Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Parece que a Ásia começou a pegar com os brasileiros, nunca se viu tantos indo para aquelas bandas. Sim, a passagem é cara e são milhares de horas de vôos, mas chegando por ali tudo é relativamente barato e tranquilo. E um destino que dá para se explorar muito é o Vietnã. O Vietnã oferece de tudo: cidades caóticas, praia paradisíacas, montanhas e Halong Bay. Sim, porque a baía merece uma categoria só dela tamanha lindeza.
O lugar fica a 3 horas de Hanoi e tem de 1960 a 2000 ilhas, sendo que a área central tem 334km2 e 750 ilhas. É considerado patrimônio histórico pela UNESCO e tem cerca de 1600 pessoas morando por lá, em casas flutuantes em vilas de pescadores.
As excursões para lá são meio que parecidas. Você reserva em Hanoi, ou via internet mesmo, o passeio de barco. Nós fomos com a V’Spirit Cruises. Existem algumas opções de duração dessa viagem, mas não recomendamos o bate-volta de um dia só. Nós escolhemos a opção de passar uma noite por lá, não tínhamos muito tempo no Vietnã, e nos arrependemos de não termos ficamos mais.
A van te busca no hotel cedinho, para você chegar no porto ao meio-dia. É claro que tem uma paradinha estratégica no meio da viagem em uma lojinha para turistas. Chegando lá, você é levado ao barco onde vai ficar por um menor. O barco nem sempre é muito grande, o nosso tinha em torno de 10 cabines, mas bem confortáveis e com um bom banheiro.
Você começa a entrar na baía enquanto o almoço é servido: são diversos pratos locais e, se você pedir com antecedência, opção vegetariana. Bebidas são cobradas a parte, mas nada com preço absurdo – uma cerveja fica em torno de 1,50 a 2 dólares. Da janela, você vê todas as milhares de ilhetas passando. O barco vai até o centro da baía, onde a maioria dos barcos ficam até o dia seguinte.
Rolam várias atividades enquanto você está por lá, não é uma viagem para descansar: caiaque, explorar caverna, hiking, praia, pesca, visitar vilas, de tudo um pouco. Porque o norte do Vietnã é razoavelmente frio, o bom é fazer esse passeio no verão. Ou você vai ficar como a gente, planejando ir uma segunda vez quando estiver mais quentinho.
Halong Bay é tão linda como nas fotos, com certeza vai ser um dos lugares mais bonitos que você já viu na vida. É turístico: muito. Mas vale a pena juntar uns dias enquanto estiver por aquelas bandas para dar um pulinho por lá. Você pode me agradecer depois.
* Para quem tiver interesse, o passeio com uma noite por lá saindo de Hanoi, com traslado, fica em torno de 170 dólares.
** Foto de capa por Chrystal Tran/Shutterstock
A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.