blau

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

08 de April, 2016

Share

Conheci a galeria da Juliana Blau, a Blau Projects, muito por acaso. Passando na frente do espaço, fiquei curiosa para saber o havia por trás daquela portinha e me deparei com uma das exposições mais lindas que vi em galerias por aqui, com trabalhos da série Diorama, de Vítor Mazael. Por coincidências da vida, mais tarde, conheci a própria Ju, que, além de diretora e proprietária de uma galeria incrível, é uma pessoa igualmente incrível, com quem dá vontade de conversar por horas.

Expondo trabalhos de seus artistas na SP Arte, aproveitamos dos seus olhos hábeis e do seu gosto apurado para saber o que há de mais legal por lá. Com vocês, Juliana.

blau ju

A feira está em sua 12ª edição, com 124 galerias estrangeiras e nacionais. É um evento realizado anualmente, com o intuito de venda, mas é um bom momento para interessados e curiosos poderem ver muitos artistas em apenas um lugar. Com isso, as pessoas podem desenvolver gostos, entender mais sobre aquilo com que estão entrando em contato e, quem sabe, levar para a casa!

Hoje represento 8 artistas em minha galeria, a Blau Projects, que abriu em agosto de 2013. Na feira, tenho um estande que mostra parte da produção de alguns deles. Abaixo, uma foto!

Stand da BP
Cortesia de Blau Projects

 

Aqui vão alguns destaques, do meu ponto de vista, desta edição da SP-Arte!

Daniel de Paula e Open Plan

O Open Plan, por sua vez, é uma seção da feira curada por Jacopo Crivelli Visconti, com obras feitas especialmente para esta exposição. A feira encomenda a produção de algumas peças para artistas, de acordo com a escolha da curadoria. O Open Plan fica no segundo andar da feira e acho que a iniciativa merece atenção do público. Destaque para obra de Daniel de Paula, representado pela galeria Jaqueline Martins. Não deixem de conferir!

DanieldePaula_OpenPlan
(Cortesia do artista e Galeria Jaqueline Martins)

Nazareno @ Galeria Lume

A obra de Nazareno emociona pela delicadeza e poética. São trabalhos que potencializam a atenção do espectador pela escala diminuta em que são colocados. Um tabuleiro de jogo ou uma sala de estar? O artista conduz o espectador ao estranhamento e a uma apreciação pela sagacidade com que afirma sua identidade artística. Nazareno é representado pela Galeria Lume.

Nazareno
Cortesia do artista e da Galeria Lume

Victor Florido @ Galeria Pasto

Uma das grandes apostas dessa jovem galeria de Buenos Aires, Victor Florida faz pinturas que exploram a representação e a memória. Esta última considerada em um sentido de pessoal, individual, como soma ou representações de conteúdos, pela Galeria Pasto.

Victor Florido. Retratos 5 185 x 250 cm. óleo sobre tela, 2012
Imagem cortesia do artista e da Pasto Galeria.

Design

Ter design em feiras de arte é uma tendência em muitos outros mercados de arte no mundo, que abriram espaços ou surgiram exclusivamente dedicadas ao design. Nesta edição, a SP-Arte percebeu o movimento e abriu espaço para que tenhamos galerias de design. Essas galerias trabalham geralmente com designers consagrados, edições limitadas e, às vezes, únicas.

Claudia Moreira Salles
Imagem Claudia Moreira Salles – Etel

Performances

A SP-Arte sempre conta com programações paralelas muito interessantes e, neste ano, em especial, a feira tem uma sessão de performance. Pela sua efemeridade, as galerias acabam dando pouca visibilidade às performances. A feira trouxe a novidade para mostrar esta plataforma inquietante e reaproximar o público de seu conceito de uma forma bem direta.

Resíduos by Alexandre D'Angeli photo Antonio Juárez
Imagem Alexandre D’Angeli

A SP Arte vai até dia 10 de Abril. Aproveite para visitar nesse lindo fim de semana.

sp-arte
Dia 7 a 10 de abril
Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera, portão 3
Quinta a sábado, das 13h às 21h; Domingo, das 11h às 19h
Ingressos: R$ 40 (R$ 20 a meia)

*Foto de capa: sp-arte 2014 – Foto por Pangeia de dois/SP-Arte. Todas as fotos desse post foram tiradas do flickr oficial do evento.

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

08 de April, 2016

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.