Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Trilhas fáceis no Rio

Quem escreveu

Luciana Guilliod

Data

06 de November, 2015

Share

Um dos principais motivos que te trouxeram ao Rio são as praias e montanhas da cidade e você tá super na pilha de fazer um programinha natureza. Mas o chopp no Baixo Gávea rendeu, você acordou tarde e sem disposição para encarar horas subindo a Pedra da Gávea, mas não queria ir embora sem fazer uma trilha para apreciar o visual do Rio. Seus problemas acabaram! Apresentamos aqui uma relação de trilhas com excelente esforço-benefício para garantir os likes no Instagram.

Parque da Catacumba

Foto Rodrigo Soldon Flickr
Foto Rodrigo Soldon Flickr

Pouca gente vai no Parque da Catacumba, em frente à lagoa Rodrigo de Freitas – e olha que tem metrô, bicicletário e estacionamento. Mas é de lá que você tem uma vista ótima da própria Lagoa, além de Ipanema, Gávea e Leblon. Aprecie a coleção de esculturas do parque e siga as placas para o Mirante do Urubu e o do Sacopã, que ficam um do ladinho do outro. A subida tem um momento chatinho de escadaria, mas no total  não leva 15 minutos. E o fim dos degraus é o fim da trilha. Juro. Você sobe apenas 130 metros.O Parque da Catacumba fica na Avenida Epitácio Pessoa, 3000, perto do Corte do Cantagalo.

Funciona de terça a domingo, das 9h30 às 16h30. A entrada é gratuita.

Nível de Dificuldade: Já vi um grupo de senhoras uniformizadas com camiseta da “Academia da Terceira Idade” no meio da trilha.

 

Mirante do Caeté

mirante caete
Foto Travel Experiences Regina Helena

Você vai demorar é para chegar até lá: o Mirante do Caeté fica em frente à Prainha, na Zona Oeste, a quase uma hora de carro da zona sul. Mas é lindo e nem parece que você está numa metrópole de seis milhões de habitantes. De lá você avista a praia da Macumba, Pedra do Pontal, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca.
O Parque Municipal Ecológico da Prainha tem uma ótima infra-estrutura de banheiros, duchas e bebedouros. A trilha tem 800m, leva aproximadamente meia hora e é fácil. A parte mais íngreme está no final. Chegue cedo, porque quando o estacionamento da Prainha lota muitas vezes o acesso para lá é fechado. Aliás, chegue cedo por vários motivos – a própria Prainha é uma Area de Proteção Ambiental e você vai se arrepender se não levar roupa de banho e dar aquele mergulho depois da trilha.

Nível de dificuldade: Minha amiga já subiu carregando um bebê no sling.

Dois Irmãos

Foto www.trilhadoisirmaos.com.br
Foto www.trilhadoisirmaos.com.br

A comunidade começa na Avenida Niemayer, mais ou menos na altura do Hotel Sheraton. É possível ir de táxi, ônibus, carro e subir de mototáxi a parte da favela (que é uma subidinha boa), até a entrada da trilha, que fica ao lado esquerdo de  uma quadra. Pode subir sem medo – se tem um lugar onde a pacificação das favelas do Rio deu certo, foi no Vidigal. A caminhada desde o posto 12, no Leblon, até o Dois Irmãos tem 4,5 km, mas a trilha em si é leve e tem apenas 1,5km. Você sobe no “irmão Maior” e avista Leblon, Ipanema, Lagoa, Cristo Redentor, Floresta da Tijuca, Rocinha, Vidigal, as Ilhas Cagarras, Niterói e a imensidão do Oceano Atlântico. É lindo demais.

Nível de dificuldade: Fiz de madrugada, sem luz nenhuma, para ver o sol nascer lá de cima. A trilha é mais fácil que a subida da comunidade. Achei que seria uma super aventura subir favela na madruga, mas ao chegar  vi gente que tinha dormido lá!

Morro da Urca

Foto Adrenalina 10
Foto Adrenalina 10

O Pão de Açúcar é composto por dois morros: o da Urca, mais baixo, e o Pão de Açúcar propriamente dito. O Pão de Açúcar só rola com escalada séria, mas o Morro da Urca pode ser alcançado a partir de uma trilha que parte da Pista Claudio Coutinho (outro passeio delicioso). A entrada para a trilha é super bem sinalizada e, no fim de semana, tem muita gente. Não tem erro e você ainda se livra da facada e da fila do bondinho. A partir das 17h, é possível pagar R$ 20,00 para descer, porque o portão entre a trilha e o morro está fechado. O percurso tem só 1 km, mas você demora porque é íngreme.

Nível de dificuldade: Na primeira vez que fiz, tava na Urca  de bobeira, encontrei uns amigos que estavam indo e acabei subindo de calça jeans (!). Na segunda, levei minha prima adolescente que tinha asma e a mãe dela, de 50 anos. Fomos bem de boa e levamos uns 40 minutos. Sozinha, faço em 16.

Pedra Bonita

Foto Copyright O guia de Férias
Foto Copyright O guia de Férias

E não é que uma das trilhas mais populares do Rio é supre acessível e leva só 20 minutos? Com 1250m de extensão, de lá você avista a Praia de São Conrado, Morro Dois Irmãos, praias da Zona Sul e da Barra da Tijuca, Pedra da Gávea, Floresta da Tijuca e algumas áreas da Zona Sul. A trilha tem início na Estrada da Pedra Bonita, na bifurcação da Estrada das Canoas. Para chegar até lá, vá até a orla de São Conrado e suba a Estrada das Canoas. Seguindo pela mesma estrada que dá acesso à rampa de vôo, do lado direito há uma entrada com sinalização indicando o início da trilha.

Nível de dificuldade:  O  bebê do sling agora tem um ano e meio, e vai ser a próxima trilha que ele vai fazer – desta vez, caminhando. A Pedra Bonita não seria tão popular se não fosse de fácil acesso, certo?

 

Foto destaque: Diario da Mo

Quem escreveu

Luciana Guilliod

Data

06 de November, 2015

Share

Luciana Guilliod

Carioca da Zona Norte, hoje mora na Zona Sul. Já foi da noite, da balada e da vida urbana. Hoje é do dia, da tranquilidade e da natureza. Prefere o slow travel, andar a pé, mala de mão e aluguel de apartamento. Se a comida do destino for boa, já vale a passagem.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.