Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

SongKran em Chiang Mai, a guerra mais divertida do globo

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

23 de April, 2015

Share

Foi apenas chegar  na província de Chiang Mai quando nos deparamos com o horror. Crianças de poucos anos de vida empunhavam suas bazucas e metralhadoras. Ao seu lado, adultos e adolescentes ensinavam táticas agressivas carregando armas com ainda maior poder de devastação: esguichos e baldes.

Créditos http://blog.gotrademonkey.com/
Créditos http://blog.gotrademonkey.com/

Do dia 13 a 15 de Abril, todo ano, o país entra em guerra. Não há trégua. Não há bandeira branca que o defenda de levar um balde da própria recepcionista do hotel antes de entrar. Não há dedos apontando para sua mochila seca que faça com que você saia ileso.

tucantravel.com
tucantravel.com

As regras são claras, apenas um acordo tácito: só não está na zona de combate quem estiver com a janela do carro fechada, ou dentro de um estabelecimento. Colocou um centímetro para fora, perdeu um dedo mindinho enxuto.

Nessa guerra sem times e facções, são todos contra você. Resta ir à lojinha mais próxima e investir na sua metralhadora de Pikashu e bazuca de Hello Kitty.

IMG_1555
Nós, preparadas para nosso primeiro dia de ataque.

Mas eles, os outros, são amplamente treinados há anos.  Séculos.  Não há treinamento prévio em campos militares, ou  paintball, que o prepare para esse combate. Seu pensamento ofensivo é caracterizado por rápidos avanços e recuos no terreno com vista ao encharcamento inimigo. A guerra é longa, e data séculos. E ganham força em comparação às investidas dos inocentes forasteiros.

Crédito: Songkran-2013-Chiang-Mai-Borat-youtube
Crédito: Songkran-2013-Chiang-Mai-Borat-youtube

Demonstram forte estratégia de defesa operando batalhas em larga escala. Forasteiros operam seu estratagema em pequenos bandos, sem sequer uma razão sem qualquer chance razoável de vitória.

Créditos: dsphotographic.com
Créditos: dsphotographic.com

Apontar o dedo para seu desatualizado smartphone sem capa a prova dágua é equivalente a colocar um grande sinal de alvo.  A água do rio poluída é munição à mão. À certa altura, resta rezar para que seus anticorpos façam a parte dele. Fizeram, para maioria de nós.

www.coasia.org
www.coasia.org

Presenciamos exércios em uma escala nunca antes vista. Experimentaram rápida expansão que extrapolou o treinamento dos seus generais de da capacidade em lidar com a força monumental. Os avanços tecnólgicos também tiveram uma larga influência na estratégia: não basta água. É necessário gelo, balde, e tuktuks previamente contratados.

De repente, a cidade se transforma. E você mal consegue imaginar como era pacata antes do período de trevas.

www.123rf.com
www.123rf.com

A guerra é o SongKran, ou ano novo tailandês. A água, simboliza a limpeza dos pecados e da má sorte, a princípio derrubada em pequenas cuias pelos mas velhos. A inocente bencão assim como o Carnaval, no Brasil, era um santo feriado católico. Só com mais Budas e menos Bundas.

E é a guerra mais divertida da história. Vale agendar sua visita para Abril.

 

****

Foto destaque Shutterstock   Copyright I love Photo

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

23 de April, 2015

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

Comentários

  • Tive uma experiência mega parecida em Bangkok (Descrita no Ideiasnamala.com) e chorei de rir com alguns pedaços do seu texto. Mega verdadeiro! #Deliciadepost

    - Marina Vidigal Brandileone
  • hahahaha, rolei de rir aqui!

    - Lalai Persson

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.