Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Prostituição é o maior interesse de preços no Brasil?

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

06 de May, 2015

Share

Você deve ter visto esse mapa essa semana pipocando na sua timeline, “Mapa revela interesse de preços em cada país”, e “prostituta” lidera o ranking no Brasil.

Mapa FixR
Mapa FixR

 

Como todo mapa curioso, viralizou em múltiplas línguas. Originalmente, ele foi produzido pelo FixR, um site americano que encontra preços de várias coisas pelo mundo.

Então o mapa foi replicado a torto e direito, incluindo sites importantes no Brasil, como a Época, o Tecmundo, ou o BlueBus.

A ideia do site foi utilizar o mecanismo de complementação automática do Google para avaliar o que é mais buscado em cada país, digitando “how much does a * cost in X”).

google
Google com busca no Brasil

Mas oras, não é preciso refletir muito para pensar que há algo estranho com isso. Teria que ter muita mulher, criança e idoso buscando por prostitutas para liderar o ranking.

Acionamos a equipe de reportagem investigativa do Chicken Or Pasta (vulgo “eu”) para colocar à prova o processo, munida do que há de mais sofisticado em recursos e tecnologia (um computador Positivo e meia dúzia de amigos no exterior).

E, como era de se esperar, não precisa muito para provar que a metodologia em si é mais furada que a meia arrastão que usei Sábado.

Arquivo Shutterstock Copyright: mmartynenko
Arquivo Shutterstock Copyright: mmartynenko

 

Em português, digitando “quanto custa * no Brasil”, o que sai é ‘casamento’, ‘viagem’ e ‘iphone’.

Mas entendemos que a pesquisa foi feita em inglês certo? Seriam então as pessoas que falam inglês no Brasil que buscam prostitutas?

Não, buscando do Brasil, mesmo em inglês, as pessoas estão preocupadas em quanto custa um Camaro, uma motocicleta, uma casa, e, novamente, o iphone.

Assumimos então que tenha a ver com localização E língua. Pedimos então para vários amigos fazerem o mesmo com localizações diferentes, e adivinha o resultado?

Nos Argentino e Chilenos, o que mais querem saber quanto custa no Brasil é comer, viver e estudar. Ou seja, as coisas estão difíceis mesmo por lá.

Os espanhóis estão interessados em quanto custa cerveja, morar no Brasil, e havaianas.

Os japoneses e ingleses querem saber quanto custa morar, comida e havaianas.

Ou seja, até agora, percebemos que se fosse por análise diferencial, no máximo o mapa deveria ser assim:

 

havaiana
Mapa, como deveria ser.

 

Bom, e de onde veio prostitutas?  O único país que deu, entre as 3 principais, foi realmente nos EUA. Os americanos, esses sim querem saber quanto custa uma cerveja no Brasil. E uma casa. E prostitutas. Em terceiro lugar.

 

google2
Google US

 

O FixR diz que quanto custa uma prostituta é um dos maiores interesses do brasileiro. Não querido FixR, não não não. O interesse é dos americanos. Mas não os julgo, eu também iria buscar um lugar fora para morar, tomar cerveja, com boa companhia, se o melhor que tivesse para assistir na TV no meu país fosse ´The Kardashians´.

Update: Além disso, o Google retorna resultados não só com base na sua localização e língua, mas também nos interesses da pessoa que está fazendo a busca na sua conta. Se você colocar “mapa de….” irá aparecer localidades que você buscou recentemente.

 

Moral da história: FixR, se você tem um site cujo objetivo é procurar preços no mundo, talvez valha refletir um pouco sobre o método, não apenas saber colorir bonito no PaintBrush.

Aliás, vale uma checagem no background também do tal do estagiário que escreveu o artigo. Suas buscas pessoais são associadas com escravidão, prostituição, tráfego de órgãos… não?

 

***

Foto destaque: Shutterstock Copyright Photographee.eu

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

06 de May, 2015

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.