Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Para quem for para o Sónar ou for dar uma rápida passada em Estocolmo, aí vai uma lista com boas dics do que fazer na cidade por 12 horas. Quem for ficar mais tempo, sugiro espiar nosso guia, que é bem completo.
Conversei com a Agnes Lindberg, pessoa mais do que apropriada para dar dicas preciosas. Ela, além de viking, é também a Community Manager oficial do Yelp. Sua grande paixão é conectar pessoas incríveis a lugares em Estocolmo que nem sempre estão no radar de todo mundo. Ou seja, conseguir dicas mais insiders, impossível!
De acordo com a Agnes, há muitas coisas legais para fazer em Estocolmo, mesmo que seja no inverno. Uma das coisas que ela ama fazer é ir patinar no gelo em King’s Garden, que fica bem no meio da cidade, e custa apenas 60 coroas suecas (cerca de US$ 7). A dica dela é ir à noite.
Agnes está também sempre caçando a xícara mais bonita de matcha latte (chá verde com leite de soja), a melhor rawfood ou o seu próximo favorito “escritório” na cidade, já que trabalha remotamente para o Yelp.
Durante muitos anos, hambúrguer foi tendência em Estocolmo, mas agora é a vez da pizza. Visite o The Artisan se você não estiver com muita fome, mas adoraria comer uma ou duas fatias. Endereço: The Artisan – Odengatan 78, Estocolmo. Horários: Terça, das 11h30 às 20h, quarta à sexta, das 11h30 às 21h, sábado, das 11h30 às 18h e domingo, das 11h30 às 18h. Não abre às segundas.
Quem for passar 12 horas em Estocolmo pode começar com café da manhã no Grand Hotel. É clássico sim, mas eles tem ovos benedicts perfeitos, serviço de alta qualidade com vista para o Castelo Real e a água do mar num ambiente super elegante. Nada supera isso. Endereço: Grand Hotel. Södra Blasieholmshamnen 8, Estocolmo. Horários: Segunda à sexta, das 7h às 10h30 e sábado e domingo, das 7h às 11h. Preço do buffet: 343 SEK (US$ 40)
Depois do café, caminhe pelo lado direito do castelo e passeie pela Cidade Velha (Gamla Stan). Muitos locais e turistas andam por lá e formam um ótimo mix de pessoas. Pare no Christoffers Blommor para pegar algumas flores e fazer você feliz. Na esquina, à direita, fica a Edblad, marca sueca de jóias e design. E assista como fazer um típico doce sueco Polkagrisar. Endereços: Christoffers Blommor, Kåkbrinken 10. / Edblad, Västerlånggatan 36. / Polkagrisar, Lilla Nygatan 10.
Provavelmente depois desse passeio você estará com fome. Não se preocupe. Fuja dos lugares turísticos e atravesse a ponte para Södermalm. Procure pelo Strömmingsvagnen e saboreie um delicioso arenque frito com batatas, enquanto assiste os barcos indo e vindo de Slussen. É uma iguaria. Endereço: Praça Söderlmalm, diariamente das 10h às 21h.
*A Volta ao Mundo em Festivais de Música é um projeto patrocinado pela KLM Brasil, que faz parte do SkyTeam, oferecendo voos para 1.052 destinos em 177 países. #fly2fest
Agradecimentos especiais à Fernanda Secco, Community Manager do Yelp São Paulo, que nos conectou à Agnes. <3
Foto destaque: Soderlmalm e Riddarfjarden, Estocolmo por Anette Andersen / Shutterstock.com
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsMuito feliz que vou ficar em Soder, parece o bairro mais cool de estocolmo.
O Söder é o bairro mais lindo e delícioso da cidade!
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.