Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

24hrs em São Paulo: Baixo Augusta – Centro

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

26 de January, 2016

Share

Apresentado por

Apesar de ter nascido em Campinas e morado até os 20 e poucos por ali, eu sempre tive em mente que fatalmente viria para São Paulo. Sempre gostei de cidades grandes e caóticas e sempre achei que São Paulo iria fazer eu me sentir em casa. Fez e faz, na verdade. Li em alguns lugares nessa semana de comemorações que a cidade te permite ser quem você é e eu acho que isso se aplica ao meu caso, apesar de não achar a cidade nenhum exemplo de lugar sem preconceito. Acho que estamos avançando e considero até hoje SP a cidade das possibilidades.
Nós do @sp24hrs (já segue?) e do Chicken or Pasta resolvemos nos juntar e fazer uma série de posts durante essa semana com passeios de um dia para ser feito em algumas regiões da cidade, e assim celebrar os 462 anos desse lugar que escolhemos como lar. Nesse primeiro, eu listo meus lugares preferidos do Baixo Augusta – Centro. Vambora? (Sugestões são bem-vindas! :) )

Manhã

Foto @food.and.tips
Cafpe da manhã no Urbe – Foto @food.and.tips

O Urbe é um dos melhores lugares para tomar um bom café para começar o dia. Se você ama café, aqui você vai sair bem feliz: tem espresso, coado, prensa francesa, aeropress além de machiato, latte, capuccino e opções geladas. O lugar é uma gracinha e tem internet, ou seja, dá para passar algumas horas por ali. Ah, e fica aberto o dia todo com opções de drinques e comidinhas.
Urbe
Endereço: Rua Antonio Carlos, 404 – Consolação
Telefone: 3262-3943
Horários: Segunda, das 12h às 00:30; Terça a quinta e domingo, das 9h às 00:30; Sexta e sábado, das 9 às 3h
Desça a Augusta aproveitando as lojinhas por ali e vá para o Copan, o icônico prédio do Oscar Niemeyer. Ali, das 10h às 10:30h rola uma visita ao terraço do prédio para ver aquela vista linda. O horário de visitação se repete novamente a tarde, das 15h às 15:30. As visitas só acontecem durante a semana. Para subir na cobertura, é preciso agendar dia e horário com a administração.
Edifício Copan
Endereço: Edíficio Copan – Avenida Ipiranga, 200 – Centro
Telefone: 3259-5917
Horários: De segunda à sexta, das 10 às 10:30h e das 15 às 15:30.
Foto Andreia Reis
Biblioteca Mário de Andrade – Foto Andreia Reis

Saia do Copan e vá para a Biblioteca Mário de Andrade, que fica a 10 minutos andando. Além de conhecer o prédio lindo, sempre tem ali algumas exposições legais. Vale ficar de olho na programação no site.
Biblioteca Mário de Andrade
Endereço: Rua da Consolação, 94 – Centro
Telefone: 3775-0002
Horários: 24 horas todos os dias, para o espaço principal. Para os outros, veja aqui.
Foto Ricardo Alcaide - Reprodução
Pivô – Foto Ricardo Alcaide – Reprodução

Se estiver perto das 13h, e você quiser ver mais um pouco de arte, volte para o Copan. Ali no térreo se encontra o Pivô, que ocupa um espaço de 3,5mil m2, 3 andares, e que estava fechado havia vinte anos. O espaço é comandado pela artista plástica Fernanda Brenner, é uma associação sem fins lucrativos e tem uma das melhores programações da cidade – e sempre gratuita.
Pivô
Endereço: Edíficio Copan – Avenida Ipiranga, 200, loja 54 – Centro
Telefone: 3255-8703
Horários: De terça à sexta, das 13h às 20h; sábado, das 13h às 19h.

