Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Boas notícias ao redor do mundo #2

Quem escreveu

Renato Salles

Data

23 de October, 2015

Share

Marty McFly chegou de 1985 essa semana e não se animou muito. Não temos carros voadores, skates que flutuam, nem tênis que se amarram sozinhos. Ele ainda viu que estamos acabando com a natureza, o calor nunca foi tão insuportável e perigoso, e a sociedade, bem, já viu dias mais ensolarados. Mas se ele quiser achar o que o futuro trouxe de bom, eu separei algumas boas notícias que dão um fio de esperança para os dias que ainda estão por vir. Hoje, curiosamente, todas as novidades são referentes a ecologia. Parece que estamos acordando para começar a cuidar do nosso mundinho.

Índia inaugura primeiro aeroporto do mundo a operar totalmente com energia solar

Cochin-International-Airport-solar-power-energy-sustainability-india-ecowanderlust-kochi-kerala

O governo indiano inaugurou em agosto o Aeroporto Internacional de Cochin, no sudoeste do país, que é o primeiro do mundo operado 100% com energia solar. Para isso, ele conta com mais de 46mil painéis de captação de energia, que ficam em uma área vizinha que seria usada para cargas. O projeto custou US$10 milhões, mas a expectativa é recuperar esse dinheiro em 5 anos, ou seja, rapidinho. Agora eles estão estudando formas de adequar todos os outros aeroportos do país a essa tecnologia.

Nova Zelândia reconhece legalmente os animais como seres sencientes

A Nova Zelândia é o primeiro país do mundo a reconhecer que os animais são seres sencientes, o que quer dizer que são seres que experimentam emoções boas e ruins, assim como nós humanos. A reforma da Lei do Bem-Estar Animal prevê também a proibição completa de testes científicos de qualquer espécie com animais. A mudança de status é importante pois os bichos passam a ser vistos legalmente como seres, e não como objetos, em casos de negligência ou abuso. Dessa forma, também, as penalidades previstas para quem os maltrata endurecem. Animal lovers win!

Chile cria a maior reserva marinha das Américas

Duas focas-de-juan-fernández (Arctocephalus philippii) deslizam pelas águas das ilhas Desventurada,s a cerca de 900 quilômetro a oeste do Chile. Hoje a área é a maior reserva marinha das Américas. Foto: Enric Sala/National Geographic
Duas focas-de-juan-fernández (Arctocephalus philippii) deslizam pelas águas das ilhas Desventurada,s a cerca de 900 quilômetro a oeste do Chile. Hoje a área é a maior reserva marinha das Américas. Foto: Enric Sala/National Geographic

E mais uma vitória dos animais: o Chile anunciou neste mês a criação da maior reserva marinha das Américas, em uma área próxima ao território da Itália, entre as ilhas de San Ambrosio e San Felix, no Oceano Pacífico. O Parque Marinho Nazca-Desventuradas tem a função de proteger uma área de 297 mil quilômetros quadrados, onde 72% das espécies são endêmicas (só existem lá). O Chile é um país com grande tradição na indústria pesqueira, e por conta disso tem visto acontecer um grande esgotamento dos recursos marinhos. O novo parque mantém uma pequena área livre para a pesca, mas a reserva permite que essa atividade não desequilibre o ecossistema da região.

Primeiro parque híbrido de energia renovável do país é inaugurado em PE

E se o assunto é ecologia, o Brasil não poderia ficar de fora. O primeiro parque híbrido do país – que une a geração de energia solar e eólica – foi inaugurado em setembro em Tacaratu, na região do São Francisco de Pernambuco. São duas duas usinas fotovoltaicas com capacidade de produção de 11 megawatts cada, mais um parque eólico produzindo 80 megawatts. A energia produzida tem capacidade para abastecer uma população de 250 mil pessoas. Isso corresponde a 30% da energia 100% limpa produzida no país. E estudos apontam que o estado de Pernambuco tem potencial de explorar 60% do seu território com esse tipo de tecnologia. Bora fazer mais?

Foto do destaque: Shutterstock – underworld

Quem escreveu

Renato Salles

Data

23 de October, 2015

Share

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

Comentários

  • Ótimas notícia. Parabéns!

    - Teresa Cristina Blanco Bello

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.