Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

24hrs em São Paulo: Higienópolis

Quem escreveu

Simone Rosito

Data

05 de February, 2016

Share

Apresentado por

São 27 anos ao todo morando em São Paulo e em todos esses 27 anos eu sempre morei em Higienópolis, um oásis de calma na região central de São Paulo. Longe de tudo mas perto de tudo também. Num dia de trânsito bom (isso existe em São Paulo?), em 30 minutos chega-se tanto a Santana como também ao Morumbi. Higienópolis tem um ar de cidade de interior, onde as pessoas se dão bom dia na rua, e faz-se de tudo sem precisar pegar o carro. Uma mistura do conservador (quem não se lembra o protesto contra o metrô trazendo ‘gente diferenciada’?) com o descolado (ah! a decoração dos apartamentos do Edifício Louveira, que vejo da minha janela enquanto escrevo), gente jovem, gente idosa, solteiros e famílias.

Manhã

O dia em Higienópolis pode começar com um café da manhã na Padaria Aracaju. Nada melhor do que sentar em uma das mesas de fora e olhar as pessoas passarem ou ler um jornal. As opções são variadas, desde o light com queijo branco, peito de peru e pão integral (além de outras delicias) até o mais gordelicioso que inclui, além de pão de queijo, até rabanada! Tudo a um preço que não machuca o bolso (na faixa de R$22 a R$25). O melhor de tudo é pegar na saída um pastel de Belém divino para levar para casa e comer depois.
A menos de três quarteirões, quase em frente a FAAP, fica a padaria Barcelona. Não tem lugar para sentar mas isso não impede seus frequentadores de comerem delícias como o croissant de queijo branco e peito de peru, com um cafezinho fresco, encostados no balcão. Melhor ainda é pedir pão fresco e frios e pão de queijo e levar para comer no Parque Buenos Aires. O Parque é predominantemente frequentado por moradores do bairro, com seus cachorros e bebês. Extremamente bem cuidado e limpo, com área para exercícios ao ar livre, cercadinho para cachorros brincarem e um gramado gostoso que simplesmente convida para um piquenique

Pães fresquinhos da Padaria Barcelona - foto: divulgação
Pães fresquinhos da Padaria Barcelona – foto: divulgação

Padaria Aracaju
Endereço: Rua Maranhão, 760

Telefone: 3666-8857
Barcelona Pães e Doces
Endereço: Rua Armando Penteado, 33

Telefone: 3826-4689
Parque Buenos Aires
Endereço: Avenida Angélica, s/n (altura do 1500)

Telefone: 3666-8032
Horário: Diariamente das 6h às 22h
Higienópolis é um museu de arquitetura a céu aberto. Em um passeio pelas suas ruas é impossível ignorar a arquitetura dos prédios e casarões do bairro. O Edifício Louveira, do arquiteto Vilanova Artigas, na Praça Vilaboim, é provavelmente um dos mais famosos, mas também tem o Edifício Bretagne, na Avenida Higienópolis, que provavelmente é tão famoso quanto. A Avenida Higienópolis, na verdade, é um lugar difícil de se olhar para a frente ao invés de para os lados e para o alto, tal a quantidade de edifícios incríveis, de arquitetura diferente, localizados lá.
Depois de um passeio apreciando a arquitetura do bairro, nada melhor que uma parada para o descanso na Praça do Coco, na esquina da Rua Rio de Janeiro com a Avenida Higienópolis. Coco fresquinho, açaí, com direito a tai chi chuan de manhã de cedo. Uma delícia.
Parque Buenos Aires - foto: Simone Rosito
Parque Buenos Aires – foto: Simone Rosito

Praça do Coco
Endereço: Praça Esther Mesquita 33

Telefone: 3664 0153
Horário: 24hs
Edifício Louveira
Endereço: Praça Vilaboim, 144

Edifício Bretagne
Endereço: Avenida Higienópolis, 938

Tarde

Fica difícil decidir por um almoço no Lambe-Lambe ou no MoDi. Os dois são dos mesmos donos e o MoDi não só está em frente ao Parque Buenos Aires (charmosíssimo), como também tem uma filial no Shopping Higienópolis. Os dois restaurantes tem comida deliciosa para o paladar e também para o bolso. O Lambe-Lambe tem uma cara mais de boteco elegante, com uma varanda externa e drinks especiais. Meu prato favorito é a fraldinha, acompanhada de arroz, feijão (salada de feijão, feijão ou tutu) e farofa. Um PF com charme. O MoDi serve comida italiana, igualmente deliciosa, e tem uma cara mais sofisticada. O entrecôte com polenta cremosa é simplesmente divino.

O andar de cima do MoDi, com vista para o parque - foto: divulgação
O andar de cima do MoDi, com vista para o parque – foto: divulgação

Para uma refeição mais rápida e honrando a comunidade judaica do bairro, a Lanchonete Pinati oferece comida mediterrânea kosher, com destaque para o kebab.
Lambe Lambe
Endereço: Rua Aracaju 239

Telefone: 3473-9782
Horário:  De terça a sábado de 12h às 23h. Domingo de 12h às 17h
MoDi
Endereço: Rua Alagoas 475

Telefone: 3564 – 7028
Horário: de terça a sábado de 12h a 23h, domingo de 12h a 17h
Lanchonete Pinati
Endereço: Alameda Barros 782

