Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

De Molendag, o Dia Nacional dos Moinhos na Holanda

Data

22 de April, 2015

Share

Nem só de bicicletas, tulipas, queijos e canais vive a Holanda… pode adicionar moinhos ao cardápio, viu? E para quem estiver de passagem ou de ficagem, nos dias 9 e 10 de maio de 2015, os 950 moinhos espalhados pelo país abrirão as portas e receberão aproximadamente 100.000 visitantes durante um final de semana único onde celebra-se o De Molendag (Dia do Moinho) na Holanda.

Ao todo são aproximadamente 1200 moinhos, 1.048 movidos por vento e 108 movidos por água, espalhados pelo território holandês. A província com mais moinhos é o sul da Holanda com 220 moinhos, a com menos é Utrecht com “apenas” 33 moinhos.

Kinderdijk (Créditos: Olha Rohulya)
Moinho em Kinderdijk (Créditos: Shutterstock/Olha Rohulya)

Os moinhos mais famosos da Holanda estão em  Zaanse Schaans, e Kinderdijk  dois complexos onde encontra-se o maior número de moinhos por m2. Ambos patrimônio da Unesco. Em Zaanse Schaans só no mesmo canal estão seis(!), com nomes próprios e também características: De Huisman, De Gekroonde Poelenburg, De Kat, De Zoeker, De Jonge Schaap, De  Bonten Hen, e outros dois mini-moinhos são abertos para visitação. É possível ter acesso à vila que está localizada a apenas 15 minutos (de trem) da estação Central em Amsterdã. Dos sete moinhos localizados em Amsterdã, apenas um é aberto ao público: o Rembrandt Sloten, com tours diárias por Eur-12.00 (p.p). Em Kinderdijk (próximo de Roterdã) estão outros 19(!) moinhos que formam um cenário único e faz valer a pena cada segundo da hora e pouco investida na viagem, para quem sai de Amsterdã.

Zaanse Schaans (Créditos: 9MOT-Phuket)
Os moinhos de Zaanse Schaans (Créditos: Shutterstock/9MOT-Phuket)

Para quem gosta de recordes: o moinho mais antigo da Holanda é o Toren Molen, datado de 1450 aproximadamente, fica em Zedaam (132km de Amsterdã) e é aberto para visitação aos sábados (de setembro a março) e durante o final de semana (de abril a outubro). O  mais alto é o De Noordmolen, que tem 44,8 metros de altura e fica em Schiedam no sul da Holanda, e hoje abre as portas na forma de um restaurante maravilhoso. E o de maior hélice (30,5 metros) é o Boezemmolen n.6, localizado em Haastrecht e está aberto ao público quase todos os sábados durante o verão.

Toren Mollen em Zedaam (Créditos: Jos Notten)
Toren Mollen em Zedaam (Créditos: Jos Notten)
De Noordmolen (Créditos: Chizu Wu)
De Noordmolen (Créditos: Chizu Wu)
Boezemmolen nr. 6. Foto: Stephan Neven
Boezemmolen nr. 6. Foto: Stephan Neven

Através deste link  ou da app é possível localizar o moinho mais perto durante os dias que acontecem o De Molendag e ter um moinho para chamar de seu! Mesmo que seja… Só por um dia.

Quer viajar um pouco? Dá uma olhada nesse live stream do Zaanse Schams!

* Imagem destacada – Shutterstock.com, crédito – Olha Rohulya

 

Data

22 de April, 2015

Share

Priscilla Cavalcante

A Priscilla escolheu como mantra a frase de Amyr Klink: "Pior que não terminar uma viagem é nunca partir". Adora mapas e detesta malas. Não perde uma promoção ou um código de desconto e coleciona cartões de fidelidade. Nas horas vagas é diretora de arte, produtora de festas, dj e coletora de lixo nas ruas de Amsterdã. Escreve aqui e no www.almostlocals.com

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.