Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Como lidar com taxistas em Bangkok

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

16 de March, 2015

Share

A gente aqui não cansa de se declarar para Bangkok. A cidade te conquista de uma maneira que semanas depois de sair de lá, você começa a planejar a volta – experiência própria. Porém, vai descobrir uma coisa: taxistas tailandeses – incluindo os de tuk tuk – são seres do mal e você vai ter calafrios de ter que lidar com eles. Exageros a parte, é muito difícil não se sentir um completo idiota quando você for pegar um táxi na cidade, não existem regras para preço, cada um cobra o que quiser e ainda tentam te enganar a maioria do tempo. É extremamente frustrante você se sentir enganado e não poder fazer nada, por mais barato que ainda seja uma corrida de taxi por lá. Por isso, aqui vão algumas dicas para você se sentir menos lesado – não se engane, você ainda vai ser enganado, mas vai até dar um orgulhinho que você foi MENOS enganado.

Nunca aceite a primeira oferta

Acho que já é um fato conhecido para todos: taxistas não ligam o taxímetro para turistas. Existem sites por aí que falam para você antes de entrar no táxi, pedir para ele(a) ligar o aparelhinho e se se negarem, procurar um novo táxi. Isso é utópico. A gente passou mais de uma hora tentando convencer vários taxistas a ligarem o taxímetro para a gente e no final desistimos. Esse truque vale somente para horários com menor trânsito como muito de manhã ou de madrugada – para a gente, de madrugada, nem precisamos pedir para ligar, eles já ligaram automaticamente.

Christian Mueller / Shutterstock.com
Christian Mueller / Shutterstock.com

Então o que fazer? Antes de entrar no táxi, pergunte o quanto ele(a) cobra para ir para o seu destino. É claro que numa dessas, o taxista vai chutar o valor mais alto que ele pode cobrar e por isso essa primeira oferta nunca deve ser aceita. Fala que você paga a metade, e assim comece a negociação até achar que vale a pena ir com este ou desistir e procurar por um novo táxi. Nesse site, você consegue calcular o valor que uma corrida entre dois pontos custaria. É claro que esse é o valor para tailandeses e você com certeza pagará mais do que isso, mas te dá uma boa base para negociação.

Não pegue taxis na frente de hotéis

Então, sabe a história de que taxistas são seres do mal? Os taxistas que ficam na frente de hotéis são os senhores de todos os outros. A primeira oferta deles vai ser mais cara do que de um que você encontrou na rua. E ainda ele vai tentar te vender passeios. Esses caras são os profissionais da enganação e vão ser o que mais vão tentar tirar proveito da sua situação de turista perdido que não sabe como as coisas funcionam. A não ser que você faça amizade com algum deles, fuja.

O Google Maps é seu melhor amigo

Pushish Donhongsa / Shutterstock.com
Pushish Donhongsa / Shutterstock.com

Um chip de celular por lá é muito barato, você consegue comprar um em torno de 40 reais com 1.5gb de dados. Isso é muita coisa, nós ficamos 2 semanas no país e ainda sobrou um bom tanto. E vale a pena porque você vai perceber que ter internet e principalmenteo Google Maps ao seu lado, desculpe o clichê, não tem preço. Se estiver indo para algum lugar específico, como um restaurante que te indicaram ou um floating market específico que você leu que não é tão turistão como o Damnoen Saduak, ligue o aplicativo para checar se o taxista está te deixando no lugar certo. Esses não são exemplos hipotéticos, ambos aconteceram com a gente na nossa viagem.

Como é de se esperar, taxistas tem parcerias com alguns lugares – normalmente restaurantes ou excursões turísticas – e recebem alguma porcentagem pelas pessoas que levam lá. Se eles estão te levando para o lugar que você pediu, não vejo nenhum problema em ganhar um extra por isso. O problema é que eles muitas vezes se fazem de desentendidos e te levam para um lugar que não tem nada a ver com o que você estava esperando. Por isso, sempre confirme se você está no endereço certo antes de liberar o carro.

Passeios de barco que parecem uma boa idéia

siiixth / Shutterstock.com
siiixth / Shutterstock.com

Outra situação que passamos: combinamos com o taxista para levar a gente no Wat Arun por 3x bahts. No meio do caminho, ele deu uma idéia que parecia muito boa: levar a gente até um barco por 1x e com ele chegaríamos ao templo. Como já fui para Bangkok uma vez antes dessa, sabia de uma balsa que leva para o templo e achei que era para esse lugar que seríamos levados. A gente se deu bem! Que engano: Caímos em um desses passeios de barcos turísticos que custaria 8x para cada um. Ou seja, uma péssima idéia. Se isso acontecer com você, volte para o taxi que te levou até o lugar, ele provavelmente estará esperando lá para ganhar sua comissão e o faça te levar onde foi previamente combinado com o valor fechado.

Mas, o mais importante: não caia nessas mudanças de idéias no meio do caminho e mantenha o seu plano inicial. Se o taxista te oferecer algo diferente, pesquise antes de aceitar. Faça perguntas para onde ele vai te levar, quanto vai custar e se você não entender o que é realmente, não aceite. E isso vale para qualquer passeio: prefira sempre excursões a passeios com taxistas.

Apele para o transporte público

Iryna Rasko / Shutterstock.com
Iryna Rasko / Shutterstock.com

Vai chegar uma hora que você vai se encher. Mesmo seguindo essas dicas, a frustração vai ser gigante, você não vai mais ter paciência e lidar com taxista vai ser uma tortura. Corra para o transporte público. A cidade tem metrô e sky train que, apesar de não percorrerem a cidade toda, já ajudam com vários pontos. Os ônibus são muito tranquilos, custam 12 bahts e você consegue ir para todos os pontos turísticos com ele. Se você está com Google Maps é super fácil se virar de ônibus por lá, saber qual pegar, onde parar, é muito tranquilo mesmo. E, no rio, pegue a balsa por 3 bahts. Ela já é um pouco mais complicada, porque não existe nenhuma orientação em qual é o barco certo e ninguém consegue te dar informação nenhuma. Mas é bem fácil identificar quando ela chega no local. E com certeza você vai encontrar vários turistas esperando no mesmo lugar, dá para trocar informações.

*Foto de capa: Kushch Dmitry / Shutterstock.com

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

16 de March, 2015

Share

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

Comentários

  • Dani, adorei seu parágrafo “não se engane, você ainda vai ser enganado, mas vai até dar um orgulhinho que você foi MENOS enganado.”. Thailand experience, faz parte :) 100, 200, 300 baht, quer pagar quanto?

    - Samuel Luchini
    • haha, mas não é? o foda é que se vc fica encanado acaba estragando sua viagem :( vc foi muito enganado?

      - Daniella Valentin

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.