Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

São Paulo Curiosa: A Casa Bola

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

15 de December, 2015

Share

Apresentado por

A São Paulo Curiosa é a mais nova coluna do blog e queremos aqui mostrar tudo de curioso que existe nessa cidade: pessoas, prédios, notícias e por aí vai. Ou seja, conhecendo bem São Paulo, tem material para dar e vender.
Começando, nada mais justo do que falar da construção mais estranha – não no mal sentido – e que se tornou um símbolo da nossa arquitetura: a Casa Bola. A casa fica na Rua Amauri, 352 e foi construída em cima da casa onde o arquiteto morava. A construção começou em 1972, terminando em 1979, e nesse meio tempo surgiram vários boatos da tal casa, um deles dizia que Longo era um médico e estava construindo uma antena para se comunicar com a mulher morta.

casa11
Foto reprodução Eduardo Longo

casa12
Foto reprodução Eduardo Longo

Na verdade é que a casa nada mais era do que um protótipo que deveria ser derrubado depois. Na visão do arquiteto, seria possível comprar um módulo pronto de fábrica e anexar – ou remover – em prédios. Cada apartamento seria então uma bola, totalmente independente das outras unidades. O plano inicial era ter 10 metros de diâmetro, porém para não invadir a área do vizinho, acabou tendo 8 metros.
A casa em si tem 3 andares, 100m2 e é dividida em sala de estar, copa, cozinha, três suítes, lavabo, área de serviço e sótão. Como se tratava de um protótipo, muitas peças internas, como fogão, geladeira e privada, foram feitas pelo próprio Eduardo. O arquiteto mudou com a família para a casa.
casa21
Foto reprodução Eduardo Longo

Foto Eduardo Longo
Foto reprodução Eduardo Longo

Dá uma olhada no próprio Eduardo Longo mostrando e contando um pouco mais sobre a casa:

Casa de Arquiteto – Eduardo Longo from Habitar on Vimeo.
Hoje a casa é fechada para visitação. Veja mais fotos aqui.
*Foto de capa: http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

15 de December, 2015

Share

Apresentado por

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.