Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

A primeira volta ao mundo do avião solar

Data

19 de March, 2015

Share

Enquanto sonhamos com o dia de entrar no SABRE  e poder chegar em 4 horas(!) em qualquer lugar do mundo, o avanço da tecnologia simplesmente não para. Grazie mille! O primeiro avião solar do mundo desenvolvido pela Solar Impulse acaba de decolar a caminho da sua primeira volta ao mundo, criando uma história diferente e abrindo portas para o que pode ser a grande virada ecológica no futuro da aviação.

solar impulse
(Créditos: Solar Impulse)

Nem híbrido, nem elétrico… Solar!

Há menos de uma década, viajar em um avião que não abastecesse seria sinônimo de tragédia. Com o uso aplicado da tecnologia solar, dinâmica e design, uma viagem somente abastecida com energia solar não só é possível como tem menos riscos para pilotos, tripulação e para o planeta. As Células fotovoltaicas geram eletricidade durante o dia, que serve tanto para propulsionar o avião, como para recarregar baterias que possibilitarão um vôo noturno, por exemplo. A energia acumulada durante o dia é armazenada em baterias de lítium localizadas dentro das asas e a densidade de cada uma delas é algo próximo de 200 Wh/kg, e elas suportam temperaturas entre +80 C e –60 C. A envergadura do Si2 é de 80 metros, ligeiramente maior do que a de um Airbus A380, para minimizar a quantidade de energia necessária para mantê-lo no ar. Essas características proporcionam auto-sustentação de 8 kg/m² o que o torna mais sensível à turbulências, em virtude de uma estrutura ultra-leve construída com fibra de carbono.

Si2 em sua primeira volta ao mundo

A equipe de 70 funcionários da Solar Impulse, empresa fundada há 12 anos pelos pilotos Bertrand Piccard e André Borschberg, coordena o aperfeiçoamento e testes do primeiro avião solar e decidiu que ao invés de tentar “re-inventar a roda”, melhor seria reescrever as páginas da história da aviação com energia solar, promovendo voltas ao mundo sem a necessidade de abastecer nem poluir.

Abu_Dhabi_Ground_test_2_10
A chegada do modelo Si2 em AbuDhabi (Créditos: Solar Impulse)

Sonho e tecnologia

Para Bertrand Piccard, o piloto, inventor do modelo Si2 e sócio majoritário da Solar Impulse; “aventura é algo extra-ordinário.  Algo que nos faz pensar e agir de maneira diferente e que nos obriga a abandonar as certezas que nos incentivam a vive no ‘piloto automático’.” Para ele, “aventura é um estado de espírito que nos ajuda a encarar o “desconhecido” e conceber a nossa existência na forma de um campo experimental, um campo onde somos forçados a desenvolver os nossos recursos interiores, e isso nos ajuda a aprimorar o nosso caminho pessoal de evolução, necessário em qualquer que seja a viagem.”

Abu_Dhabi_Ground_test_2_15
Si2 já em AbuDhabi, durante os testes (Créditos: Solar Impulse)
Si2 sobrevoando AduhDabi
Si2 sobrevoando AduhDabi (Créditos: Solar Impulse)

Volta ao mundo

Provando que é possível introduzir essa tecnologia em vôos de larga escala, os pilotos partiram em uma volta ao mundo sem o uso de nenhum tipo de abastecimento (a não ser do Sol).

Até agora:

  • 9 de Março – Vôo n.1  – AbuDhabi (Emirados Árabes) / Muscat (Omã)
  • 10 de Março – Vôo n.2 – Muscat(Omã) / Ahmedabad (India)
  • 18 de Março – Vôo n.3 –  Ahmedabad (India) /  ‎Varanasi‬ (India)
  • 18 de Março – Vôo n.4 – Varanasi (India) / Mandalay‬ (Myanmar)
  •  Vôo n. 5 – Mandalay (Myanmar) / Chongqing (China)
  •  Vôo n. 6 –  Chongqing (China) / Nanjing (China)
  •  Vôo n. 7 – Nanjing (China) / Hawaii (USA)
  •  Vôo n. 8 – Hawaii (USA) / Phoenix (USA)
  •  Vôo n. 9 – Phoenix (USA) / Ainda não confirmado
  •  Vôo n. 10 -Ainda não confirmado /  New York (USA)
  •  Vôo n. 11 – New York (USA) / Ainda não confirmado
  •  Vôo n. 12 – Ainda não confirmado / Abu Dhabi (UAE)

O restante da viagem pode ser acompanhada diariamente através do Youtube e através das mídias sociais.

(Créditos: Solar Impulse)
(Créditos: Solar Impulse)

Data

19 de March, 2015

Share

Priscilla Cavalcante

A Priscilla escolheu como mantra a frase de Amyr Klink: "Pior que não terminar uma viagem é nunca partir". Adora mapas e detesta malas. Não perde uma promoção ou um código de desconto e coleciona cartões de fidelidade. Nas horas vagas é diretora de arte, produtora de festas, dj e coletora de lixo nas ruas de Amsterdã. Escreve aqui e no www.almostlocals.com

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.