Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Oásis Urbanos, o Cantinho das Aromáticas

Data

10 de June, 2015

Share

Um hotel, um city spa, uma horta comunitária, um jardim, um parque, uma casa na árvore, uma plantação de ervas e chás… Tudo isso pode ser considerado um oásis urbano, e são alternativas cada dia mais populares para quem vive o caos de uma grande cidade poder fugir do stress e refrescar um pouco as idéias, sem ter que ir muito longe. E como o ato de viajar de avião tem se tornando uma experiência cada dia mais burocrática, por causa das filas intermináveis, regras, documentos e malas, “ir para pertinho” se transformou  num dos destinos mais procurados do momento.

Dentro desse conceito, lá em Vila Nova de Gaia, subúrbio do Porto (Portugal), encontramos os quase 4 hectares de campos perfumados do Cantinho das Aromáticas, (já falado aqui no blog pela Gaía Passarelli) onde são cultivadas e comercializadas as mais de 200 espécies de ervas, das quais aproximadamente 30 são destinadas ao consumo direto.

cantinho2
Mais de 200 tipos de ervas são cultivadas nos 4 hectares de campos aromáticos (Foto: Priscilla Dieb)

Turistas e viajantes de passagem pelo Porto podem ter uma experiência totalmente diferente do cenário que os guias tradicionais indicam e essa parada em Gaia é uma opção que com certeza pode ser encaixada antes ou depois de programas como a visita às Caves de vinho do Porto, do Teleférico ou do cruzeiro no Douro, já que tudo isso fica na mesma área. No Cantinho das Aromáticas, além da degustação também é possível expandir um pouco o conhecimento sobre cada erva, seu cultivo e finalidade.

IMG_2694
Arrisca um palpite de que ervas são estas? :) (Foto: Priscilla Dieb)

Cá pra nós, das trends mais incríveis de 2015, tea tasting é sem dúvidas a mais saudável e chic. O CoP teve a sorte de ser presenteado com um tour guiado, onde fomos educados sobre o processo de desidratação, armazenamento, transporte e distribuição das ervas, chás e condimentos. Descobrimos as dificuldades e obstáculos que um herbanário enfrenta para adquirir e manter um certificado biológico, por isso terminamos a tour com um respeito incrível pela agricultura biológica certificada.

IMG_2687
A loja física e e também casa de chá. (Foto: Priscilla Dieb)
IMG_2701
Meu filho de 2 anos treinando para ser agrônomo, em um dos campos ainda não germinados. (Foto: Priscilla Dieb)
IMG_2703
Onde são desidratadas as folhas e se dá o início da produção. (Foto: Priscilla Dieb)

Andar pelos campos, respirar tantos aromas e não ouvir nenhum tipo de barulho, exceto o da natureza, recarrega as energias profundamente e vale ouro para quem está de passagem ou mora na cidade.

IMG_2695
Campos e mais campos… Um verdadeiro oásis urbano (Foto: Priscilla Dieb)

Os campos e a loja física estão abertos para provas de chá e visitação o ano inteiro mas durante a  primavera e principalmente no verão, o clima de Portugal é perfeito e os campos são um cenário ótimo para picnic. Além dos dez funcionários efetivos, circulam pela propriedade os voluntários que fazem parte de um programa de reintegração social para pessoas com algum tipo de deficiência. Na loja física estão à venda os produtos da marca, o livro (maravilhoso) do agrônomo e diretor Luis Alves (Erva uma Vez) e outros produtos biológicos. A loja online nesse momento está sendo otimizada para a entrega fora de Portugal, mas já aceita encomendas por email e envia por correio para o mundo inteiro. Difícil é só escolher o que comprar (primeiro).

cantinho
Três dos dez produtos que trouxe pra casa. (Foto: Priscilla Dieb)

Horário de funcionamento:

Aberto ao público de segunda a sexta, das 09h00 às 18h00
Aos sábados, das 09h30 às 12h30 das 14h30 às 18h00

Quinta do Paço
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo – Vila Nova de Gaia
GPS (41º07’30.00”N; 8º38’40.82”W)

Foto destacada – Priscilla Dieb * Lima Kafir (arbusto citronado bastante utilizado na culinária, custa aprox. Eur-500/kg cultivado com exclusividade pelo CdA no norte de Portugal)

Data

10 de June, 2015

Share

Priscilla Cavalcante

A Priscilla escolheu como mantra a frase de Amyr Klink: "Pior que não terminar uma viagem é nunca partir". Adora mapas e detesta malas. Não perde uma promoção ou um código de desconto e coleciona cartões de fidelidade. Nas horas vagas é diretora de arte, produtora de festas, dj e coletora de lixo nas ruas de Amsterdã. Escreve aqui e no www.almostlocals.com

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.