Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Picknic Électronik em Lisboa, o melhor domingo desse verão

Data

04 de August, 2015

Share

Cá entre nós, se você tem mais de 35 anos e começou a “festar” com 15,  o dia em que trocou a balada dos sonhos pelos sonhos no sofá já chegou. Para quem já trocou a noite pelo dia, iniciativas incríveis como o Piknic Électronik Lisboa proporcionam uma maneira diferente de curtir. A faixa etária do público-alvo do evento é tão abrangente que faz dele uma opção incrível para pais e filhos curtirem juntos.

domingo em Lisboa

piknik electronik domingo em Lisboa
Um piknic diferente

O Piknic Électronik nasceu no Canadá e hoje percorre Montreal, Barcelona, Melbourne, Dubai, Paris, Cannes e Lisboa – o sétimo destino escolhido. Apesar das algumas variações estruturais de cidade para cidade, o conceito original desenvolvido por um grupo de amigos obcecados por bons momentos, se mantém homogêneo. O objetivo do Piknic é servir como plataforma itinerante para quem pretende usufruir de uma tarde de domingo da melhor maneira possível. Isso consiste em: música incrível, atividades para pais e filhos, workshops culinários, food trucks e cocktail bar, reunidos em uma área verde onde os locais, quase locais e turistas possam desfrutar disso tudo. Levar sua própria comida é possível, afinal é um piknic. Porém, bebidas e vidros não entram.

 
piknik electronik domingo em Lisboa

piknik electronik domingo em Lisboa

Tivemos acesso aos backstage, conversamos com os artistas, produtores e público, durante essa edição de Lisboa, e estamos orgulhosos em poder compartilhar essa experiência aqui com os nossos festeiros de plantão e a seguir estão os motivos e detalhes relevantes que fizeram o Piknic Électronik entrar para o  top 10 das festas imperdíveis do verão Europeu em 2015. 

fotografia: Tânia Neves

A organização

Realizar um evento dividido em 6 domingos não é uma tarefa fácil, é preciso um trabalho em equipe bastante afinado entre diretores de projeto, designers, criativos, produtores, djs, PR’s, fotógrafos, filmmakers entre tantos outros profissionais e o resultado dessa sintonia é conseguir fazer com a festa aconteça da melhor maneira possível.

 
fotografia: Tânia Neves
 
O core de qualquer evento musical é a música e apesar disso parecer óbvio, não é. Foi importante entender o critério usado na seleção dos artistas. E foi a curadoria do produtor Vitor Silveira (Dj Ramboiage), que refletiu o olhar e “faro” faro do também dj na programação para que esta funcionasse tão bem.  O Vitor também esteve em constante ping pong com os curadores espanhóis. Segundo ele “trabalhar em equipe é fundamental, seja em qual for a área”. Bingo!
 
fotografia: Tânia Neves
 
Para acompanhar todos os detalhes, coordenadora internacional do festival (Alix) mudou-se temporariamente para a Lisboa durante o período do Picknic e se sente muito confortável no país que não lhe é de todo estranho. “Em Montreal existe um bairro “português” e não fica longe de onde moro”.  Esta mudança temporária facilita a execução do projeto, que é acompanhado bem de perto. Entretanto associar-se a parceiros locais, é essencial para que uma marca internacional (até então desconhecida em Portugal) tenha êxito e consiga adicionar valor ao mercado local através de uma série de eventos como este.
 
fotografia: Tânia Neves
 
Sustentabilidade também é um tema abordado de maneira séria pela organização, “meu lixo, minha responsabilidade”. Na entrada recebe-se a informação de que não circula dinheiro no festival e sim um cartão de crédito reembolsável. Os copos também são reutilizáveis e recicláveis e as tampas de garrafas plásticas ficam no bar. Infelizmente algumas pessoas ainda jogam as garrafas no chão e não devolvem os copos, mesmo sabendo que eles valem dinheiro. Para atingir a perfeição no que diz respeito à sustentabilidade, seria necessário que os foodtrucks também aderissem o conceito plastic-free e não o utilizassem substituindo os utensílios por materiais eco-friendly (o que infelizmente não foi o caso), mas isso tem a ver com a educação ambiental do empreendedor local e não reflete necessariamente a visão do festival.