Telefone: 3668-5424
Horário: De segunda a quinta de 12h às 22h, sexta de 12h às 15h e domingo de 12h às 22h
Para depois do almoço o bairro traz três boas opções de cultura. O Museu de Arte Brasileira, na FAAP, tem um acervo permanente de artistas brasileiros bastante interessante além de realizar mostras temporárias frequentemente. Outra opção de cultura que o bairro oferece é o Instituto Moreira Salles. A exposição atual é ‘Alice Brill: impressões ao rés do chão’, que mostra justamente fotos da cidade de São Paulo e seus habitantes.
Pausa para o café da tarde. A Confeitaria Dama tem o melhor mil folhas da face da Terra. E por que não mergulhar de vez na overdose de açúcar e pedir uma bomba de nozes também? Eu simplesmente não consigo comer só uma. Outra opção para um café vespertino é a Dulca, na esquina da Rua Itacolomy com a Rua Pará. Não só os doces e salgados são deliciosos, mas as mesinhas fora dão um charme especial ao lugar.
Fim da pausa para o café e os amantes de esportes podem dar uma esticadinha ate o vizinho Estádio do Pacaembú para visitar o Museu do Futebol, que além do acervo permanente também conta com exposições temporárias, focando não só no esporte em si mas também na paixão do brasileiro por ele.
Aeroporto de Congonhas por Alice Brill - Instituto Moreira Salles (foto: divulgação)
Aeroporto de Congonhas por Alice Brill – Instituto Moreira Salles (foto: divulgação)

 
Museu de Arte Brasileira – FAAP
Endereço: Rua Alagoas 903

Telefone: 3662 7198
Horário: de terça a sexta de 10h a 20h, sábados, domingos e feriados de 13h a 17h
Instituto Moreira Salles
Endereço: Rua Piauí, 844

Telefone 3825-2560
Horário: De terça à sexta de 13h a 19h. Sábados, domingos e feriados de 13h às 18h
Confeitaria Dama
Endereço: Av Higienópolis, 467

Telefone: 3661-5852
Horário: de segunda a sábado de 10.30h a 19h, domingos e feriados de 12h a 18h.
Dulca
Endereço: Rua Itacolomi, 639

Telefone: 3129-5561
Museu do Futebol
Endereço: Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller

Telefone: 3664-3848
Horário: De terça a sexta de 9h às 16h.  Sábados, domingos e feriados das 10h às 17h. Horário diferenciado em dias de jogos.

Noite

Depois de toda essa andança, a hora do jantar pede um lugar gostoso e isso é o que Higienópolis mais tem para oferecer. O Sushi Papaia é praticamente uma instituição na Praca Vilaboim e não desaponta. Geralmente eu chego lá faminta e escolho direto um dos combinados. Nunca me desapontei com a qualidade do peixe, fresco, e do serviço, impecável. Vale a pena também fazer a degustação de sakê.
A Mercearia do Francês consegue capturar em um mesmo lugar o charme francês com o charme ‘Higienopolitano’. Um lugar elegante e ao mesmo tempo descontraído. O único problema do lugar é o cardápio. Com tantas opções de dar agua na boca é impossível escolher rápido o que se vai pedir e é absolutamente importante guardar lugar para um dos crepes de sobremesa.
Sushi Papaia
Endereço: Praça Vilaboim 93

Telefone: 3666 2086
Mercearia do Francês
Endereço: Rua Itacolomi 636

Telefone: 3214 1295
Horário: de terça a quinta de 12h a 00h, sexta e sábado de 12h a 0.30h

A casinha onde fica o Carlota - foto: divulgação
A casinha onde fica o Carlota – foto: divulgação

Não dá para não mencionar o Carlota, que fica numa casinha ultra charmosa numa parte bem calma da Rua Sergipe. Tudo nesse lugar é fantástico, a começar pelo ambiente. Ele sempre foi o restaurante ‘carta na manga’ quando eu queria entreter algum cliente gringo de passagem por São Paulo nos meus tempos de mercado financeiro. Acostumados ao glamour internacional dos restaurantes do Jardins e do Itaim, eles sempre se impressionavam quando eu os levava lá. E tem como não se impressionar? Um lugar lindo, com pratos deliciosamente criativos e drinks de outro mundo.
Higienópolis não é um bairro de baladas até altas horas mas sempre dá para esticar e tomar um chopp ou caipirinha depois do jantar no La Vilette, outra instituição há anos na Praça Vilaboim. Os sucos naturais também são ótimos, especialmente o de melancia. Agora se você realmente procura um lugar 24hs em Higienópolis, volte para o inicio e de uma paradinha na Praça do Coco de novo para terminar a noite!
Praca do Coco - foto: Simone Rosito
Praca do Coco – foto: Simone Rosito

Carlota
Endereço: Rua Sergipe 753

Telefone: 3663 0911/3661 9465
Horário: Almoço – de terça a sexta de 11.45h a 14.30h, sábado de 12h a 16h, domingo de 12h a 17h. Jantar – de terça a quinta de 18.30h a 23h, sexta e sábado de 18.30h a 23.30h
La Vilette
Endereço: Praça Vilaboim 113

Telefone: 3664 3966
Horário: segunda a quinta de 11.30h a 2h, sexta e sábado de 11.30h a 2h e domingo de 11.30 a 1h.
Foto do destaque: André Deak para o Arte Fora do Museu

Quem escreveu

Simone Rosito

Data

05 de February, 2016

Share

Apresentado por

Simone Rosito

Ver todos os posts

Comentários

  • […] um guia de bairro para curtir 24 horas sem precisar sair dele. Então vale dar uma conferida aqui, aqui, aqui e aqui e ver qual é mais a sua […]

    - 12 horas em São Paulo: o que fazer na região dos Jardins | Chicken or pasta?

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.