Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

As melhores feiras gastronômicas do Rio

Quem escreveu

Pedro Ivo Dantas

Data

29 de October, 2015

Share

Apresentado por

Se tem uma coisa que é a cara do Rio, são eventos ao ar livre. Seja dando uma volta pelo aterro do Flamengo no final de semana ou tomando um chopp na calçada do boteco mais próximo, o carioca adora desfrutar dos espaços abertos. Não é a toa, então, que uma moda tomou corpo na cidade nos últimos tempos: a das feirinhas gastronômicas. Tem pra todos os gostos: desde as especializadas em comidas orgânicas e vegetarianas, até aquelas que apostam principalmente na dobradinha hambúrguer/cerveja. O Chicken Or Pasta fez uma seleção das mais interessantes pra você se localizar!

Junta Local

junta1
Crédito: Samuel Antonini

A Junta surgiu um ano atrás com uma proposta bastante simples: aproximar os produtores e consumidores de alimentos. Desde a primeira feira, com modestos 15 produtores, até as feiras atuais, que chegam a reunir mais de 70 produtores, o projeto cresceu e amadureceu bastante num curto espaço de tempo.

As principais características da Junta são o foco exclusivo em alimentação e a diversidade dos produtos oferecidos: hambúrguer e cerveja artesanal? Tem! Comidinhas thai e kombucha? Tem! Brownies vegano e café especiais? Também tem! Pães de fermentação natural e patês caseiros? Claro que tem! Produtos orgânicos direto do sítio, queijos de cabra deliciosos, embutidos artesanais e sucos detox? Bom, vocês já pegaram a idéia.. Dá pra ir tomar o café da manhã, fazer a feira da semana enquanto dá um tempo e bate um papo com os produtores e já emendar o almoço (e de quebra ainda levar umas gordices pra comer a noite vendo TV)!

O público é jovem e inegavelmente hipster: as barbas longas e tatuagens proliferam. Podemos dizer que a Junta é a resposta carioca ao Smorgasburg nova-iorquino – com a vantagem do clima!

A feira não tem um endereço fixo: cada edição acontece num local diferente, normalmente no eixo Zona Sul/Centro. Entre os favoritos da organização estão a Comuna, em Botafogo, a Casa da Glória, no bairro de mesmo nome, o Refeitório RJ, na Lapa, e o IED, na Urca. As feiras são organizadas por estações: tem uma temporada de inverno, depois de primavera, verão, etc. No início de cada temporada são divulgadas no site da Junta as datas e locais dos próximos eventos, que ocorrem normalmente aos domingos, quinzenalmente. Há um rodízio de produtores a cada edição.

Além disso a Junta também organiza a Sacola Virtual, um mercado online onde você pode comprar diversos dos produtos oferecidos na feira, e depois vai retirar na Comuna, em Botafogo. A Sacola também funciona quinzenalmente, intercalando com as feiras “presenciais”.

Onde e quando? Durante as ‘temporadas’, a feira normalmente rola nos finais de semana, quinzenalmente, em locais diversos.

As feiras rolam das 10 as 20h. Além disso, nos finais de semana off ocorre a entrega dos produtos da Sacola Virtual na Comuna, em Botafogo.

Carioquíssima Gourmet

carioquissima1
Crédito: divulgação Carioquíssima

Outra feira que com pouco mais de um ano já se consolidou no mercado é a Carioquíssima. A feira inicialmente começou como uma instância real da rede de relacionamentos virtual Carioquíssimo, que agrega produtores da indústria criativa do Rio de Janeiro. Por isso, sempre teve um caráter plural, agregando gastronomia a moda, design, decoração e quadrinhos. Depois de uma primeira edição em Santa Teresa, a Carioquíssima se instalou definitivamente no Planetário, na Gávea.

Em junho desse ano surgiu o primeiro filhote do evento: a Carioquíssima Gourmet, que, como o nome diz, foca somente em gastronomia. A primeira edição, em Laranjeiras, fez tanto sucesso com o público que as filas foram até notícia de jornal. Pra contornar isso, os organizadores decidiram quebrar a segunda edição em 3 dias, que ocorreu no feriadão de 5, 6 e 7 de setembro, novamente em Laranjeiras.

A Carioquíssima Gourmet tem um perfil um pouco mais tradicional que a Junta, por exemplo. O forte são lanches, sanduíches e comidinhas, pra serem consumidos no local. Sempre tem também uma boa seleção de produtores de patisserie (bolos, docinhos, etc). O público também é mais tradicional. O espaço onde a feira ocorre, a Polônia Sociedade Beneficiente, tem uma boa área mas pode ficar um pouco cheia demais em alguns horários.

Onde? Polônia Sociedade Beneficiente (Rua das Laranjeiras, 540) 

Quando? As datas são divulgadas no site e no facebook da feira. A próxima está marcada para os dias 20 a 22 de novembro. A feira vai das 13 as 21h.

Tiradentes Cultural

tiradentes1
Crédito: Anette Alencar

O Circuito Tiradentes Cultural surgiu pra agregar os produtores culturais que habitam os entornos da Praça Tiradentes, no Centro, entre os quais o Teatro João Caetano, o Instituto Hélio Oiticica, a Casa do Choro e o estúdio de design X-Rio. No primeiro sábado de cada mês, em paralelo com a vizinha Feira do Lavradio, essa turma promove uma série de atividades como exposições especiais, montagens teatrais e apresentações musicais, entre outras. Além disso ocorre na praça uma feirinha gastronômica, que é a raison d’être desse post.

O número de expositores é bem razoável (em torno de 40-50 por edição) e cobre todo o leque de alternativas usuais, de sanduíches a brownies, de cerveja artesanal a compotas caseiras. O grande barato dessa feira é poder conciliar o lado gastronômico com o cultural: dá curtir uma exposição no Centro Helio Oiticica ou no Studio X-Rio, comer uma coisinha, dar uma volta pelos antiquários da Rua do Lavradio, comer mais uma coisinha.. E quem sabe emendar com uma peça no João Caetano no final? A própria feira promove algumas manifestações artísticas durante sua realização – já rolou oficina de teatro pra crianças, carimbó, roda de chorinho, circo, etc. Sem falar no som de primeira (rola também uma feirinha de vinil)!

A Tiradentes é ainda uma oportunidade para se explorar o Centro do Rio de uma maneira mais tranquila, uma região pela qual todos normalmente passam super apressados no dia a dia mas que esconde muitos tesouros – quase ao lado do Praça Tiradentes fica o belíssimo Real Gabinete Português de Leitura, e o CCBB e muitas outras atrações também estão bem próximas. Dá pra fazer um ótimo roteiro!

Onde? Praça Tiradentes, no Centro.

Quando? 1º sábado de cada mês, das 10 as 20h. A próxima vai ser dia 7 de novembro.

Quem escreveu

Pedro Ivo Dantas

Data

29 de October, 2015

Share

Apresentado por

Pedro Ivo Dantas

Paraense radicado em Lisboa. Engenheiro, cozinheiro e cervejeiro, sem ordem específica de preferência. Viajante de vocação.

Ver todos os posts

Comentários

  • Olá, gostaria de participar da feira de gastronomia, fazemos bolos tipo cup cake integrais de vários sabores, como faço para fazer minha inscrição.

    - Valdir Gomes Conceição

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.