Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Bunker del Carmel, a melhor vista de Barcelona

Quem escreveu

Sarah Galvao

Data

04 de November, 2015

Share

Barcelona fica entre a montanha e o mar, como o Rio de Janeiro. Por isso, a melhor forma de ver toda a cidade e situar os cartões postais é subir a Serra de Collserola, no bairro do Carmel.

No topo da serra está o Bunker do Carmel e o mirador de baterias antiaéreas. Era aqui que os catalães vinham se esconder das bombas do ditador Franco durante a guerra civil nos anos 30. Depois, a área recebeu imigrantes das partes mais pobres da Espanha, como Galícia e Andalucía, que foram montando barracas nas encostas. Em Barcelona, as favelas eram chamadas de barracas. Nos anos 80, a cidade fez um plano de erradicação do barraquismo e os moradores foram alojados para outra área. Por isso, a região é parte do MUHBA, o museu da história de Barcelona. Hoje, o Carmel continua com sua vibe rural, com masias (casas de campo) do século XIX, casas mais humildes do século passado e o melhor mirante de Barcelona.

Foto: Sarah Galvão
Foto: Sarah Galvão

Lá de cima, dá para ver o desenho do Eixample, com suas ruas urbanisticamente perfeitas (já falamos desse bairro aqui), a Sagrada Família, as Torres Mapfre, Montjuic, a torre da Telefônica do Calatrava, a torre Agbar do Jean Nouvel e até outros municípios, como L´Hospitalet de Llobregat. Ou seja, a cidade inteira. No fundo de tudo isso, o mar. Como a vista é 360º, olhando para o norte, dá para ver o resto de Barcelona, como o Vall d´Hebron e Tibidabo.

Não existe (quase) nada em volta do Bunker, então a dica é comprar um bom vinho, queijos e presuntos e ficar lá em cima com os amigos, curtindo essa vista maravilhosa da cidade. Vá em um dia de sol, para tudo fazer mais sentido. Quando bater a fome, desça até o Las Delicias, um restaurante super local com gente do bairro, em uma esquina cheia de luz. A comida é ótima (tapas, frutos do mar e o arroz meloso cremoso com frutos do mar) e a conta não vai passar de 15 euros por pessoa, com bebida.

Foto: Sarah Galvão
Foto: Sarah Galvão

Para chegar lá, pegue o ônibus V17, que passa por bairros como Eixample e Gràcia, quase um tour até o ponto final, a 5 minutos caminhando do bunker. Não precisa pagar nada para visitar o mirante. Se você quiser combinar o programa do Bunker do Carmel com outro turístico, já que ele é um pouco afastado do centro, dá para ir caminhando para o Parque Guell ou o Hospital de Sant Pau, jóia modernista catalã que fica para outro post.

Quem escreveu

Sarah Galvao

Data

04 de November, 2015

Share

Sarah Galvao

A Sarah morou em 5 cidades diferentes nos últimos 9 anos, seja a trabalho ou no sabático que tirou em Barcelona. Na hora de planejar uma viagem, gasta 70% do tempo pensando onde vai comer, porém tenta queimar as calorias conhecendo as cidades de bike . Já teve que renovar passaporte por falta de espaço para novos carimbos mas ainda tem a África e Oceania como pendências.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.