A experiência

Logo na chegada foi bem fácil perceber o conceito “cashless“, pois não havia filas intermináveis para nada. Como se tratavam das primeiras edições, tudo fluiu lindamente e o meu testemunho é baseado nas duas primeiras edições do Piknic. A produção caprichou no cocktail bar com direção criativa foi assinada pelo barman superstar Fernão Gonçalves. Dica: no cardápio existe a opção “Cocktail Criativo”, pode confiar!  Ou o cocktail de ervilha e rúcula.

 piknik electronik domingo em Lisboa

 

Atividades divertidas para as crianças, workshops culinários, um estande da MINI (um dos patrocinadores) e food trucks completavam o cenário. Olha eu pegando no pé dos food trucks novamente: as opções para vegetarianos na primeira edição não eram muitas, o que foi resolvido na segunda edição e pudemos saborear uma tortilha de requeijão bem boa.  

piknik electronik domingo em Lisboa
 

A primeira edição 

Em um evento que se divide em seis edições é normal que a primeira enfrente obstáculos e que com a superação destes as seguintes sejam melhores. Para uma primeira edição tudo correu lindamente em termos de organização e produção. Sobre os shows, tive uma surpresa ótima com a performance do Oleg Poliakov, e uma pequena decepção com a performance ao vivo dos dOP, cujo vocalista não conseguiu segurar uma única nota. Mas mesmo desafinado, fez todos se jogarem como se não houvesse amanhã e foi um grande festão.

piknik electronik domingo em Lisboa


A segunda edição

A segunda edição do festival apresentou o showcase do selo espanhol Hivern Discs e os djs convidados conseguiram tirar muito proveito do sistema de som. Curti bastante a abertura com a DJ portuguesa Mary B, que ofereceu aos que chegavam um set diversificado e generoso, cheio de clima trazendo aconchego para o ambiente. Em conversa com a DJ, ela disse “tocar em ambientes como o Piknic é extremamente gratificante e rico para qualquer dj”. JMII também fez um live ótimo e Marc Piñol, que tocou “tudo o que quis sem medo de ser feliz” e se diz completamente apaixonado pela “autenticidade” de Portugal, deixou o público preparadinho e feliz  para o  seu o camarada John Talabot.

piknik electronik domingo em Lisboa

Com a ajuda do por do sol, John colocou todo mundo na mesma vibe: #nãosaininguém e manipulou o público de maneira mágica para todas as direções e as pessoas o seguiam em um espécie de transe. Fez um set gordo, denso, cheio de deeps, mas também tocou hits como Pale Blue (One Last Thing), Nina Kraviz (Desire), The XX (Fiction Marc Piñol remix), além das suas produções, com um registro autoral que usa e abusa de ritmos africanos associados a elementos sci-fi, blings-bloings-pirilins. Foi bárbaro.
 
piknik electronik domingo em Lisboa
piknik electronik domingo em Lisboa
piknik electronik domingo em Lisboa
 

E a terceira edição?

Será ainda mais incrível, com o Brasil bem representado pelo Gui Borato, que receberá a pista da dj francesa Chloé e dos anfitriões portugueses Freshkitos e Tiago Marques. E também já confirmados para as próximas edições estão os Buraka Som Sistema, Carl Craig, M.A.N.D.Y, Moullinex, Dj Vibe… e muitos outros.

 
piknik electronik domingo em Lisboa

 Veja o programa completo aqui e se estiver em Portugal, corra para Lisboa!

* Todas as fotos gentilmente cedidas por Piknic Électronik © Tânia Neves – todos os direitos reservados

 

Data

04 de August, 2015

Share

Priscilla Cavalcante

A Priscilla escolheu como mantra a frase de Amyr Klink: "Pior que não terminar uma viagem é nunca partir". Adora mapas e detesta malas. Não perde uma promoção ou um código de desconto e coleciona cartões de fidelidade. Nas horas vagas é diretora de arte, produtora de festas, dj e coletora de lixo nas ruas de Amsterdã. Escreve aqui e no www.almostlocals.com

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.