Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Halong Bay: A baía do dragão descendente

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

27 de January, 2015

Share

Parece que a Ásia começou a pegar com os brasileiros, nunca se viu tantos indo para aquelas bandas. Sim, a passagem é cara e são milhares de horas de vôos, mas chegando por ali tudo é relativamente barato e tranquilo. E um destino que dá para se explorar muito é o Vietnã. O Vietnã oferece de tudo: cidades caóticas, praia paradisíacas, montanhas e Halong Bay. Sim, porque a baía merece uma categoria só dela tamanha lindeza.

O lugar fica a 3 horas de Hanoi e tem de 1960 a 2000 ilhas, sendo que a área central tem 334km2 e 750 ilhas. É considerado patrimônio histórico pela UNESCO e tem cerca de 1600 pessoas morando por lá, em casas flutuantes em vilas de pescadores.

Foto por Jokho/Shutterstock
Foto por Jokho/Shutterstock

As excursões para lá são meio que parecidas. Você reserva em Hanoi, ou via internet mesmo, o passeio de barco. Nós fomos com a V’Spirit Cruises. Existem algumas opções de duração dessa viagem, mas não recomendamos o bate-volta de um dia só. Nós escolhemos a opção de passar uma noite por lá, não tínhamos muito tempo no Vietnã, e nos arrependemos de não termos ficamos mais.

A van te busca no hotel cedinho, para você chegar no porto ao meio-dia. É claro que tem uma paradinha estratégica no meio da viagem em uma lojinha para turistas. Chegando lá, você é levado ao barco onde vai ficar por um menor. O barco nem sempre é muito grande, o nosso tinha em torno de 10 cabines, mas bem confortáveis e com um bom banheiro.

Foto por utcon / Shutterstock.com
Foto por utcon / Shutterstock.com

Você começa a entrar na baía enquanto o almoço é servido: são diversos pratos locais e, se você pedir com antecedência, opção vegetariana. Bebidas são cobradas a parte, mas nada com preço absurdo – uma cerveja fica em torno de 1,50 a 2 dólares. Da janela, você vê todas as milhares de ilhetas passando. O barco vai até o centro da baía, onde a maioria dos barcos ficam até o dia seguinte.

Rolam várias atividades enquanto você está por lá, não é uma viagem para descansar: caiaque, explorar caverna, hiking, praia, pesca, visitar vilas, de tudo um pouco. Porque o norte do Vietnã é razoavelmente frio, o bom é fazer esse passeio no verão. Ou você vai ficar como a gente, planejando ir uma segunda vez quando estiver mais quentinho.

Foto por PhotoRoman/Shutterstock
Foto por PhotoRoman/Shutterstock

Halong Bay é tão linda como nas fotos, com certeza vai ser um dos lugares mais bonitos que você já viu na vida. É turístico: muito. Mas vale a pena juntar uns dias enquanto estiver por aquelas bandas para dar um pulinho por lá. Você pode me agradecer depois.

Foto por PhotoRoman/Shutterstock
Foto por PhotoRoman/Shutterstock

* Para quem tiver interesse, o passeio com uma noite por lá saindo de Hanoi, com traslado, fica em torno de 170 dólares.

** Foto de capa por Chrystal Tran/Shutterstock

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

27 de January, 2015

Share

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.