Tarde

Foto reprodução
Foto reprodução – Tabuleiro do Acarajé

Não canso de declarar meu amor pelo Tabuleiro do Acarajé. É hoje um dos passeios que mais gosto de fazer – sim, considero ir lá um passeio. O lugar é super simples, uma janelinha com cadeiras de praia e bancos na calçada. Na caixa de som, muito axé, é claro. É o ambiente perfeito para pegar um sábado de sol e passar algumas horas por ali, tomando uma cervejinha. As donas, Fátima e Miri, são sensacionais e você logo quer virar melhor amigo delas. E isso tudo porque eu nem comecei a falar da comida (tá vendo porque considero o lugar todo um passeio?): os melhores acarajés da cidade, com opção vegetariana e no pratinho. Se tiver sorte, você ainda pega o cuscuz de tapioca. Mas atenção, o lugar só abre a tarde no sábado, nos outros dias é só a noite e não aceita cartão.
Tabuleiro do Acarajé
Endereço: Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 611 – Consolação
Telefone: 95374-6357
Horários: Segunda a quinta, das 18h às 22h; Sábado das 13h às 18h
Se o seu passeio for durante a semana, uma boa pedida é o Ramona. Os hambúrgueres são ótimos, mas o restaurante não vive só de junk food, é possível comer boas massas e pratos por lá. Aproveite e tome um café na casa irmã, o Alberta #3.
Ramona
Endereço: Avenida São Luís, 282 – Consolação
Telefone: 3255-0457
Horários: Segunda e terça, das 12h às 0h; de quarta a sexta, das 12h às 2h; Sábado das 12:30h às 2h.
Um dos prédios mais lindos da cidade, o Teatro Municipal, oferece visitas guiadas gratuitas e com inscrição no local mesmo. A tarde, elas acontecem às 15h e 17h de terça a sexta; nos sábados e feriados, esses horários mudam para às 14h e 15h.
Teatro Municipal
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº – Sé
Telefone: 3053-2092
Horários: De terça a sexta, às 11h, 15h e 17h; Sábado e feriados: às 11h, 12h, 14h e 15h
Alf Ribeiro / Shutterstock.com
Alf Ribeiro / Shutterstock.com

O Centro Cultural Banco do Brasil é incrível e normalmente tem as exposições mais legais da cidade também. Além disso tem teatro e cinema. Aproveite que agora está rolando a exposição do Mondrian e o movimento De Stijl, mas se programe para uma filinha :)
Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Telefone: 3113-3651
Horários: De quarta a segunda, das 9h às 21h.

Noite

Foto reprodução Chicano
Foto reprodução Chicano

Essa região ferve a noite, todo mundo sabe. Que tal começar comendo o maior e melhor burrito de São Paulo? A Chicano Taqueria é inspirada na cena gastronômica da Califórnia, e além dos burritos tem também tacos, quesadillas e nachos – esses últimos fritos na hora. Mas voltando ao burrito, as opções são carne bovina, suína, frango e vegetariano com arroz, feijão, sour cream, guacamole opcional e 3 níveis de pimenta para escolher. Ou seja, uma refeição completa.
Chicano Taqueria
Endereço: Rua Augusta, 976 – Consolação
Horários: De terça à quinta, das 12h às 15:30h e das 17h às 23h; Sexta e sábado, das 12h às 01h
As opções de bares ali é infinita. Aqui vão algumas boas dicas, se você gosta de cerveja:
Pescador: Cerveja artesanal Dama na torneira a um ótimo preço. Apreveite para passar lá no horário do Happy Hour e tome 2 pints pelo preço de um.
Bar O Pescador
Endereço: Rua Augusta, 946 – Consolação
Horários: De terça a quinta e domingo, das 16h às 4h; Sexta de sábado, das 16h às h.
Hotel Bar: Sempre tem ótimas ofertas de cerveja artesanal, e os petiscos e hambúrgueres têm um preço ótimo. Mas chegue cedo, é pequeno e sempre está cheio.
Hotel Bar
Endereço: Rua Matias Aires, 78 – Consolação
Horários: Terça a Sábado, das 17h às 24h
Barão de Itararé: Cerveja mais barata da região: a Original e a Serra Malte saem por R$8,99. Rola jazz de terça e quarta.
Barão de Itararé
Endereço:Rua Peixoto Gomide, 155 – Vila Bela Vista
Horários: Abre todos os dias às 18h. Horários de fechar variam entre 1:30h às 5h.
Bar Amigos do Zé: Se quiser curtir a Praça Roosevelt, o BaZ é a pedida.
Bar Amigos do Zé
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 92
Horários: De terça a sábado, das 18h às 1h; De domindo, das 18h às 1:30h
Foto Reprodução - Mandíbula
Foto Reprodução – Mandíbula

Agora, se a idéia é se jogar, aproveite o Mandíbula, ali na Galeria Metrópole. O bar-café-loja-de-discos-balada é uma das boas pedidas da cidade atualmente e rola festa praticamente todo dia com algum dj bom. Fique atento aos horários de entrada da galeria.
Mandíbula
Endereço: Galeria Metrópole – Praça Dom José Gaspar, 106; 2. andar, loja 40
Horários: Funciona de terça a sábado, das 14h às 2h. Os horários para entrar na galeria são: terças e quartas, até as 22h; quintas e sextas, até a meia-noite; sábado, até as 18h.
Quase em frente do Mandíbula fica o Alberta #3, que já falamos ali em cima. Se durante o dia, o lugar abre para você tomar um café – e para algumas feiras de vez em quando – a noite, o Alberta é um dos bares mais legais de rock (e de funk/soul) de São Paulo.
Alberta #3
Endereço: Avenida São Luís, 272
Horários: As festas rolam a partir das 20h, normalmente de quarta a sábado.
*foto de capa: Dado Photos/Shutterstock
 

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

26 de January, 2016

Share

Apresentado por

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.